Casacos e jaquetas masculinas – conheça todos os estilos
Sempre quando chega a época de frio rola a dúvida de qual casaco ou jaqueta comprar. São vários os estilos e tipos mas por mais que sejam tantos, eles nunca ficarão ultrapassados se forem usados com estilo. Nós homens somos privilegiados nessas horas pois apesar dos modismos que vão e vem, os tradicionais casacos e jaquetas masculina sempre estarão ai.
Toda jaqueta é um casaco mas nem todo casaco é uma jaqueta. Segundo o próprio Wikipédia, jaqueta é um casaco mais curto e um casaco é uma peça de roupa inspirado na camisa, de tecido mais grosso para proteger do frio. Portanto moletons e malhas fechadas, sem divisória, não são considerados casacos.
Para entender melhor e fazer bonito na próxima compra, separei algumas imagens dos tipos de casacos masculinos já com looks para se inspirar.
Jaqueta Bomber (Bomber Jacket)
Sua história é antiga. Inspirada nas jaquetas de couro dos pilotos de avião do exército americano que logo foram ganhando novos tecidos para amenizar ainda mais o frio. Se popularizou em meados dos anos 70 com diversos outros tecidos no qual conhecemos até hoje.
Sua principal característica são os punhos, cós e golas com tecidos diferentes do resto da jaqueta. Geralmente de lã ou um tecido mais grosso. Não possui gola ou lapela avantajada.
Veja como usar jaqueta bomber masculina.
Cardigan ou Cardigã
Peça criada na Inglaterra em meados do século XIX feita de lã e com botões na frente para fechar. Inspirada nos pullovers, porém é considerado um casaco.
Hoje existem cardigans de diversos tipos de lãs ou malhas mais finas.
Casaco Chesterfield, o tradicional sobretudo (Chesterfield Coat)
O mais formal de todos os casacos, criado em meados de 1800 na cidade de Chesterfield na Inglaterra. Era bastante utilizado pelos aristocratas da época. Conheça mais da história do casaco, em inglês.
No Brasil é conhecido simplesmente como sobretudo e lembra muito um blazer com um maior comprimento. Continua sendo uma peça elegante até nos looks menos formais.
Casaco Duffle (Duffle Coat)
Originário da cidade de Duffel, na Bélgica, também foi criado durante as guerras em meados de 1820. O tecido original era a lona, mas hoje é possível encontrar o casaco Duffle também em lã, algodão, sarja e muitos outros.
No final do século XIX, os Ingleses passaram a usar, e o casaco se popularizou na Inglaterra após a segunda guerra mundial. O capuz também passou a ser incorporado no vestuário e uma característica marcante são os fechos, geralmente em madeira, que passa por um laço na outra extremidade. Mais sobre a história do Duffle coat.
Jaqueta de Couro – Jaqueta Biker (Leather Jacket – Biker Jacket)
Ganhou popularidade no período pós guerra e foi sinônimo de rebeldia dos baby boomers mas elas vem sendo reformuladas desde o início do século XX. A marca Harley Davidson é uma grande influenciadora deste tipo de jaqueta pois era comum nas corridas de moto os participantes usarem as jaquetas de couro. Até hoje é comum motoqueiros, motociclistas e roqueiros usarem.
Existem diversos modelos, portanto prometo um post mais pra frente falando apenas das jaquetas de couro.
Veja como usar jaqueta de couro masculina.
Jaqueta Perfecto (Perfecto Jacket)
Criada em 1928 pela marca Schott NYC, ela foi desenvolvida exclusivamente para motoqueiros. Muitos a conhecem como jaqueta biker também. A diferença entre ela e a biker tradicional, apesar de ambas serem de couro, é a lapela com a tradicional sobra quando aberta.
Seu sucesso veio a partir dos anos 50, onde rebeldes do cinema como Marlon Brando e James Dean passaram a usar em filmes. Até hoje a jaqueta é sinônimo de rebeldia e rock’n roll. Os Ramones também mantiveram a Perfecto viva dos anos 70 até 90 e hoje em dia elas passaram a ser peça curinga pois tem estilo e até uma certa elegância.
Veja como limpar e cuidar da jaqueta de couro.
Jaqueta Jeans (Denin Jacket) – Jaqueta trucker
Assim como as jaquetas de couro, as jaquetas jeans também foram as queridinhas do século XX e tem uma forte ligação com o show business. Elas são mais novas e ficaram populares a partir da década de 50 também com James Dean.
O desenho das tradicionais jaquetas jeans inspiraram outras jaquetas com o tempo. O principal modelo que se tornou popular e mais fácil de encontrar é a jaqueta trucker (fotos abaixo). Para quem não gosta da cor ou de estilo denim da jaqueta jeans, pode comprar uma jaqueta de sarja com a cor que preferir e com o mesmo design de uma jaqueta jeans trucker.
Veja looks com jaqueta jeans para se inspirar.
