Como cuidar da pele no verão
Cuidar da pele é um hábito diário e cuidar da pele no verão é um hábito diário com atenção redobrada.
Já falei de como cuidar da pele do rosto e produtos para cuidar da pele. Eles continuam valendo.
No verão a radiação solar incide com mais intensidade. Você já deve ter ouvido falar nos raios ultra violetas, certo? Pois é. São deles e de muitos outros aspectos que devemos nos proteger ainda mais na época mais quente do ano.
Além dos cuidados diários, podemos listar algumas dicas para cuidar ainda melhor da pele no verão, já que os riscos de micoses, câncer de pele e pele ressecada aumentam. Confira.
Hidrate-se. Beba bastante líquido.
Isso não só traz benefício para a pele. Se hidratar é importante em todos os aspectos. A hidratação começa de dentro para fora e só bebendo bastante líquido como água, sucos e chás ou consumindo alimentos e frutas com líquidos conseguimos manter o corpo hidratado.
Como perdemos bastante líquido durante o verão e ficamos com a pele mais ressecada, a hidratação é o primeiro passo para se manter saudável.
Use protetor solar diariamente. Reaplique a cada 3 horas.
Sabe o famoso conselho do século? Então. Vai sair de casa, passe o protetor solar indicado para a sua pele. Recomendo ir à um dermatologista para saber. Rosto, corpo…no verão não tem essa de não passar protetor no corpo. Se vai à praia ou piscina então, nem ouse em não passar.
Lembrando que caso você entre no mar ou na piscina, reaplique o protetor logo na sequência. Não é muito aconselhável acreditar que alguns protetores não saem com água.
Evite se expor ao sol entre 10 e 15 horas.
Quer tomar um solzinho ou praticar exercício ao ar livre? Prefira os horários com menos incidência de raios, onde o sol faz menos mal a saúde. Antes das 10 da manhã ou após as 15 horas.
Lembrando que não é porque o sol é menos intenso nestes horários que você não precisa passar protetor. Protetor, sempre!
Evite ficar passando a mão no rosto.
Nossa mão é a parte mais suja do corpo. Lave-a com frequência! Evite ficar passando as mãos no rosto ou cabelo para não sujar e deixar tudo muito oleoso.
Tome banho frio ou no máximo morno.
Aproveita o calor para tomar banho frio. Adquira este hábito, é muito bom e faz um bem danado.
Além de ser bom para a pele pode ser bom também para despertar, relaxar, melhorar circulação sanguínea, entre outras coisas. Se no inverno é difícil tomar banho frio ou gelado, aproveita a estação mais alegre do ano para fazer isso. Sua saúde agradece!
Se enxugue direito após o banho, principalmente nas dobras.
Sei o quanto é bom sair do banho com um calor de mais de 30 graus e não se enxugar direito. Deixar apenas a natureza nos secar.
Especialistas recomendam se enxugar bem para não ter micoses e feridas na pele por conta do atrito da água. Isso se dá principalmente nas dobras. Frieiras são mais comuns e dói hein.
Nem preciso falar quando saímos do banho do mar. O cuidado deve ser redobrado e é importante tomar uma ducha de água doce para não piorar a situação.
Use hidratante corporal após o banho.
Para o rosto, para o corpo. Após um banho gelado adquira o hábito de usar hidratante. Nós homens podemos e devemos cuidar da nossa pele, ter um tempo para nos cuidarmos.
Pergunte ao seu dermatologista qual é o melhor hidratante para sua pele. Se preferir, compre algum de marca bem recomendada e teste. Você vai perceber a diferença já na primeira semana. É legal se cuidar!
Não fique removendo a pele se você começar a “descascar”.
Hidrate a pele, se hidrate. Deixa descamar naturalmente caso já esteja descamando. Se você começou a descamar, provavelmente é porque não se cuidou, então não vá ferrar com tudo e começar a tirar a pele.
Passe creme e deixe a natureza cuidar. Evite expor ao sol o local onde está descamando e passe ainda mais protetor. Cuidado redobrado, já que uma camada da pele que está ali para proteger, está saindo.
Lave o rosto com sabonete especifico pela manhã ao acordar e antes de dormir.
Se você já foi ao dermatologista, provavelmente ele já te passou um sabonete para usar nestes momentos. Ao dormir e também ao acordar. Isso ajuda a limpar todas as impurezas e tirar a oleosidade.
Cuide da pele do rosto limpando-o com o frequência. Isso vale para o ano inteiro, mas é importante lembrar de fazer isso também no verão.
Se alimente bem
Voltamos a falar da alimentação e a hidratação de dentro para fora. Para tudo a alimentação é o fator mais importante.
Coma frutas e vegetais. Especialistas dizem que cenoura e beterraba fazem bem para a pele. Frutas com bastante líquido também é bom. Nada melhor que estes alimentos e outros parecidos no verão. Diz ai.
Uma das coisas boas do verão é a vontade de se alimentar de forma saudável. Aproveite!
Use acessórios e roupas que te proteja do sol escaldante
Além do protetor e dos óculos de sol, é recomendável também o uso de chapéus para proteger. Principalmente naquelas horas onde o sol está ardendo.
Roupas de algodão são melhores pois te protegem dos raios UVs mais que outros tecidos . Tem também algumas roupas específicas, de manga comprida, que ajudam a proteger. Surfistas e pessoas que trabalham expostos ao sol geralmente usam. Tudo é válido para se cuidar. Ainda mais se você for mais vulnerável ao sol.