15 dicas essenciais de como cuidar da aparência

Elas podem até parecer óbvias mas não custa lembrar. Muitas das dicas que irei passar estão ligadas a higiene e com a evolução, higiene se tornou cuidado de primeira necessidade. Tendo uma boa higiene você evita diversas doenças além de, claro, se sente bem consigo mesmo e isso é transmitido para quem está a sua volta. Cuidar da aparência não quer dizer que você está se preparando para alguém, mas sim que você quer estar bem pra você, pois você, somente você se aguenta o tempo todo. Pensando nisso, seguem 15 dicas essenciais para você cuidar da sua aparência e se sentir bem.

1. Use desodorante todos os dias

Todo homem tem um odor desagradável que sai pelas axilas, alguns mais que os outros. Especialistas descobriram que este cheiro não é causado pela transpiração ou pelo suor e sim por bactérias. Além do odor, a transpiração é um mal que assola muitos homens e que podem ser amenizadas, mas nunca contidas 100%. Não é seguro ficar sem transpirar, pois é natural do homem. Use desodorante para ficar cheiroso ou amenizar o cheiro e também a transpiração. Isso te deixará confortável e confiante durante todo o dia. Lembrando que desodorante é diferente de anti transpirante e usar anti transpirante requer um acompanhamento médico.

2. Pelos pubianos, ter ou não ter?

Cientistas dizem que os pelos pubianos são para proteger nossos órgãos sexuais (tanto para homens quanto para mulheres) de fungos e bactérias e que os pelos crescem por conta dos hormônios que produzimos durante nossa puberdade e se mantém enquanto estamos sexualmente ativos, tanto é que com idade avançada começam a perder pelos nessas regiões. Eliminar por total pode não ser saudável, e pode danificar os poros da pele, porém não é agradável nem para você e nem para sua parceira (ou parceiro) cultivar toda aquela mata atlântica. Queda de “pentelhos”, enroscar pentelho na cabeça, pelos saindo pela lateral da cueca ou da sunga são só alguns dos incômodos. Aparar mostra que você cuida da sua aparência e as chances de ganhar um oral aumentam.

3. Apare os pelos do pescoço

A barba também tem a sua função natural de proteger a pele, mas não há contraponto caso eliminarmos. Mesmo se você gosta de cultivar sua barba estilo lenhador, eliminar aqueles pelos que ficam soltos no pescoço irá te fazer bem e te deixar mais bonito, arrumado e confiante. Lobisomem só em histórias, combinado?

4. Perfume na medida. Menos é mais!

Aprenda que tomar banho de perfume não é nada elegante. Hoje em dia um homem deve conhecer o perfume que se identifica, aquele que marca. Usar um perfume bom o fará se sentir bem, mais confiante e elegante, mas use com moderação. Duas borrifadas no pescoço, atrás das orelhas e no pulso dizem que são essenciais. Utilize o perfume em uma distância de 15 centímetros de você e jamais esfregue a pele onde foi colocado o perfume.

Homem passando perfume

5. Invista em um bom aparelho de barbear

Ele será um grande aliado seu, pois irá te acompanhar por muito tempo. Para quem prefere o uso de aparelhos manuais aconselho o uso de uma navalha e lâminas descartáveis para cada vez que for usar, pois o corte é rápido e preciso, mas aprenda a usar uma navalha antes de se aventurar. Para aqueles que gostam de deixar a barba rala ou tem dificuldade ou medo de usar uma navalha, um bom aparelho elétrico fará a diferença. O aparelho não irá ferir sua pele como uma lâmina cega que tem que ser passada diversas vezes no mesmo lugar e um bom aparelho pode durar anos.

6. Pelos na orelha, não!

Cara, não tem coisa mais esquisita do que pelos nas orelhas. Eles podem até ter uma função natural do corpo e claro que tem, se não ali não estavam, mas se você perguntar para qualquer um, homens e mulheres, dificilmente alguém não vai se sentir incomodado de ver alguém com pelos na orelha. Não preciso dizer que sua aparência irá melhorar sem eles, certo?

7. Apare os pelos no nariz, apenas

Os pelos no nariz também são feios quando começam a sair para fora, mas não os elimine. Os pelos que ficam dentro das narinas servem para filtrar o ar que respiramos e isso sim é importante. Tenha um aparelho para aparar estes pelos ou se preferir, corte com uma tesourinha.

