Tipos de calça masculina – mais de 20 modelos para você conhecer
Conhecer nunca é demais! Saber quais são os tipos de calça masculina existentes é legal para você ter um maior repertório cultural e também de escolhas.
Para as pessoas que trabalham com design de moda, consultores e stylists, este conhecimento se torna ainda mais necessário. É muito importante este repertório para a base dos ofícios – que é a criação (seja de uma peça, de um estilo, de um look). Para os entusiastas de moda masculina ou meros usuários das calças, este conhecimento fica apenas no campo da escolha pessoal e ocasional. Mas isso não torna este conhecimento menos importante.
A ideia aqui é compartilhar este conhecimento para vocês fazerem a melhor escolha. Para ter escolha é necessário ter opções, e quanto mais, melhor. Escolha do diferente, escolha do ideal para seu gosto, alguma atividade ou ocasião de uso. Vamos juntos conhecer?
Antes de continuar, é importante deixar claro que os tipos de calça masculina do post são de modelos e não de modelagens ou tecidos. Em alguns casos a modelagem ou o tecido se tornaram tão característico que na linguagem popular, ou um ou outro acabara por se tornar o “nome” da calça. Mas não é bem assim que as coisas funcionam.
Uma calça de sarja, como é popularmente chamada, não é um modelo de calça propriamente dito. Existem diferentes modelos de calça que podem ser de sarja – tem chino em sarja, calça de cinco bolsos, calça cargo e até jogger em sarja. O mesmo vale para a calça de moletom. Existe até calça de alfaiataria em moletom. Tanto a sarja como o moletom são nomes de tecidos.
Compliquei? Então vamos entender quais são estes tipos e modelos de calças masculinas.
Modelos de calças
Agora que você entendeu que um tecido, não necessariamente é um modelo/ tipo de calça, entenda que a modelagem também não. Este é mais fácil de compreender e muitos já perceberam isso.
Calça skinny, calça slim, calça bootcut são alguns exemplos de modelagens. A calça baggy é um exemplo a parte. Existem baggys em alfaiataria, baggys chino, baggys jeans. A tradução ao pé da letra para baggy é folgada.
Para saber se a calça entra em uma categoria de calça ela não precisa ser sentida no toque (onde você sente o tecido) e também não precisa ser reconhecida pela silhueta (modelagem).
Alguns fatores que podem definir um tipo de calça: um cós diferenciado, um bolso aleatório, um tipo de bolso, um elástico ou punho na barra, um aviamento diferente, ou simplesmente a história daquela peça (de onde veio, quem usou, entre outros).
Vamos entender na prática com imagens dos tipos de calças.
Calça social
É a calça feita por um alfaiate para trajes formais como terno, smoking, fraques e similares. Geralmente ela faz parte de um conjunto mas por conta da democratização da moda e a criatividade das pessoas, hoje ela é usada também em outras ocasiões que não as mais formais.
Uma calça social é considerada uma calça de alfaiataria, pois foi produzida por um alfaiate. A diferença para o modelo de calça de alfaiataria existente nos dias de hoje, é que o conceito de calça social ou faz parte de um conjunto (terno, por exemplo) ou possui um tecido ou modelagem mais clássico.
Confira também “traje social masculino“.
Calça de alfaiataria
Na escala de formalidade e/ou sofisticação ela vem na sequência da calça social pela similaridade. A diferença, além da explicada anteriormente, é que a calça de alfaiataria – que hoje se tornou um modelo/tipo – pode quebrar algumas regras de formalidade que vão desde o caimento, passando por estampas e padronagens, cores e podem ser de tecidos mais casuais.
Exemplos: uma calça cropped, uma padronagem xadrez ou listrada até de alto contraste, uma cor chamativa como um amarelo, ou um tecido mais informal como o linho ou algodão. Lembrando que tudo isso, mesmo acompanhado de um paletó, torna o look casual.
Já falei também sobre os trajes e dress code masculino.
