Motos antigas entre as melhores de todos os tempos

Considerei antigas aquelas com mais de 40 anos de existência. Clássicas, velhas, antigas ou históricas, independente de como você gosta de chamar, essas vovózinhas com duas rodas são máquinas para ninguém botar defeito. Através da lista das 80 melhores motocicletas feita pela seguradora britânica Devitt e pelo maior blog de motocicletas do Reino Unido o Keep Britain Biking, filtrei as motos antigas que estão entre as melhores de todos os tempos.

 

Royal Enfield Continental GT

Moto antiga Royal Enfield Continental GT 1965 250cc

Uma café racer tradicional e de renome mundial. Royal Enfield Continental GT foi criada em protótipo no de 1963 mas começou a ser produzida em série em 1964 e logo no ano seguinte já era febre. Na época, mesmo com suas 250 cilindradas, foi considerada a motocicleta mais veloz da Grã Bretanha comprovadamente. A moto tem tantos fans espalhados pelo mundo que em 2013 a fábrica decidiu fazer uma releitura lançando a Modern Royal Enfield Continental GT, com pouquíssimas mudanças no design, porém bem mais potente que a tradicional.

 

Moto Morini 350 Sport

Moto antiga Morini 350 Sport

Para quem não conhece, a Moto Morini é uma fabricante de motos italiana de 1937 que apesar de antiga é pouco conhecida ao redor do mundo. Por causa das grandes guerras onde na época a fábrica da morini chegou a ser destruída, sua primeira exportação para os EUA ocorreu apenas em meados de 1960. Nesta época, a Moto Morini já produzia motocicletas para corridas na Europa e foi na década de 70 que a fabricante produziu essa clássica 350 Sport 3-1/2 de 344 cc que entrou para história das melhores motos já produzida.

 

Triumph Bonneville

Moto antiga Triumph Bonneville 1959 rara

Triumph está entre as principais e mais famosas fabricantes de motocicletas do mundo e que perduram até hoje. Conhecida também por ser a mais tradicional fabricante de café racers, ela produziu tantas motos clássicas que daria para fazer uma lista apenas da Triumph. A Bonneville, talvez a mais icônica da marca, surgiu em 1959 e continua na ativa com a versão 2016. Encontrar uma tradicional de 1959 é coisa rara, comparável a grandes obras de arte.

 

Panther Model 100

Moto antiga Panther Model 100

 

Phelon & Moore Ltd é a fabricante responsável pela Panther Model 100, máquina produzida no ano de 1930 e que foi fabricada até o ano de 1966. Modelo esportiva da P&M, a modelo 100 não é a primeira motocicleta da família Panther. Sua antecessora, a Panther, surgiu no início dos anos 20. Além de policiais ingleses, bastante rebelde também já deslumbrou da Panther Model 100.

 

Triumph Model H

Moto antiga Triumph Model H

Uma centenária que merece respeito. Foi eleita uma das 10 melhores motos de todos os tempos, e para ela ser lembrada até hoje é porque a danadinha tem história. Sua produção foi de 1915 até 1923, e ela foi criada para agilizar a comunicação dos britânicos durante a primeira guerra mundial, substituindo os mensageiros à cavalo. Fora também a primeira motocicleta realmente motocicleta da Triumph, exatamente por não ter pedais.

 

Brough Superior SS100

Moto antiga Vintage Motorcycle Photographs

Nomeada como a Rolls Royce das motos, a fabricante inglesa Brough Superior produziu a primeira SS100 no ano de 1924 e até pouco tempo atrás ela continuou dando o que falar. Isso porque uma unidade desta máquina foi arrematada em 2010 pelo Haynes International Motor Museum, pela bagatela de 286 mil libras, o maior preço alcançado em uma moto em leilões. Não é para qualquer uma.

 

Velocette Venom

Moto antiga Velocette Venom 1959

Carro-chefe da fabricante Velocette, foram produzidas entre 1955 a 1970 apenas 5721 unidades da Venom. Peça rara! A moto construída para velocidades, deteve um recorde para lá de inusitado por mais de 30 anos. A Velocette Venom foi a primeira moto a aguentar correr acima de 100 milhas por hora durante 24 horas, seguindo as regras e normas de paradas para abastecimento e troca de pilotos. Realmente uma máquina que merece ser lembrada para sempre.

 

Norton Manx

Moto antiga Norton Manx 1962

Fabricada pela Norton Motors ltd. a Norton Manx é uma moto de corrida britânica que fez sua história de 1947 a 1962. Clássica 500cc, ela é lembrada até hoje por corredores pois no pós guerra foi a mais utilizada nas corridas pelo mundo e só depois veio a ser comercializada para usuários comuns. Norton Manx também é a evolução de outra moto, a Grand Prix Manx.

 

Vincent Black Shadow

Moto antiga Vincent Black Shadown

A moto mais rápida da década de 50. Trafegava em grandes cidades porém mesmo na época era uma peça rara, digna de pessoas com alto poder aquisitivo. Hoje para conseguir uma, ficou quase impossível, fazendo com que especialistas e apaixonados em moto se contentam com réplicas. Diferente das outras que utilizavam detalhes cromados, a Black Shadow era toda preta. Uma peça rara e muito bela. Uma das minhas preferidas da lista.

 

BSA Gold Star

Moto antiga BSA Gold Star

Uma máquina com fans no mundo inteiro. É comum você encontrar blogs que focam apenas nessa motocicleta, já que ela fez muito história de 1938 a 1963 por onde passou, desde as corridas de rua até os pequenos circuitos. Cada ano que passava, pouco dela mudava e apenas detalhes eram incorporados de acordo com a tecnologia da época. O padrão foi praticamente o mesmo no pouco mais de 20 anos dessa linda moto.