Como usar e como escolher colar masculino
O colar é um dos acessórios mais interessantes do universo do estilo masculino pois ele além de acessório, pode fazer o papel da famosa terceira peça que muitos profissionais da moda tanto falam. Inclusive já comentei sobre essa tal terceira peça várias vezes aqui no blog.
A terceira peça valoriza o visual, tem a função de quebrar o básico, coloca personalidade e ainda coloca profundidade e camada na região do torso.
Ainda falando em efeito visual, um colar pode te alongar, encurtar a região, emagrecer e comunicar muitas outras coisas como: ficar mais agressivo, estar receptivo, ficar mais sedutor, além de estilo, status, cultura, entre outros.
Como escolher um colar masculino?
Muitos homens se sentem inseguros ao querererem usar colar masculino e por isso não usam. Tem também aqueles que usam, mas estão sempre buscando referência, talvez por insegurança ou por querer abrir um novo leque de possibilidades. Principalmente na escolha de um novo colar. A ideia aqui é tentar ajudar o máximo de gente possível.
Aprender a escolher o colar que condiz com seu estilo e sua mensagem é a primeira coisa a se fazer. Então, vamos lá.
Um pouco do comunicação dos colares e seus efeitos visuais
Tudo em nosso visual comunica. O colar fica bem no meio do nosso torso e muito próximo do rosto. Por isso ele comunica bastante coisa e chama bastante atenção. Lembra, ele é muito mais que um acessório.
Formatos e tamanhos
Vamos então começar colocando o colar em algumas caixinhas, para eu conseguir explicar melhor o que vem pela frente. As caixinhas que eu digo são alguns rótulos, como por exemplo: colares que formam um triângulo (talvez por conta de um pingente) e os que fazem o efeito arredondado e dentro destes tem os colares curtos, colares médios e colares longos.
Colares com efeito de triângulo
O ângulo formado pela ponta do colar é mais fechado, portanto mais masculino. As linhas diagonais demonstram movimento e dinamismo. Este tipo de colar também passa mais sedução.
Veja como fica com uma camiseta de gola arredondada, por exemplo. A gola redonda é básica e suave, o colar coloca sedução, masculinidade e agressividade no seu visual.
Colares com efeito arredondado
As linhas curvas são mais suaves, carismáticas, ingênuas e infinitas. São menos rígidas, estão mais para o lado feminino e delicado. Mas isso não quer dizer que só mulheres usam assim. Isso quer dizer que você estará mais receptivo, mais alegre, mais emocional com este tipo de colar.
Em relação aos tamanhos, no caso do triângulo, quanto maior, mais nítido vai ser essa mensagem por conta do ângulo mais fechado e a linha diagonal mais evidente.
No caso do redondo/curvilíneo, quanto menor, maior será essa mensagem pelo mesmo motivo.
Colar comprido, alonga o torso, enquanto os curtos, priorizam o pescoço levando o olhar do pescoço para cima.
Agora você já sabe, se quer parecer mais magro, use um colar maior. Se quiser que as pessoas te olhem nos olhos ou que pareça ter os ombros mais largos, prefira os mais curtos.
Lembrando que essa comunicação visual são anos e anos de estudo de signos, filosofia, antropologia, estética, linguagem visual, arquétipos, entre outros. Os efeitos são percebidos e podem influenciar conscientemente ou inconscientemente quem está recebendo as informações, ou seja, quem te vê e até você mesmo ao se olhar no espelho.
O estilo do colar
Aqui é algo muito pessoal. Assim como falei no post “Como usar e como escolher brinco masculino” , o estilo do acessório não pode ditar o seu estilo e sim o seu estilo quem vai ditar o estilo do acessório.
Você já tem um estilo definido, sabe o que gosta de vestir, as ocasiões, os momentos e tudo mais. Então vai saber escolher seu colar com maestria. Ainda mais agora sabendo sobre o formato, o tamanho e sua comunicação.
São muitos materiais, cores, espessuras, formatos de elos (no caso de correntes) para indicar um a um. Couro, metais, pedras, finos, grossos…
Uma dica: busque no google os estilos de roupas que você mais curte, e começa a reparar nos colares dos caras. Ou busque aquele cara famoso que você se inspira, e veja como ele usa colar.
Mais uma dica que vai ajudar um pouco nessa escolha caso você queira algo mais neutro, atemporal e versátil: os colares mais finos de materiais nobres como prata e ouro, vão bem com tudo e pode ser um ótimo investimento.
Como usar colar masculino
Do mais básico ao mais criativo não existe uma regra. Crie seu estilo. Lembre-se das mensagens que seu colar vai transmitir.
No look mais básico ele vai ser um complemento e tanto. No look mais despojado e criativo, ele vai ser um elemento que tem que conversar com o restante.
Posso usar mais de um colar?
Pode sim e eu até acho legal. Use 2 ou no máximo 3 colares e que condizem com o seu estilo e que eles conversem entre si. Misturar formatos (triangular e arredondado) pode ficar estranho, sem congruência. Porém tudo depende do seu estilo e da mensagem que você quer passar.
Aposte em camadas. Um colar sobrepondo o outro, dando aquele efeito de profundidade interessante.
Após dicas de comunicação com formatos e tamanhos, dicas para procurar e ajudar você a escolher, só me resta fazer aquele compilado de imagens de visuais que eu encontrei por aí e que eu aprovo muito. Aqui não tem nada de look ruim, só escolho estilo legal para você se inspirar.
Confere aí!
Looks com colares masculinos