Calça chino
Até pouco tempo atrás as pessoas chamavam as calças chino de calça de sarja ou cáqui. Sarja é o tecido da calça chino tradicional, um algodão sem elasticidade nenhuma. Hoje este modelo evoluiu e ganhou novas composições no tecido e consequentemente de modelagens e cores além das terrosas, mantendo a mesma aparência de cós, aviamentos e bolsos. Tem até chino em linho ou cotelê.
Já falei das calças chino masculinas também. Lá tem toda a história e muita inspiração de uso.
Calça cargo
Uma calça utilitária que ganhou o mundo inspirando muita gente. Vire e mexe ela “sai” das tendências mas sempre volta. Eu a considera uma calça atemporal e não de tendência, mas enfim.
Sua característica principal são os bolsos nas laterais. Vale ressaltar que apesar de ser adaptável ao mundo casual, este é um tipo de calça que passeia por diversas utilidades, que vão desde as laborais até as práticas esportivas. O que vai harmonizar com cada ocasião é o corte, o tecido, e alguns detalhes (tipo penduricalhos). Para não errar no uso casual, aposte em uma de sarja ou linho, sem firulas. Use essa da foto como exemplo.
Calça jeans (cinco bolsos)
Sim, a calça jeans é uma calça de cinco bolsos mas ela se chama jeans, pois nasceu com este nome e antes da calça de cinco bolsos. Ela nasceu como uma calça utilitária, mas desde a década de 50 do século passado, as calças jeans se tornaram o tipo de calça mais popular do mundo.
Suas características principais são: o tecido denim (na maioria das vezes na cor índigo), o quinto bolso pequeno no interior de um dos bolsos, os rebites de reforço e o tipo de costura.
Tem bastante material na internet sobre a história do jeans. Recomendo a leitura.
Calça cinco bolsos
A filha – ou seria neta – das calças jeans. Ela é praticamente idêntica ao jeans, com o quinto bolso e os rebites, mas não é considerada jeans por conta do tecido. Os tecidos mais comuns de encontrar este modelo são o veludo cotelê, o couro e a sarja.
Usando a lógica das calças jeans, aqui no Brasil as pessoas usam o nome do tecido para identificar este modelo. Por isso você vai ver muito por ai ela sendo chamada de “calça de sarja” ou “calça de veludo” ou “calça de couro”. A verdade é que todas essas, quando tem a principal característica mencionada, é sim uma calça de cinco bolsos.
Calça jogger
Tem jogger com características da chino, em jeans, cinco bolsos… A questão é que jogger se tornou um estilo de calça por conta de um modismo criado e que caiu nas graças do público.
A característica principal para a calça se tornar uma jogger é o elástico ou punho em ribana (sim, igual aqueles colocados nas blusas de moletom) na barra. Este algo a mais característico dessas calças devem ser bastante perceptível ao ponto de marcar o fim da calça.
Digo isso porque outros modelos de calças também possuem o punho ribana, como é o caso das sweatpants e das trackpants. Lembrando que pant é calça em inglês.
Calça sweatpant
Como não tem uma tradução literal para sweatpant, importamos o nome inglês mesmo. Sweat que tem origem do “sweater” que é roupa usada para provocar suor. Sweat que vem de suar.
Aquela calça que você sempre chamou de calça de moletom, mais relax e muito casual se chama sweatpant. Engana-se quem acha que só existe sweatpant em moletom, para ficar em casa ou para praticar algum exercício no frio. Hoje já existem modelos similares as tradicionais sweatpants em algodão e até linho. Em alguns casos elas podem até se passar por uma alfaiataria ou chino, e já são usadas de forma casual (além da tradicional feita para prática esportiva ou ultra casual).
Sua característica é o conforto do tecido, a silhueta fluída e o cós em elástico, com cordão ou não.
Calça trackpant
Resolvi ilustrar a trackpant com um traje chamado tracksuit. Na tradução literal seria algo como traje de treino.