8. Corte ou apare as unhas das mãos semanalmente

Você pode cortar ou aparar. Conheço pessoas que lixam as unhas ao invés de cortar, mas isso vai do gosto ou necessidade de cada um. As unhas são parte do nosso corpo que bactérias adoram, pois ali entram com facilidade e ali ficam. Logo nas mãos, membro mais utilizado do osso corpo. Lavar as mãos é sempre muito importante a cada refeição, sempre que se manuseia objetos sujos como o dinheiro ou quando chega da rua, e o espaço que fica ali rente as unhas são ótimos refugos para estes problemas quase que invisíveis. Cortar as unhas é mais que cuidar da aparência, é sinal de higiêne. Cuide-se!

9. Lave o rosto todas as manhãs

Enquanto dormimos muita coisa acontece. Nosso rosto por exemplo produz oleosidade enquanto dormimos e lavar o rosto ela manhã irá diminuir essa oleosidade e limpar os poros. Tirando este fator, podemos considerar que acordar e não lavar o rosto faz com que não acordemos direito, e uma pessoa com sono é uma pessoa com mau aspecto, mas isso é o meu caso. Nada melhor que uma água fria na cara para nos despertar, não? Não deixa de ler o post de produtos para cuidar da pele para homens.

10. “Monocelha”? Por que não fazer?

Muitos homens tem o problema da “monocelha”, que é quando as sobrancelhas se unem e se tornam uma só. Isso não é defeito ou má formação, mas é estranho. Pode ter gente que goste (não conheço), portanto se você gosta, mantenha os pelos entre as sobrancelhas. Mas pra quem não gosta, não custa nada tirar. Uma pinça e força de vontade, voilà, sua auto estima e sua aparência melhorarão, e muito.

11. Cuide do seu hálito

Algo invisível que pode lhe causar constrangimentos. A saúde começa pela boca e mau hálito é sinal de má saúde. O odor que sai da sua boca, pode ser causado por bactérias ou problemas gastro intestinais. Escove bem os dentes e use fio dental sempre depois de se alimentar para não produzir bactérias que causam o mau hálito. Escovação antes de dormir e após acordar também são essenciais. Vá a um dentista pelo menos duas vezes por ano e se o seu problema for gastro intestinal, procure um médico.

12. Cuide do cabelo, principalmente se tiver caspas

Cabelo oleoso, cabelo sujo, cabelo com caspas. Cuide também do seu cabelo, pois ele é importante para sua aparência. Lavar com shampoo destinado ao seu tipo de cabelo, usar condicionador, modelador que não agride o cabelo, tudo isso conta. Evite usar chapéus com cabelo molhado. Se você tem caspas, procure um dermatologista pois ele te indicará o melhor tratamento. Confira como cuidar dos seus cabelos e manter uma boa aparência.

13. Corte o cabelo pelo menos uma vez por mês

Isso continua fazendo parte do tópico acima e irá melhorar sua aparência. Cortando os cabelos, além de melhorar o visual o seu cabelo ficará mais saudável. Pontas duplas, ressecamento, fios perdidos…tudo isso vai aparecendo com o tempo e mesmo se você quer deixar o cabelo comprido, vale a pena aparar as pontas.

14. Apare a barba

A barba é e sempre foi componente para compor estilos. Há pessoas que não usam porque se sentem bem sem. Outros querem manter um estilo com ela rala ou comprida. Com a moda dos barbudos que ainda vigora pelo mundo a fora, é muito importante o cuidado com a aparência das barbas. Uma barba limpa, sedosa e estilosa começa com o ajuste periódico da mesma. Apare a barba, mesmo se você está querendo que ela cresça. Confira shampoos para cabelos que também servem para barbas aqui.

Homem barbudo

15. Cuide da pele aplicando hidratante facial

Enquanto ainda somos jovens não nos preocupamos com isso, mas a medida que o tempo vai passando é importante o uso de hidratante para a pele. Cuidar da saúde e da aparência principalmente da pele do rosto já é realidade no universo masculino e você deve fazer isso também (caso não faça). Use também filtro solar todos os dias. O resultado é a curto prazo, mas lá na frente você vai notar ainda mais.