Os tipos de sapatos casuais masculinos

Vou me atentar apenas aos sapatos casuais neste post. Botas e tênis, por mais casuais que possam ser, ficam para uma próxima.

Diferente dos sapatos sociais que são mais fáceis de identificar o estilo, os sapatos casuais nem sempre tem um nome definido.

Muitos dos modelos casuais são variações dos tradicionais modelos, só que com cores, tecidos, solados ou cadarços diferentes. Acho que por isso os chamam na maioria das vezes de sapatos casuais.

Acho que todo homem deveria ter pelo menos um sapato casual. É legal ir em uma festa, um jantar, um teatro ou uma balada, calçando um sapato casual.

Vou separar as imagens a seguir, de acordo com o modelo do sapato. Muito mais que o sapato em si, é a combinação dos looks como um todo. Vale para inspiração.

 

Sapato casual estilo Oxford

Sapato Oxford nasceram como sociais, mas com o tempo vem crescendo as variações do seu estilo em modelos casuais. Sua característica é marcada pelas ilhoses, os furos por onde passam os cadarços, diretamente na gáspea. Variação do clássico social, estes Oxfords com pegada casual, vai muito bem com calça chino, jeans e até bermudas.

sapato casual preto

sapato casual e bermuda brancasapato casual brogui

 

 

Oxford com Brogue – bicolor

Os brogues são basicamente os furinhos que complementam o design do sapato. há diferentes tipos de sapatos com brogues, porém são mais comuns em Oxfords. Os Oxfords com Brogues são charmosos, principalmente quando são bicolores.

sapato casual brogui bicolor

sapatao casual bicolor

 

Sapato casual Derby ou Blütcher

O sapato Derby é muito parecido com o Oxford, porém eles têm duas abas laterais por onde são passados os cadarços e não feito direto na gáspea. Há diversos modelos do Derby, com diferentes materiais e cores. Um sapato bastante versátil e que até as versões mais sociais calçam bem em looks menos formais. Confira:

sapato casual derby marrom velho

sapato casual sola branca

sapato casual preto sola grande

sapato casual masculino camurça e camiseta

sapato casual listrado

sapato casual e bolsa

sapato casual café

 

Sapato casual Dockside

O Dockside é fácil de identificar. Ele lembra um tênis e é uma variação do mocassim. Seu cadarço geralmente é de couro e tem uma tira igual ao cadarço que atravessa o sapato na lateral. Não use, jamais, um dockside com meias.

sapato casual dockside

sapato casual dockside summer

sapato casual dockside verão

Sapato casual Mocassim

O Mocassim é um clássico. Ele tem aquela costura em torno do peito do sapato, se assim posso dizer. Existem mocassins de diferentes estilos, cores e tecidos. Existe também o Driver, um modelo de mocassim com bolinhas de borracha no pé, feito para dirigir.  Também é comum usá-lo sem meia.

sapato casual mocassim azul

sapato casual mocassim cor clara

sapato casual colorido

 

Sapato Monk

Ele possui uma alça de couro com uma fivela. Geralmente são sociais, porém eu encontrei um mais casual com duas fivelas. Fácil de reconhecer.

sapato casual monk
Sapato monk com dupla fivela. A camiseta básica e a calça de alfaiataria dobrada na barra deixaram o look mais casual.

 

Sapatênis

O sapatênis é mais novo entre todos. Lembra muito um tênis, mas é considerado um sapato. Há pessoas que não gostam, mas ainda é muito usado no Brasil.

sapato casual sapatênis

Alpagartas

Não sei bem se é considerado um sapato casual. Ele tem um tecido bem leve e apenas uma costura do tecido com a sola. Não tem cadarços.

sapato casual alpagarta