Como usar calça preta – Ideias para inspirar

Temos que falar das calças pretas e temos que falar bem deste coringa que temos no guarda roupas e que merece todo o nosso respeito e admiração. Ela é neutra, básica, clássica, é moderna, é bonita, é elegante, estilosa…São são tantos adjetivos e mesmo assim fica difícil encontrar um ruim. Acho que deu pra notar que gosto, e muito, das calças pretas e por isso elas merecem um post de respeito com dicas de como usar e muitas ideias em fotos para inspirar.

Tipos de calças pretas

Primeiro vamos falar dos tipos de calças pretas que encontramos por ai. Basicamente, assim como ela é, temos as calças pretas em todas as versões:

  • Social/alfaiataria: Aquela clássica que atravessou tempos e que continua sendo muito usada. Seja com terno ou costume, com camisa ou camiseta, você vai ficar bem com uma calça preta se usar o seu tamanho. Os tecidos são variados, variações de lã, poliéster, veludo. Não podemos esquecer das calças cintura alta, muita usada antigamente e admiradas por fashionistas nos dias de hoje;
  • Sarja/chino: Aquele intermediário entre o formal e o muito informal. Se bem que para calça preta só vale o muito informal quando ela estiver rasgada e até para isso já deram um jeito. Calças chinos se diferenciam pelo tecido e pelo bolso que fica na lateral ao invés de ser na parte da cintura como as jeans;
  • Jeans: Quem foi que disse que só existe o jeans tradicional, com variações de azul? Tenho que informar que jeans é um tecido e existe calça jeans tingida de preto também. Prefira modelagem skinny ou slim;
  • Moletom: Tem preta também, mas deixa essa para usar na academia ou em casa;

Calça preta com…

O que usar com calça preta? Da cintura para cima, qualquer coisa! Claro, desde que os tecidos ou a formalidade da calça exija algo que case. Vou dar um exemplo: quero usar uma calça preta de alfaiataria, portanto não pega bem eu usar com uma camisa de manga curta floral, ou uma camiseta bem informal com desenho ou esgarçada. Prefira camisa ou camiseta básica gola careca nessa situação. Talvez aqui encontramos a única regra.

O mais importante na escolha da produção com a calça preta é o caimento das peças, aliás, caimento é rei para qualquer produção.

Por se tratar de um coringa do guarda roupas, provavelmente você vai escolher a calça preta antes de tudo. Na sequência, escolha uma camisa ou camiseta e a partir da camisa ou camiseta é que você vai escolher o casaco ou malha e o calçado. Estes últimos não tem uma ordem definida.

… cores

Tem algo mais neutro do que o preto? O branco talvez? O cinza? Preto com branco, preto com cinza, preto com off white, preto com bege, preto com marrom… Encaixar as cores neutras é bem simples e vale muito a pena. O básico é elegante e também pode ser cool.

Quer mais cor mas tem medo de errar? Use calça preta com outras peças em tons terrosos ou em tons pastéis. Já falei sobre os tons terrosos na moda inverno e sobre roupas em tons pastel. Camisa ou jaqueta jeans também são grandes aliadas assim como camisa xadrez.

Para todas as outras cores, vale a cautela e bom senso. É possível sim ficar elegante e estiloso com uma cor mais forte, e tudo vai depender o que mais está acompanhando esta peça de cor mais forte, o tecido e o estilo. Peça conselho as outras pessoas, pergunte se ficou bom.

Agora tudo isso deve vir acompanhado de um par de calçados.

…calçados

Não escondo a preferência por sapatos e botas, principalmente para usar com calças pretas. Para não errar, aposte no preto e nos tons mais escuros de marrom como whisky, conhaque ou café (3 bebidas que eu gosto que viraram cor). Os tênis brancos e cinzas também vão muito bem com calça preta, mas prefira usar durante o dia.

Quer mais cor? O motivo de eu colocar a escolha da camisa ou camiseta antes dos calçados está aqui. Se você quer mais cor nos pés, tente combinar com a peça de roupa que está acima da cintura, seja ela um suéter, um casaco, uma camisa ou uma camiseta.

Agora só me resta, colocar fotos para você se inspirar e não ter dúvidas na hora de usar sua calça preta.

Ideias para inspirar