A calça trackpant é a calça deste conjunto ai. Muita gente confunde achando que a calça tem que ter listras na lateral, mas não é necessariamente isso. Sua origem vem do esporte, produzida na maioria das vezes com tecidos sintéticos e usada como uniforme por atletas do mundo inteiro. A Adidas foi a grande responsável por popularizar este tipo de calça – e traje – também no universo casual.
Logo grandes grifes apostaram em diferentes estilos e padronagens a ganharam adeptos no mundo todo. Tem gente que só usa a calça, outros só o casaco, mas o que recomendo que fica legal para caramba no casual é usar o conjunto todo.
Quer um exemplo melhor? Repare na galera do personagem vivido por Colin Farrell no filme “The Gentlemen – Magnatas do crime” e dirigido por Guy Ritchie. Estilosos demais! (assista ao filme também).
Calça trekking e calça hikking
Calças utilitárias para algumas práticas esportivas geralmente tem características em comum no universo da moda. Resolvi colocar junto as calças para trekking e hikking (foto).
Os tecidos são sintéticos ou tecnológicos. É necessário conforto, proteção e praticidade para quem pratica o esporte. Algumas diferenças das calças vão depender do clima e das condições em geral para que cada esporte adapte sua indumentária à prática.
Vale lembrar que são para a prática de um esporte específico. Se você se preocupa com estilo e elegância, não use de forma casual.
Calça legging
Mais uma calça com tecido sintético que foi criada para práticas esportivas. Elas são muito justas ao corpo e possui bastante elasticidade.
As mulheres aderiram as leggings para o uso casual faz tempo. Alguns homens tentam emplacar a ideia mas sem sucesso.
Por ser uma peça confortável para a movimentação, além de poder ser usada também para compressão, os homens vem usando a peça para usar durante os treinos nos dias frios.
Calça jegging
Calça jegging é a mistura da calça jeans (na aparência) com a calça legging (na elasticidade e silhueta). Eu digo na aparência, pois é muito difícil criar uma calça com tamanha elasticidade com o algodão que é produzido o jeans.
Independentemente se é esquisito, cafona ou não, o fato é que existe este modelo também para o público masculino. Por isso tinha que ser mencionada aqui. Na foto, é um homem usando.
Calça capri
A principal característica da calça capri é a altura da barra dela. Você não sabe se é um bermudão ou uma calça curta.
Existem calças capri com designs e tecidos diversos. Lembro uma época no final da década de 90 que chegou a fazer sucesso aqui no Brasil (por conta do clima também). Andei lendo por ai que este tipo de calça foi criado na ilha de Capri, na Itália, por isso o nome. Você lembra da febre dessas calças?
Macacão e jardineira
Vale mencionar jardineiras e macacões neste post. Ambas são utilitárias, criadas para alguma atividade laboral, e no casual são usadas principalmente por fashionistas ou adolescentes.
São vários modelos, tecidos, características. A intenção aqui foi apenas relembrar que essas peças podem sim serem consideradas calças, já que cobrem cada uma das pernas separadamente.
Calça carpenter – carpinteiro
Uma calça pouco lembrada, talvez por falta de conhecimento ou esquecimento, mas que fez muito sucesso ali no final da década de 90 e começo dos anos 2000. Lembro até hoje que as pessoas usavam, principalmente os skatistas.
Sua característica marcante é este pequeno bolso e essa tira na parte traseira da coxa para inserir ferramentas que o carpinteiro usa. No restante ela pode parecer (ter características) de uma calça jeans, uma cinco bolsos, e até uma cargo ou chino.
Calça bushpants
Confesso que essa eu não conhecia e na verdade acho que também nunca tinha visto. Eu falo que aprendo muito junto com vocês.
Uma rápida pesquisada no google, e descobri que essa calça fez sucesso principalmente nos anos 70. Ela é considerada uma peça utilitária ou worker. Pesquisando também, descobri, que assim como a cargo, ela tem de diferentes cortes, modelagens, tecidos e até com características de outros modelos (tipo chino, jeans, alfaiataria).
