10 relógios clássicos e icônicos que fizeram história
Gostar de relógio é algo inexplicável. Um dia você não está nem ai, sem nada no braço e é assim que você viveu até este dia. De repente você já não sabe mais como se tornou aquela pessoa que não sai de casa sem sua joia no pulso. Carteira no bolso, celular, chave de casa e o relógio. Itens básicos de sobrevivência. Estou errado?
Conte me nos comentário como e quando você passou a gostar de relógios.
Você começa com um, de repente tem alguns e a vontade de começar uma coleção só aumenta. Procura entender mais sobre o assunto e aqui está você.
Relógio icônicos
Resolvi escrever este post pois é interessante compreender quem faz história, quem ditou “as regras do jogo”.
Hoje você encontra por ai diversos modelos muito parecidos, mas com certeza eles foram inspirados nestes ícones aqui em baixo.
Já contei aqui no blog, os principais tipos de design de relógios de pulso, as principais categorias da maioria dos principais relógios.
Agora é a vez dos clássicos, ícones que influenciam milhares de marcas por ai, com seu design inconfundível e uma influência ímpar.
Rolex Submariner
Talvez um dos relógios mais famosos da história. O Rolex Submariner foi amarrado pela primeira vez aos pulsos na Feira de Relógios da Basileia de 1954, e desde o seu surgimento elevou a marca a um novo patamar. Em uma cor de discagem escura, é monocromaticamente chique, e essa moldura cerachrom, patenteada pela marca, resistente a riscos unidirecionais é um ícone em si mesmo.
Claro, tudo no Rolex Submariner é de brilhar os olhos. A correia possui um fecho oysterlock dobrável — outra inovação fundamental na história de relojoaria da Rolex. E, como o nome náutico sugere, é muito, muito à prova d’água. 300 metros. Você não vai precisar mais que isso, vai?
Tag Heuer Mônaco
O TAG Heuer Mônaco usa muitas faces. Mas, de todas as corridas limitadas e edições exclusivas do cronógrafo, este é o maior ícone — aposta segura para investir. Esse rico mostrador azul jeans com sub-mostradores de cronógrafo duplo e os detalhes dos ponteiros em vermelho estabelecem o esquema de cores no estilo aprovado por ninguém mais ninguém menos que Steve McQueen.
O ator, que vestiu seu personagem com um Mônaco no filme Le Mans de 1971, elevou o relógio para o status “lendário”. E por uma boa razão. Com um poderoso movimento calibre 11, reserva de energia de 40 horas e resistência à água a mais de 100 metros, este é um relógio que vale a pena comemorar.
IWC Portugieser Chronograph
Há uma certa beleza meticulosa no icônico Cronógrafo Portugieser da IWC. Esse mostrador simples, prateado, cercado com uma escala clara e funcional. Ponteiros de Feuille correndo em volta de um anel de algarismos arábicos facilmente legíveis. E essa moldura fina, mantendo todo o design o mais fechado e compacto possível.
Robusto e preciso, é um cronógrafo em um design clássico, visível através de uma caixa de vidro de safira. E, com um diâmetro compacto de apenas 41 mm, ele se encaixa em quase qualquer pulso. Uma joia linda para apreciar.
Audemars Piguet Royal OAK
Com o Royal Oak, está tudo no caso. Com esse design octogonal instantaneamente reconhecível, este showstopper suíço é um verdadeiro ícone do mundo dos relógios. Classicamente fundido em aço inoxidável, é discreto, à prova de brilho e possui uma coroa de parafusos.
E seu mostrador, azul com detalhamento “Grande Tapisserie” e marcadores de hora aplicados em ouro branco, são os detalhes que os menos desavisados nem imaginam que existem nessa obra de arte. Um ícone e tanto, que influencia muitos outros por ai. Seu design único e diferenciado o torna bastante versátil. O meu atual preferido da lista.
Patek Philippe Calatrava
A própria essência do refinamento, Calatrava de Patek Philippe tem virado cabeças e classificado os pulsos desde 1932. Hoje, quase um século depois, grande parte do projeto original permanece. Ainda gostamos da elegância suprema do mostrador redondo, do mostrador prateado e dos marcadores da hora em ouro.
O movimento de 215 PS de ferida mecanicamente é um golpe de mestre entre os mecanismos de relógio, a caixa de ouro amarelo foi usinada à perfeição e que a correia de couro de crocodilo marrom oferece o contraponto de cor perfeito e sofisticado para os metais preciosos. O que mais você poderia querer? É simplesmente uma das marcas mais antigas de relógio, né.
