Cortes de cabelo clássicos e penteados que nunca saem de moda

Esqueça o que está em alta. Se você é daqueles que mantém a linha tradicional, seja ela mais arrumadinha ou despojada este post é para você. Aqui você vai encontrar os cortes de cabelos clássicos, atemporais e que não saem de moda.

Sim! Há cortes ou penteados considerados clássicos e que podem ser despojados. O clássico ao qual me refiro é o corte que sobrevive há anos e que sempre estará em alta, mesmo ele sendo usado desde a década de 90 (parece ontem) como é o caso do arrepiado bagunçado, por exemplo. Década de 90 que por sinal já faz 30 anos.

Por que usar um corte de cabelo clássico?

As novidades e tendências são legais, faz a moda e o estilo mudar, deixa dinâmico, diferente e divertido, mas é o clássico e o tradicional que irá te salvar. Por que salvar? Como assim?

Independente se o mundo mudou e está menos careta, um corte ou penteado clássico é adaptável a qualquer situação. Um casamento, um coquetel, uma reunião de negócios, na balada ou para conhecer os pais da namorada. Já imaginou estar com um cabelo cheio de riscas, luzes ou platinado em diferentes situações?

Quer mais um motivo? Veja as fotos dos seu pai, tio ou avô quando eles eram jovens, iniciando na vida adulta. Provavelmente você vai achar o seu avô o mais estiloso. Nas gerações de 60, 70 e 80 o homem começou a inovar e criar diferentes tipos de cortes e penteados. Resultado? Veja mais no post “Cortes de cabelo que saíram de moda mas fizeram história“.

Confira os cortes e penteados clássicos, dos curtos para os mais compridos.

Cortes de cabelo masculino curto

Buzz Cut ou Careca

Você não precisa ser calvo para aderir um corte careca. O buzz cut é o careca que se inicia a partir da máquina 1. Fácil de manter, não precisa de muitos cuidados e você mesmo pode fazer em casa. Quer outro motivo para aderir um corte careca? Pesquisas indicaram que os homens carecas são considerados mais másculos, dominante e viril pelas mulheres.

Quer ter menos gastos com cabeleireiro? Compre uma maquininha de cortar cabelo e corte seu próprio cabelo em casa.

Máquina de cortar cabelo profissional | Wallmart

Crew Cut ou Estilo Militar

O corte estilo militar é  fácil de cuidar e não precisa pentear. Máquina baixa nas laterais e muito curto em cima, ele irá alongar seu rosto e te deixar com um ar mais sério. Bem tradicional, como o próprio nome diz. Com barba ou rala ou sem barba, fica bem em qualquer situação, principalmente em eventos mais formais que exigem um terno ou black tie.

French Crop ou Curto com franja curta

Corte curtos geralmente são clássicos, pois dá uma sensação de cabelo limpo e bem cuidado. O french crop talvez seja uma vertente despojada de cabelo curto. Para quem não quer ter um cabelo muito curto e tradicional como um militar pode aderir um french crop. Apesar de clássico o corte é usado por jovens modernos cheios de estilo. A franja tira um pouco da seriedade e e cara de mau.

Para o penteado, você pode usar uma pomada para não ficar com aspecto ressecado.

Pomada Dr Jones | The Beauty Box

 

 

Side Part ou Penteado para o lado

Para os mais tradicionais, pentear para o lado é quase uma religião. Aquele ar arrumadinho com pinta de cavalheiro é conhecido como side part, que nada mais é do que pentear para lado.

Com a lateral baixa ou com o comprimento médio, pentear para o lado é possível em diversos cortes, basta ter cabelo suficiente para a divisão. Não deixe de mencionar ao seu barbeiro que você deseja este tipo de penteado antes de cortar. Ele saberá cortar na medida e de acordo com seus redemoinhos.

Razor Part

Uma variação de corte para poder ser penteado para o lado, o razor part é dividido por um leve corte de navalha bem na divisória o que deixará o penteado ainda mais notório.

Razor part

Para este penteado use pomada ou gel.

Gel Sexy Hair | Americanas

 

Taper Fade

Os fades são bastante solicitados e muito vistos nos dias de hoje. O taper fade é o tipo de fade quando ele ainda está sendo feito na lateral e não quando chega  na parte de cima (higher fade). Use com o cabelo curto na parte de cima e fique mais elegante e tradicional.

Spiky hair ou cabelo bagunçado espetado

O cabelo espetado e bagunçado é o tipo de corte que poderia cair como um modismo. Muito comum na década de 90, este corte é para quem quer ter um cabelo médio e pouco cuidado. Para o penteado, basta um produto que realce os fios desfiados e uma boa passada de mão.

Utilize com a lateral baixa, pois picotado e desfiado por inteiro ficou lá na década de 90 mesmo.

Pomada ou cera para bagunçar os cabelos.

Cortes de cabelo masculino médio

Pompadour

O tipo de corte que estará sempre nas listas de cortes em alta. Talvez um dos mais solicitados nas melhores barbearias do país.

O pompadour pode ser com lateral baixa, média, com fade… Na parte de cima ele deve ter o comprimento médio que vai dar o seu tradicional efeito de cabelo cheio. O pompadour é bonito e estiloso, porém não é fácil de manter. Shampoo, condicionador, secador, pomada ou cera. Para quem usa este estilo, sabe que dá trabalho mante-lo na medida certa.

Undercut

Undercut é mais um que poderia ficar no modismo mas vem se mantendo há décadas. Máquina nas laterais e grande na parte de cima, independente do penteado. Claro que como um homem estiloso que é, vai saber adaptar seu penteado a situação. Bagunçado ou arrumado, o undercut é para quem tem estilo.

Slickeck Back ou penteado para trás

Está deixando o cabelo crescer e não sabe o que fazer? Penteia para trás. Independente do corte que você fez quando cortou a última vez, passe uma pomada ou um gel e jogue-os para trás.

Cabelo sem corte é legal, mas recomendo ir à um barbeiro para cortar as pontas. Lembre sempre de falar o que você quer fazer com o seu penteado para que não fique curto demais. Muito clássico!

Cabelo cacheado – bagunçado

Cabelo cacheado é aquele tipo de cabelo que não precisa de corte para ficar legal. Assuma seus cachos e deixe-os com um comprimento médio ou grande. Despojado ou não, ele é um clássico.

Claro que é difícil ficar com cara de mau com cabelo cacheado ou ondulado, mas pode ter certeza que dá para ter muito estilo com eles.

Difícil mesmo é manter este tipo de cabelo, portanto, lavar com shampoos especializados e usar cremes devem fazer parte da sua rotina.

Penteados de cabelo masculino comprido

Center Pating ou cabelo dividido ao meio

Para se tornar um clássico, só divida seu cabelo ao meio se ele estiver em um comprimento adequado, quase nos ombros. Nada de estilo boys band, pois até o Nick Carter já deixou isso nos anos 90.

Seja ogro, mas cuide de sua vasta cabeleira. Por mais grunge que você queira ficar, mantenha seu cabelo limpo e bem cuidado. Use pelo menos condicionador para não embaraçar.

Você usa algum tipo de corte ou penteado clássico? Qual é o seu preferido?