O que aprender com o ícone de estilo Steve McQueen

Ele é o rei do cool. Basta este título para respeitarmos o lifestyle do cara, seu estilo de vestir e seu estilo de levar a vida. Steve McQueen é a lenda que não poderia faltar na nossa galeria de homens de estilo, e temos muito o que aprender com ele.

Mas o que aprender com o ícone Steve McQueen?

São muitos relatos e poucas fotos para demonstrar, mas o suficiente para tirar alguma lição. Entenda porque Steve McQueen é até hoje considerado um ícone do lifestyle que todos os homens admiram.

Seja autêntico

Você não precisa recusar o papel principal de um filme como Apocalipse Now para ser autêntico como McQueen. Seja você mesmo. Seja verdadeiro com seus sentimentos e suas vontades. Não queira agradar a todos, pois mesmo você tentando, você nunca vai conseguir. Seja autêntico, mas respeite as diferenças pois outras pessoas também estão gozando da liberdade de ser elas mesmas.

Steve McQueen era uma pessoa que gostava de ser solitária, gostava de motos, corridas, bebidas e aparecia sempre fumando e ninguém tinha nada a ver com isso. Sua paixão por corridas fez com que ele recusasse outros papéis, pois gostava mesmo era de se dedicar ao seu hobby.

Steve McQueen de moto

Steve McQueen jeans, botas e camiseta

 

Tenha postura e também uma identidade corporal

A postura, todo homem estiloso deve ter, porém é possível desenvolver uma personalidade única em cima da sua postura. Com o rei do cool foi assim. Basta ver o seu gestual, o jeito de sentar, ou de fazer as coisas com naturalidade  em suas fotos, sempre com muito estilo. Inspire-se em McQueen e tenha uma postura de cara estiloso, sem ser desleixado.

 

Steve McQueen camiseta polo

Steve McQueen terno e um drink

Aposte no tradicional e atemporal

Se você olhar suas fotos daqui por 20 anos, você  acredita que irá gostar do seu estilo de hoje? Steve McQueen morreu em 1980 e seus principais registros fotográficos são das décadas de 60 e 70. O que vemos? Um homem cheio de estilo para os dias de hoje que viveu seu auge há 50 anos. O atemporal vai muito além de terno e gravata. Entende agora?

Ser básico também é ter estilo

Quem não gosta de jeans e camiseta? Essas peças são coringas e todo homem deve ter. E não se engane, você pode sim sair na rua vestido com jeans e camiseta básica. Você não precisa usar camisa e calça chino ou de alfaiataria e até blazer para estar estiloso. Elegante, talvez, mas isso não vem ao caso agora. Lembre-se sempre que cada ocasião pede uma produção. O estilo básico e tranquilo de Steve McQueen tinha muito da sua personalidade, e claro, é muito mais cômodo andar de moto com camiseta.

Steve Mcqueen jeans e camiseta branca

Steve McQueen todo de azul

 

Curta o monocromático, é cool

Emendando na foto de cima, McQueen também usava produções monocromáticas, e muito bem. São poucas as fotos coloridas, mas é notável a simplicidade e o cuidado ao usar todas as roupas combinando na mesma tonalidade. Já expliquei e dei exemplos de como combinar cores de roupas. É mais fácil do que parece e pode ter certeza que usando as peças certas, você vai ficar muito estiloso.

Steve McQueen monocromático

Mcqueen roupa monocromática

Use tons terrosos, eles estão sempre em alta

Ainda no assunto combinação de cores e atemporalidade, inspirado também pelas fotos acima, os tons terrosos são sempre lembrados pelos homens, principalmente em época de frio. Já falei também sobre os tons terrosos na moda inverno masculina.

Mesmo nas imagens com roupas produzidas para os filmes, a personalidade empregada pelo ator usando essas roupas e suas combinações, vale a pena ser mencionada.

Steve McQueen tons terrosos

Use suéter, é prático, clássico e atemporal

Uma peça muito característica no estilo de Steve McQueen é o suéter. Gola alta, liso, colorido, trançado… São vários os registros do ícone usando este outro ícone do guarda roupas masculino. Você pode usa-lo com um casaco por cima em dias mais frios ou apenas o suéter em dias com a temperatura amena.

Veja dicas de como usar suéter masculino.

Steve McQueen suéter entrelaçado

Steve McQueen gola rolê

Tenha um par de botas “de estimação”

Botas são duráveis e para quem tem estilo. São várias fotos do ator com o mesmo par de botas marrom, praticamente uma peça coringa. Dizem que McQueen empregava muito do seu estilo em seus personagens e até usava suas próprias peças de roupas nos filmes em que atuava. Inspire-se nele e deixa sua pegada com uma bota cheia de estilo.

Steve McQueen polo e suéter

Steve McQueen calças off white

Tenha um par de tênis branco casual e atemporal

Basta um par destes para os momentos casuais e fins de semana. Prefira os com solado mais fino, cano baixo e liso. Tênis branco perdura como um ícone desde a década de 60, mostrando que o atemporal vale a pena. Falei aqui também como usar tênis branco com estilo.

Assim como as botas, McQueen tinha o seu par de “estimação” que até sujo exalava estilo.

Tênis branco Steve Mcqueen

 

 

Óculos, uma marca de Steve McQueen

Abuse destes acessórios e tenha também seus óculos que sejam sua marca. Era muito comum ver o ator desfilando diversos tipos de óculos, mas um se tornou marca registrada: um Persol com cantos arredondados, que é sucesso de vendas da marca até hoje. Encontre o estilo que melhor se adapte ao seu rosto e seu estilo e use-os com frequência.

Steve McQueen óculos característico

Comprar os óculos Persol Steve McQueen – Persol PO 0714 dobrável

Saiba ser elegante

Dos momentos formais aos menos formais, saiba ser elegante como a situação pedir. Você pode ficar elegante com um costume ou com um suéter e casaco. A postura, o estilo e a harmonia das roupas, tudo isso deixará você elegante. Pense nisso.

Steve McQueen casaco e suéter

Use shorts curto, sem medo e sem preconceito

Já passou da hora de você perder a vergonha de usar shorts curtos. Antes da década de 80 era muito comum homens usando este tipo de shorts na praia ou nos momentos de lazer, mas infelizmente sumiram por muito tempo e os bermudões tomaram conta. Acredito que se não fossem os muitos comentários idiotas dos seus amigos, você que tem estilo já teria voltado a usar antes, mas só de uns anos pra cá que eles voltaram e você provavelmente voltou a usar. Ainda bem. Quem ganha somos nós, pois shorts curtos mostram estilo e personalidade e isso não tem nada a ver com sua masculinidade.

Steve McQueen shorts de praia

Steve McQueen pernas cruzadas

 

Faça exercícios

Apesar de relatos de que McQueen usava cocaína, maconha e drogas sintéticas, além de consumir bebidas alcoólicas e cigarro com frequência, o ator era uma pessoa atlética com um porte físico invejável. Ele gostava de praticar esportes e não escondia isso. Pratique esportes e evite as drogas. Seu corpo e sua saúde são seus bens mais preciosos. Cuide-se!

Steve Mcqueen camiseta branca gola v