Sua característica única, assim como as cargos, são os bolsos. A diferença é que na Bushpants, os bolsos são na parte frontal da coxa.
Calça harem
As calças Harem de hoje em dia são releituras das calças orientais de muitos anos atrás. Foi no início do século passado que elas se tornaram mais conhecidas e usadas pelos ocidentais.
Apesar da similaridade com os collutes (da época do rei Luis XIV), as calças harem são mais compridas, mais bufantes e presas no tornozelo.
Essa da foto está mais curta, mas nem por isso perde a característica de uma calça harem.
A calça harem também inspirou calças como: bloomers, shalwar, o dimije, o sirwal e o sharovary. A maioria pouco lembrada por fazer parte das indumentárias orientais.
Calça thai
As calças thai não deixam de ser uma calça harem. A diferença é que ela ficou popularmente conhecida aqui no Brasil como Thai.
Pouco usual para homens casuais e muito lembrada pelos praticantes de yoga. Isso só dá pelo conforto da modelagem e dos tecidos.
Calça saruel
A calça saruel também teve seu boom em meados dos anos 90 e início dos anos 2000 aqui no Brasil. Jovens se aventuravam no mundo das calças com cavalo para lá de grandes para criar estilo swagger.
É possível encontrar saruel de todos os tipos: jeans, cinco bolsos, chino, sweatpants (essa mais comum). Sua principal característica é o cavalo da calça maior que o “convencional”. Não sei de fato dizer, mas pode ter sido inspirada pelas calças harem.
Calça culotte
O cullote é o avô distante de todas as calças. Foi na corte do rei Luis XIV, o maior influencer de moda masculina que este mundo já viu, que o cullote foi popularizado e entrou para a história.
Luis XIV foi o homem que surgiu com o primeiro terno da história: três peças de tecidos e padronagens iguais. A diferença para o business suit de hoje é que ainda não era paletó e sim um tipo de casaca, ainda não era o colete curto e sim mais longo e ainda não era uma calça e sim um cullote. Mas essa história eu conto outra hora para vocês.
A característica do cullote tradicional é que ele era um pouco mais comprido que uma bermuda e tinha que ser amarrado nas extremidades. As meias brancas cobriam todo o resto.
Hoje as calças cullotes são mais compridas (como exige os dias de hoje) e apesar do nome só tem uma vaga lembrança do verdadeiro cullote. Existem calças cullotes de diferentes tecidos, cós e bolsos.
Para se ter uma ideia, a bombacha, tradicional calça gaúcha é basicamente um cullote.
Bombacha
A bombacha é sinônimo de tradição gaúcha. Ela é uma calça que perdurou por anos, desde a guerra do paraguai aqui pelo Brasil, que está muito mais próxima de um cullote (o avô de todas as calças).
Uma de suas características é que elas são abotoadas no tornozelo. O nome foi adotado do termo espanhol “bombacho”, que significa “calças largas”.
A bombacha pode ser feita de brim, linho, tergal, algodão ou tecidos mesclados; de padrão liso, listrado ou xadrez discreto. As cores podem ser claras ou escuras, fugindo-se de cores agressivas, chocantes e contrastantes.
No Rio Grande do Sul, a bombacha, juntamente com toda a indumentária característica do gaúcho, é considerada traje oficial desde 1989, quando foi aprovada a Lei Estadual da Pilcha pela Assembléia Legislativa. De acordo com a Lei, a pilcha gaúcha, o conjunto de vestes tradicionais tanto masculino quanto feminino, pode substituir trajes sociais—ex. terno e gravata para os homens e vestidos de tecidos mais nobres para as mulheres, em qualquer ocasião formal que ocorra no Rio Grande do Sul.
Ficou sentindo falta de algum tipo de calça? Conhece mais uma que eu esqueci ou talvez eu não conheça? Deixe nos comentário e vamos aprender juntos.
2 thoughts on “Tipos de calça masculina – mais de 20 modelos para você conhecer”