A. Lange & Söhne Lange 1
Um dos mais interessantes e desconhecidos do grande público que está nessa lista, o Lange 1 de A. Lange & Söhne é um ícone para sua combinação de elementos tradicionais da relojoaria com um um mostrador extraordinário. O design do Lange 1 segue um princípio claro: todas as telas são dispostas fora do centro. O diferente que fez a diferença.
E tudo isso, emparelhado com inovações úteis, como a data típica da Lange, fez do Lange 1 um dos relógios mais premiados das últimas duas décadas. Revelada pela primeira vez apenas em 1994.
Breitling Navitimer
É sempre interessante um Breitling em uma lista. Principalmente quando é um Navitimer. Voltado para a aviação, o mostrador deste relógio suíço pode, a princípio, parecer um pouco bagunçado; intimidante, mesmo. Mas, após uma inspeção mais minuciosa, o usuário aprenderá que cada função e numeral existe por uma razão — criar um dos relógios mais ergonômicos e práticos conhecidos pelo homem.
O generoso diâmetro de 46mm do cronógrafo acentua sua presença no pulso e aumenta a legibilidade. O caseback transparente revela o calibre cronógrafo auto-enrolado certificado pelo cronômetro de alto desempenho. E aquela regra de deslizamento de aviação circular? Um pedaço atemporal do design de relógio, quase que uma marca da Breitling.
Jaeger-LeCoultre Reverso
Alguns relógios alcançam status icônico graças a seus designs ousados e distintos. Outros fazem a nota devido a uma história fantástica. E alguns, como o Reverso de Jaeger LeCoultre, têm os dois. O relógio nasceu de um desafio, o de projetar um modelo que pudesse suportar as partidas de polo dos oficiais do Exército Britânico na Índia dos anos 1930.
Ao longo do último século, ele consolidou-se como um ícone de relojoaria. A estética art déco marcada, especialmente neste modelo Small Seconds, é uma grande parte do fascínio. Mas, é claro, o principal atrativo é o mais incrível das inovações; a sua caixa reversível.
Vacheron Constantin Traditionnelle Auto-Winding Ultra-Thin
Quando Vacheron Constantin chama um de seus relógios de Ultra-Thin, significa ultrafino mesmo. O calibre deste relógio, o 1120, tem apenas 2,45 mm de espessura. A massa do rotor sinuoso está concentrada na borda externa, permitindo que ele se encaixe no movimento, tornando a coisa toda muito mais fina do que poderia ser. É uma maravilha mecânica.
Mas, embora o relógio tenha analisado o peso, ele também simplificou seu design. O Traditionnelle Self-Winding Ultra-Thin tem uma caixa de ouro rosa simples, marcadores dourados em um mostrador branco e alça de couro marrom escuro. Na simplicidade, este é um relógio que viverá para sempre. Clássico e atemporal!
Ômega Seamaster
Por mais de 25 anos, o Omega Seamaster tem sido o relógio escolhido por James Bond. E se isso não o qualificar como um ícone, não sabemos o que o tornaria. Uma linha de bobinagem manual, bobinagem automático, cronômetro e relógios de quartzo o Seamaster abrange todos os níveis de relojoaria.
Mas há algumas constantes dentro da submarca Seamaster. Uma caixa de aço, coroa de parafuso, a impressionante marca de resistência à água (mais de 300m), moldura unidirecional e válvula de liberação de hélio.
Bônus: Cartier Santos
O que dizer do vovô de todos estes relógios? Claro que não poderia faltar este ícone feito para o brasileiro Santos Dumond.
O Cartier Santos foi criado em 1904 mas só passou a ser comercializado em 1911. São tantas releituras do primeiro, que escolhi para a nossa lista um dos que mais se assemelha ao primeiro usado pelo pai da aviação, o tradicional 100. Raro de se encontrar por ai.
Com movimento mecânico de corda automática, caixa de 33 mm em aço inoxidável com moldura em aço inoxidável. Coroa push-down com pedra cabochão azul escuro. O cristal é de safira resistente a riscos cobre o mostrador branco Cartier com algarismos romanos pretos, icônico na marca.
Me conta. Qual é o seu preferido? Não está na lista? Me diz ai quem faltou.
Confira também as marcas de relógio de luxo mais desejadas do mundo.