15 tipos de vinhos mais populares do mundo

A maioria dos tipos de vinho se enquadra em duas grandes categorias – branco e tinto. Porém o mais interessante é que existem mais de 10.000 tipos de uvas de vinho no mundo, incluindo clássicos como Sauvignon Blanc, Riesling, Pinot Noir ou Merlot, bem como variedades interessantes como Sangiovese ou Mourvedre. Muita coisa, não?
Independentemente se você é novo no mundo do vinho ou um conhecedor e apreciador com uma grande adega, é sempre interessante conhecer listas de diferentes tipos de vinhos. Confira então um rápido resumo dos vinhos mais populares de todo o mundo.
Tipos populares de vinho branco
O vinho branco varia em cores, do amarelo palha ao amarelo ouro, com algumas variedades com uma rica cor verde-amarela. Enquanto a maioria dos vinhos branco são feitas de uvas amarelas e verdes, algumas são produzidas a partir de uvas de cor mais escura. Isso é feito pressionando o suco da uva, mas mantendo o suco e as peles separados.
A rica seleção mundial de vinhos brancos inclui vinhos aperitivos, vinhos de sobremesa e espumantes. Aqui está uma coleção dos nomes mais populares para vinhos brancos.
Chardonnay
Produzido a partir da uva com o mesmo nome, Chardonnay é originário da Borgonha na França. Hoje, está entre os tipos de vinho mais populares e é feito no mundo todo. Dependendo de onde é cultivado e como é envelhecido, ele pode assumir um sabor frutado, de ervas, picantes ou com baunilha.
Diferentes variedades de Chardonnay têm uma acidez média-baixa a média-alta e podem ser secas ou doces.
Pinot Grigio
Pinot Grigio é um vinho branco seco ou às vezes frutado. Seu nome faz referência à forma de pinheiro do aglomerado de uvas de onde é feito, que tendem a ter uma cor cobre.
É cultivado em todo o mundo, mas especialmente na Alsácia (França), Victoria (Austrália), Baden, Palatinado e Rheinhessen (Alemanha), e Oregon e Califórnia nos EUA.
Sauvignon Blanc
O sabor gramado do Sauvignon Blanc o distingue da maioria dos outros tipos de vinho branco. É famosamente feita por viticultores franceses em Bordeaux e no Vale do Loire. Enquanto o Sauvignon Blanc tende a ser mais doce do que outros vinhos brancos, ele também pode ser crocante ou seco.
Melhor servido de forma resfriada, Sauvignon Blanc tem alta acidez e uma concentração relativamente baixa de tanino. Seus sabores primários geralmente incluem groselha, toranja, maracujá e pêssego branco. É um dos vinhos mais conhecidos e amados do mundo.
Chenin Blanc
Disponível em uma variedade de estilos, Chenin Blanc é um vinho ácido versátil com uma rica herança. Comum ao Vale do Loire, mas cultivado hoje em todo o mundo, é notável por seus aromas florais, embora algumas variedades possam ser bastante neutras em termos de sabor.
Dependendo da variedade que você provar, você pode desfrutar de Chenin Blanc como um espumante, bem como um deleite de sobremesa. Chenin Blanc é popular entre os viticultores na África do Sul, onde também é chamado de “Steen”.
Riesling
Um vinho seco doce que é fortemente influenciado pelo solo, Riesling é aromático e muitas vezes frutado. É o acompanhamento perfeito para comida picante, bem como para carne de porco, pato ou camarão. Para preservar seu aroma, os enólogos têm o cuidado de não esmagar ou ferir a pele das uvas, o que pode vazar tanino no suco.
Riesling está intimamente associado com a região do Reno.
Mascate Blanc
Muscat Blanc é conhecido por seu aroma floral doce, o que o torna um vinho muito pedido em restaurantes ao redor do mundo. É um ótimo par para saladas e frutas frescas. Vinhos mascate tendem a ter um corpo baixo e podem ser parados ou espumantes.
A uva Mascate inclui mais de 200 variedades. Os enólogos usam isso não só na produção de vinho branco, mas também na produção de rosé. Mascate traça suas raízes na Grécia e pode ter sido produzido até mesmo na antiguidade. Também está disponível como um vinho fortificado.
Tipos populares de vinho tinto
O vinho tinto pode variar em cores de violeta escura a marrom, com alguns vinhos desenvolvendo uma bela cor vermelha de tijolo. Vinhos tintos são feitos de uvas escuras e exibem uma variedade de sabores. Poucas bebidas podem fazer o jantar tão emocionante quanto uma taça de vinho tinto. Descubra agora os nomes mais populares dos vinhos tintos.
Cabernet Sauvignon
Cabernet Sauvignon é cultivado em todas as principais regiões vinícolas, desde o Vale de Beqaa, no Líbano, até o Vale de Napa, na Califórnia. Um tipo de vinho muito popular também na América do Sul. É o vinho perfeito para qualquer prato com sabor forte, e especialmente para todas as carnes grelhadas.
