O sabor do champagne tem influência das bolhas

Você abre o champagne, coloca na taça, brinda e aprecia. Provavelmente você vai gostar, ou beber até acabar a taça mesmo não gostando deste em específico. Mas por que você gosta mais daquele? Talvez a resposta para isso está no tamanho das bolhas e as maiores são as melhores!

Um grupo de pesquisadores da região Champagne-Ardenne da França descobriram que bolhas maiores podem realmente melhorar o sabor dos champagnes e afirmaram que 3,4 mm de diâmetro, aumentam a liberação de aerossóis no ar da taça. Isso significa que importantes compostos aromáticos e de sabor são lançados através do nariz.

Gérard Liger Belair, físico da Universidade de Reims, que liderou a pesquisa, disse: “Esse resultado é surpreendente, pois mina a crença popular de que quanto menores as bolhas, melhor o champanhe. Pequenas bolhas foram as piores em termos de liberação de aroma. ”

Outros fatores foram mencionados na pesquisa. Quanto menor a viscosidade, melhor a evaporação da gota, e com isso incluíram aditivos para mudar a viscosidade do champagne sem mudar o gosto. Outro fator que sabemos na prática mas não cientificamente, é que beber em uma taça flauta ao invés de um copo largo, pode ajudar a melhorar o sabor. Motivo?  O jeito como as bolhas se misturam.

A pesquisa pode trazer bons frutos, ou melhor, maior quantidade de bons champagnes futuramente. Quem ganha? Nós apreciadores da bebida que é sinônimo de alegria e comemoração. “Esses resultados pavimentam o caminho na direção de ajustar a difusão dos aromas da bebida”, completou o pesquisador.

Saúde!

 Comprar Champagnes

brinde champagne