Jaqueta de esqui ou Jaqueta Puffer (Padded Jacket – Puffer Jacket)
Criada na década de 30 por Eddie Bauer, este tipo de jaqueta vem com um isolamento por baixo do tecido para aquecer ainda mais no frio. Existem modelos com diversos tipos de forro interno para os mais intensos e variados frios. Ela é bem característica por causa destes preenchimentos.
Parka
A tradicional Parka foi criada pelos povos indígenas do ártico, mais precisamente Groenlândia, Canadá e Alasca para proteger do intenso frio da região.
Casaco comprido, com tecidos grossos e quentes, sua característica marcante é o capuz com pelos e em tons terrosos. Ganhou destaque após o exército americano começar a usar o vestuário nos anos 50, predominantemente na cor verde. Na Inglaterra, a peça se tornou popular em meados dos anos 60 e se tornou o mais famoso tipo de casaco no mundo.
Pea Coat
São diversas histórias mas ninguém sabe ao fato de onde surgiu o Pea Coat, de acordo com o site Gentlemans Gazzete.
Pode ter sido na Holanda em meados de 1700, assim como na Inglaterra em 1800. Ambos os relatos, dizem que marinheiros eram os usuários deste casaco que além de quente é elegante e parecido com o trench coat.
Sua característica é o abotoamento duplo e lapela larga. As cores comuns são o preto e o azul escuro.
Trench Coat
O trench coat é um casaco que pode também ser considerado uma capa feito originalmente com tecidos impermeáveis antes da primeira guerra mundial. Os primeiros relatos do casaco são de meados de 1850, porém foi com o uso do exército Britânico e Francês na primeira guerra que ele se popularizou.
Sua característica marcante é o cinto e as fivelas em torno do pulso, isso sem falar nas lapelas maiores, similar ao pea coat, e o tipo de abotoamento com diversos botões. A ideia do trench coat era uma alternativa mais leve para os casacos. A cor original era caqui, porém hoje podemos ver diversas cores e até diferentes modelos de trench coat.
Jaqueta Colegial ou Jaqueta de Beisebol (Varsity Jacket – Letterman Jacket)
Vista pela primeira vez sendo usada pelo time de beisebol da faculdade de Harvard em 1865, ela tem uma ligação muito forte com escolas secundárias e faculdades. Usada ao longo dos anos para diferenciar tipos de jogadores e de instituições escolares de acordo com a letra e cor da jaqueta.
Ela geralmente tem mais de uma cor, assim como dois tecido, sendo originalmente de couro na manga.
Jaqueta corta vento
As jaquetas corta vento foram criadas para a prática esportiva e caiu no gosto popular para os momentos casuais. Ela tem um tecido fino, é leve, fácil de guardar e você não precisa se preocupar caso ela estiver amassada.
Este tipo de jaqueta é bom para usar em dias com temperatura amena ou até mesmo no calor para compor um estilo. Sua real função é manter uma temperatura corporal agradável durante a prática esportiva. Há outras jaquetas com nomes diferentes para a prática esportiva muito parecida com a corta vento.
Vintage track Jacket – Jaqueta vintage ou retrô
São aquelas tradicionais jaquetas vintage que ficaram famosas em uniformes de delegações de esportes ou até mesmo no colégio onde você estudou.
O tecido mais famoso para este tipo de jaqueta é a helanca, mas não é uma obrigatoriedade ser deste material. Apesar de ser esportiva, esta jaqueta foi e continua sendo queridinha de muitos fashionistas e da pra criar vários estilos legais com ela.
Casaco ou jaqueta militar
Falar de um único modelo para casaco militar é complicado já que diversos casacos foram criados a princípio para os militares. A moda elegeu então uma jaqueta com bolsos, quase que uma utilitária, com cores terrosas como sendo um casaco militar. Não é difícil encontrar diversos casacos com designs diferentes sendo nomeado como casaco militar.
O interessante é que olhando bem para todos estes modelos de casaco, você vai encontrar muito mais semelhanças do que diferenças entre eles. Sarja, lona…os tecidos são variados também.
Jaqueta Safari
Mais uma jaqueta utilitária que se tornou uma peça cheia de estilo do guarda roupas. As semelhanças com o casaco militar também são grandes e isso as vezes deixa o consumidor confuso.
A jaqueta safari se diferencia muitas vezes do casaco militar por conta do tecido, geralmente mais leve, além de ter um caimento muito característico. Ela tem um estreitamente na parte da cintura. Os bolsos são os diferenciais. Geralmente grandes e muito visíveis na parte da frente.
Casaco de moletom
Um modelo bastante popular no Brasil é o moletom. Coloquei aqui como extra, por ser um casaco mais para práticas de esportes ou para momentos bastante informais. Hoje também podemos utilizar looks com moletom por baixo de outros casacos ou blazers, mas ele continua sendo uma peça bem informal e menos utilizada para quem quer estar mais elegante.
Qual é o seu estilo de casaco preferido? Conte pra gente.
Acompanhe a gente também no Instagram e ajude o blog a crescer. Muita dica legal por lá.
Comprar casacos e jaquetas masculinas.
[content-egg module=Zanox]