Melhor servido à temperatura ambiente, o autêntico Cabernet Sauvignon tem um corpo inteiro e um sabor seco que captura algumas das melhores características do vinho tinto. Cabernet Sauvignon melhora bem com a idade, por isso, se acontecer de você perder uma garrafa em seu porão por alguns anos, o resultado pode surpreendê-lo agradavelmente.
Syrah
Um vinho escuro e rico com um corpo inteiro, Syrah muitas vezes tem uma nota de mirtilo ou ameixa preta. Um copo de Syrah traz à tona o sabor da comida temperada e vai particularmente bem com especiarias exóticas. O clima exerce uma forte influência sobre as uvas Syrah, com climas mais quentes dando-lhe um sabor mais frutado.
Originalmente um vinho europeu, Syrah encontrou uma segunda casa na Austrália, onde foi introduzida no século XIX. Hoje, Syrah é a uva vermelha mais popular da Austrália. Também é conhecido como Shiraz.
Pinot Noir
Um vinho tinto de corpo leve, Pinot Noir é um vinho versátil que adiciona um sabor especial a inúmeros jantares ao redor do mundo todas as noites. Pinot Noir tende a ter taninos mais baixos do que outros vinhos tintos, tornando-o menos adstringente.
Isso pode surpreender alguns, mas a variedade pinot noir de uvas também está sendo usada para fazer Champanhes. Pinot Noir é cultivado em todo o mundo, mas transformá-lo em vinho nem sempre é um processo fácil porque as uvas bem agrupadas são suscetíveis a apodrecer. Cada bom copo de Pinot Noir é uma celebração do esforço dos enólogos para capturar a essência desta maravilhosa uva.
Zinfandel
Zinfandel começa sua história na Croácia, mas ao longo dos séculos tornou-se um tipo de vinho popular em muitos outros países, incluindo os EUA. O autêntico Zinfandel é um vermelho frutado e robusto.
Nos EUA, o Zinfandel Branco, que na verdade é um rosé, é cultivado em muitos vinhedos, notadamente na Califórnia. Dependendo do clima, Zinfandel pode desenvolver um sabor de framboesa ou amora, juntamente com notas picantes.
Grenache
O rico e saboroso Grenache é um vinho espanhol popular que atingiu as alturas da perfeição nas mãos habilidosas dos mestres enólogos do Vale do Rhone Do Sul. É um vinho seco com corpo médio a completo e uma concentração moderada de tanino.
Alguns dos Grenaches mais amados do mundo têm um sabor de fruta vermelha, macios no paladar. Se você gosta de carnes assadas, uma garrafa de Grenache pode adicionar um sabor especial ao seu próximo jantar.
Malbec
Você encontrará mais de 65% dos vinhedos malbec do mundo na Argentina, mas você não precisa ir tão longe para desfrutar deste vinho tinto escuro e rico com um sabor frutado notável. Malbec é um vinho popular e é um que você vai encontrar na maioria dos restaurantes.
Sua acidez, juntamente com suas notas frutadas, torna um vinho muito fácil de beber. Malbec é se torna divino com queijos azuis, que traz à tona seu sabor frutado.
Merlot
Um tipo de vinho liso com um sabor de cereja preta que é uma excelente combinação para muitos alimentos diferentes, desde pizza quattro formaggi ( quatro queijos) até peru assado.
Vinhos Merlot oferecem uma grande introdução no mundo dos vinhos tintos, um tipo de vinho seguro para a maioria dos eventos especiais. É uma das uvas mais cultivadas em Bordeaux e em todo o mundo.
Mourvedre
Amplamente cultivada na Espanha, nas Ilhas Baleares e, nas décadas mais recentes, na Califórnia e washington, Mourvedre é um forte vinho tinto com sabor esfumaçado e alta concentração de tanino. Muitas vezes você vai encontrá-lo misturado com Grenache e Syrah.
Mourvedre é o vinho perfeito para carnes defumadas e churrascos. Ao contrário de outras variedades de vinho tinto, nem sempre se beneficia de ser envelhecido em barris de carvalho, mas isso não torna uma garrafa de Mourvedre bem envelhecida menos emocionante. Mourvedre também é conhecida como Monastrell.
Sangiovese
Os vinhos toscanos não ficam melhores que sangiovese, ou “o sangue de Júpiter”, um tipo de vinho seco que cresce predominantemente na Itália. Com sua tradição centenária, Sangiovese deixa aos enólogos muito espaço para experimentação. Quando é jovem, este vinho é conhecido por seu sabor fresco e frutado. Quando é bem envelhecido, ele se deleita com um sabor carvalho.
Em tempos mais recentes, os vinhedos de Sangiovese ganharam espaço na Argentina, Romênia e Califórnia.
Mais uma taça, por favor
Sua vida será mais rica se você ficar sempre à procura de novos tipos de vinho. Se você não acredita, basta experimentar qualquer um dos vinhos desta lista, e você vai provar a verdade, uma taça de cada vez. Viva experiências!
Com tantos tipos de vinhos para escolher, pode ser difícil se decidir. Mas então que melhor lugar para perder tempo do que uma loja de vinhos?
Na dúvida, escolha qualquer um dos vinhos desta lista, que não tem erro!
via Califórnia Winery Advisor