O estilo do ator James Dean – fotos do ícone rebelde
“Sonhe como se fosse viver para sempre, viva como se fosse morrer amanhã.”
Ele foi intenso, mesmo com seu jeito introspectivo. James Dean ou simplesmente Jimmy, teve uma carreira curta e meteórica. Morreu no auge, aos 24 anos, quando bateu com sua Porsche 550 Spyder apelidada de ‘Pequeno bastardo’ em um outro carro à caminho de uma corrida de carros (onde ele ia correr). Uma fatalidade, a perda de um grande ator, a criação de um ícone.
Foram apenas três filmes de sucesso, algumas peças de teatro, comerciais e séries para TV. Dentre os filmes, recebeu duas indicações póstumas ao Oscar como melhor ator, a primeira em 1956 pelo filme “Vidas Amargas” e a segunda em 1957 pelo filme “Assim caminha a humanidade”, mas foi no papel de Jim Stark em “Juventude transviada” que seu estilo jovem e rebelde se eternizou.
O estilo rebelde de James Dean, o cabelo, as roupas e o lifestyle
Quando James Dean despontou como grande promessa do cinema americano, Marlon Brando já era sucesso e o queridinho de Hollywood. Marlon uma vez disse que não gostava do estilo das calças jeans surradas da jovem promessa. Mal sabia o “Poderoso chefão” que ali surgia um divisor de águas na moda masculina. Jimmy escancarava para o mundo um jeito despojado e rebelde, porém com estilo e classe, um novo jeito de se vestir. Mais tarde Marlon e Jimmy se tornariam amigos e até um caso os dois mantiveram em segredo, segundo uma biografia não autorizada.
O estilo
James Dean se auto denominava um eterno cowboy. Nascido e criado em uma fazenda em Marion, Indiana, ele morou em sua fase adulta em Nova Iorque e Los Angeles. A mistura cowboy e cidade grande formou seu próprio estilo. Botas, jeans surrados, camisetas e camisas casuais básicas com ótimo caimento. Nada com muitos detalhes ao estilo western e nem muito arrumadinho ao estilo “homens da cidade grande” da década de 40 e 50.
O cabelo
Uma das marcas de Jimmy era seu cabelo. Nada de gel! Contrariando a moda de Clark Gabe, Marlon Brando e Frank Sinatra, ele já aparentava rebelde com o cabelo bagunçado e seco, inspirando roqueiros que vinham a surgir com a moda e o estilo rockabilly. Nada de barba também. A pele lisa e o cabelo bagunçado já era suficientemente interessante para aparentar rebeldia e juventude.
Confira em imagens o estilo de James Dean e entenda o porque ele inspira até hoje a moda masculina.
Lifestyle
Velocidade e carros esportivos eram sua paixão. Entrar em polêmicas? Talvez, mas isso era apenas sua personalidade que não era tão fácil de lidar. O pouco que o mundo conheceu de James Dean, notou-se dele a paixão por velocidade, por atuar e a essência cowboy. Ele queria fazer diferente, ser um dos melhores tanto em corridas como no cinema. Conseguiu mostrar e fazer o público o aplaudir nas telonas mas à caminho das corridas, fez o mundo o perder fisicamente. Ali não morreu James Dean e sim nasceu uma lenda. Lenda também no lifestyle masculino.
Confira também “O que aprender com o ícone de estilo Steve McQueen“.