Muscle cars: 6 carros V8 americanos que fizeram história

Tem gente que ama, tem gente que não gosta, mas é impossível eles passarem despercebidos onde quer que seja. As décadas de 60 e 70, foram talvez as mais agressivas de toda a história automobilística americana e isso se deve aos muscle cars, que trouxe rebeldia, potência, concorrência grandiosa entre as montadoras e uma paixão por carros que ficaram na história, tornando essas máquinas lenda até hoje.

Os muscles surgiram como uma alternativa para os grandes carros considerados de luxo da década de 50, os famosos “carros banheira”. Na época se você quisesse ter carro nos EUA, ou você andava com uma “barca”, aquelas bem ao estilo rockabilly, hamburguer e cinema drive in, ou com um pequeno coupé. Temos que agradecer um engenheiro da GM que teve a brilhante ideia de produzir o meio termo, esportivo, com potência e menor custo (por incrível que pareça), criando então o primeiro muscle car, o  Pontiac GTO.

Após o GTO, o sucesso estava lançado e a concorrência também. Foram dezenas de muscles, mas nem todos ficaram tão conhecidos no Brasil, portanto, separei apenas 6 muscle americanos V8 que fizeram história.

Pontiac GTO

Pontiac GTO 1965Fabricado pela montadora Pontiac, o GTO considerado o primeiro Muscle car que deu início a esta era que estamos falando. Este clássico com motor V8 que na sua primeira geração, ano de 1964 até 1974, chegou a ter potência de 400 cavalos. Uma máquina de muito respeito e admirada até hoje.

Ford Mustang Shelby GT 500

Ford Mustang Shelby GT 500O Mustang Shelby GT500 é um carro que em apenas 3 anos e pouco, de 1967 até 1970 ,conseguiu fazer um barulho enorme nos EUA. Não contente com outras versões do Mustang, como o 350 que já era potente e batia de frente com os principais concorrentes, a Ford lançou este lindo e famoso carro. Claro que ficou ainda mais famoso, após aparecer como Eleonor no filme 60 segundos. Shelby GT 500 sempre foi sucesso!

 

Chevrolet Camaro RS SS

Chevrolet Camaro RS SSUm dos modelos mais tradicionais da GM, o Camaro existe até hoje, porém já passou por diversos designs. Sua primeira versão ainda V6, foi lançada no ano de 1966 como resposta aos Mustangs, mas foi em 1968 que a fábrica resolveu lançar o famoso SS, uma máquina com 8 cilindros que você pode admirar ai em cima.

Chevrolet Chevelle SS

Chevrolet Chevelle SSTalvez seja o avô nervoso do Opala. Nervoso, porque basta olhar para ver o design e a potência desta máquina. Um dos muscles mais potentes da história, o Chevelle SS vinha com motor V8 de 400 cavalos!  Toda sua bravura também teve que ser exibida nas telas do cinema. O Chevelle SS foi o xodó de Toretto, personagem do Vin Diesel na franquia de Velozes e Furiosos.

Plymouth Hemi ‘Cuda

PLymouth Hemi CudaO Hemi foi a versão super esportiva mais tradicional do Barracuda. Produzido pela Plymouth para encarar corridas já na década de 70, as peças e a roupagem das ruas não foram abandonadas nesta versão. A potência dele era de 426 cavalos, e o design, esse você pode julgar ai cima. Uma maravilha!

Dodge Charger RT

Dodge Charger RT 68Talvez um dos muscles mais admirados pelos brasileiros, por ser fabricado também no Brasil. A linha Charger da Dodge começou a ser produzida em escala a partir de 1966 e até hoje ainda é vendida, sem interrupção, passando por diversas roupagens. Mas foi essa beleza, o RT, um super esportivo que chegou a participar de corridas, que é a mais lembrada até hoje. Nossa referência em muscles, não podia estar fora desta lista.