Qual a diferença entre blazer, paletó, terno e costume?
Qual a diferença entre blazer e paletó? E de terno e costume? Posso usar um blazer no lugar de um paletó ou um paletó em um look casual?
A moda masculina nos prega algumas pegadinhas de estilo. As vezes um simples detalhe pode fazer com que uma peça de roupa mude demais suas características, sendo alterada toda a forma de uso e contexto.
Um tecido, um corte, uma modelagem, alguns aviamentos, a estrutura… Todos estes ou apenas um deles pode ser suficiente.
A partir de hoje você vai descobrir o que significa cada um destes termos e as pequenas diferenças de ocasiões e momentos de uso. Agora de uma coisa eu posso falar com propriedade e você deve saber. Investir nessas peças e saber usá-las de forma legal, vai te deixar muito mais elegante e estiloso.
Vamos entender cada um e suas diferenças?
O que é um terno?
Um terno, como o próprio nome nos indica, são três peças. É aquele conjunto social de três peças, usado muitas vezes por advogados, executivos de empresas – principalmente de áreas administrativas e financeiras.
As três peças são compostas por: calça, colete e paletó, todos em alfaiataria. Essas peças formam um conjunto, ou seja, elas devem ter o mesmo tecido, cor e padronagem. Seu corte é mais clássico.
Sua origem, segundo a literatura da história da moda, é datada do século XVII com o então rei da França Luis XIV. Porém este terno não surgiu exatamente como conhecemos hoje. Ele foi se modificando durante o tempo, e apenas no século XIX é que começou a tomar as proporções que conhecemos hoje.
Para os mais novos ou desavisados, sei que pode parecer estranho um traje social com colete, mas a realidade do terno é essa. O problema é que já não é de hoje que chamamos o costume – o traje ao qual estamos mais acostumados – de terno e isso já caiu no imaginário popular.
Conheça os tipos de ternos e tudo o que você precisa saber sobre este traje.
O que é um costume?
O costume é o que muita gente chama de terno. Calça e paletó de um mesmo conjunto, produzido por um alfaiate, para trajes que vão desde um esporte fino até um social completo.
“Então é o mesmo que um terno mas sem colete?” Isso mesmo.
Os tecidos mais comuns para estes trajes são lã fria, poliviscose, algodão, linho, tweed, flanela…
Diferença entre terno e costume
A principal diferença entre terno e costume é o fator terceira peça – o colete – deste traje clássico que compõe o social, mas por percepção, a diferença pode ir além.
O colete deixa o traje muito mais elegante e formal, por ser mais fechado, rememorando os trajes dos reis e da aristocracia. Quando o traje tem o colete, os cortes e caimento dos ternos, acabam sendo mais retos, formais, os tecidos mais nobres e sociais.
O costume pode ser além de social também mais casual, ou seja, ele pode ter um tecido mais comum como algodão ou linho, e com a criatividade dos homens contemporâneos, hoje pode ser comum ver um homem de costume com tênis, ou costume com camiseta ao invés de camisa. Quando usado com terno, estes dois já não ficam legais.
O que é um paletó?
Paletó é a “jaqueta” do terno ou costume. A peça que sobrepõe a camisa.
Oficialmente ela deve fazer parte do conjunto e usada apenas com o conjunto, porém com os avanços e a criatividade do homem contemporâneo, os homens passaram a usar um paletó de um terno (ou costume) com a calça de outro terno. Este tipo de traje podemos chamar de costume quebrado.
Principais características de um paletó
Os paletós são considerados os mais formais. Dada a sua natureza formal, o paletó sempre será mais simples que um blazer, por exemplo.
Um paletó é desprovido de bolsos extravagantes e detalhes extras.
Os botões dos paletós de hoje geralmente são de plástico. No entanto, os ternos mais sofisticados podem vir com botões de chifre ou madrepérola.
Um paletó é feito para fica mais justo, definir uma silhueta. Deve ficar rente ao corpo. Também não deve ser usado com várias camadas por baixo. É mais comum que seu comprimento seja um pouco maior que de um blazer, chegando a cobrir boa parte da bunda. Isso não é uma regra.
Os paletós geralmente vêm com lapelas entalhadas (notched). Ocasionalmente, lapelas de bico (peacked) são usadas em ternos.
O que é um blazer?
O blazer é uma “jaqueta” similar à um paletó, porém ele é único e não faz parte de nenhum conjunto.
O termo blazer foi usado pela primeira vez por volta de 1825 para definir os blazers vermelhos usados pelos membros do Lady Margaret Boat Club, o clube de remo do St. John’s College, em Cambridge. Suas jaquetas eram chamadas de blazer (da palavra “blaze”) por causa do tecido vermelho brilhante usado para adaptá-las, mas o termo foi usado posteriormente para blazers de qualquer cor.
Diferença entre blazer e paletó
Ao contrário do paletó, o blazer tem uma identidade própria: foi criado para ser usado com calças que não combinam. Existem vários tipos de blazers, mas o mais conhecido é o chamado Navy Blazer: um blazer azul trespassado, com seis botões dourados e bolsos com aba. O blazer de abotoamento único vem do blazer do clube. Geralmente é azul e tem bolsos. A moda mudou a natureza desta peça de roupa, e hoje os blazers podem ser encontrados em novas formas e cores Existem diferentes estilos, tanto para paletós quanto para blazers. No entanto, os paletós têm um propósito formal; blazers são mais casuais.
Blazers têm um ajuste mais solto em comparação com paletós. Eles também não são tão estruturados, especialmente na área do ombro. Outro detalhe que diferencia os blazers do paletó são os botões. Blazers terão botões de ouro, prata ou madrepérola.
Aqui no Brasil, tudo o que não é paletó e está um nível de formalidade abaixo, é chamado de blazer. Lá na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, abaixo do blazer ainda tem as “Sports Jacket”. Nós colocamos tudo no mesmo pacote chamado “blazer”.
Estes blazers mais casuais, por exemplo, devem sempre ser folgado o suficiente para permitir camadas por baixo.
Eles também podem ter outros tecidos que têm uma textura áspera e crespa em tons de marrom, verde, cinza e azul, e geralmente em padrões xadrez.
Quando vestir blazer e quando vestir paletó?
O paletó é o traje masculino mais formal. Graças ao contorno equilibrado e estruturado, o paletó é a peça perfeita em quase todas as ocasiões formais. Em suas reuniões de negócios do dia a dia, ele pode usado com calças tom sobre tom; de acordo com as tendências recentes, em contextos menos formais pode ser usado com calças de cor contrastante.
Um blazer é um curinga, pode ser usado tanto em contextos casuais quanto em reuniões de negócios casuais. É menos formal que um paletó clássico e o companheiro perfeito para suas atividades de fim de semana, porque tem uma elegância casual que é inadequada em ocasiões formais de negócios.
Confira também como usar blazer masculino.