Melhores marcas de relógio com ótimo custo benefício e o porquê delas serem tão boas
Voltamos a falar dos relógios masculinos, as principais joias do nosso universo. Quem não deseja ter um Rolex, um Hublot, um Pateck Philip? Pois é. Muitos homens tem este sonho em carregar no pulso uma dessas joias clássicas de marcas que carregam valores que vão além das cifras.
Sempre ouvimos falar que um relógio bom, ou, que um relógio de verdade – com V maiúsculo, não é barato. Eu digo que é mentira. Não podemos colocar no mesmo cesto o relógio usado como acessório, e uma joia. O primeiro seria como uma bijuteria comparado ao segundo, mesmo tendo seu valor, sua beleza e suas qualidades. O segundo tem um peso de uma marca, valores, materiais raros, processo de fabricação diferenciados.
Não desanime porque você ainda não tem sua joia de uma dessas marcas de relógios de luxo famosas. Trabalhe e gere valor para conquistar. E se para muitos pode parecer besteira ou frivolidade, um relógio de luxo valoriza a cada ano. Realmente é uma joia com valor de mercado.
Enquanto isso, continue usando seu relógio como acessório, como adorno ou utilitário. Mas tenha um relógio bom e bonito e empregue seu valor nele. Tem muito relógio bom e bonito por ai, que sabendo escolher também pode ser considerado uma joia e tanto. Marcas tradicionais que já caíram nas graças de um público com menor poder aquisitivo, mas nem por isso menos exigente ou conhecedor.
Pensando em você que busca um destes relógios com ótimo custo benefício, resolvi estudar a fundo e selecionar as melhores marcas de relógio que possuem estes requisitos. Vamos lá?
Bulova
Fundada em 1875 pelo tcheco Joseph Bulova em Manhatan, quando este ainda tinha 19 anos, a marca é uma das mais clássicas e conceituadas dessa lista, e tem um propósito bem definido desde a sua criação: que é a precisão e a elegância.
Apesar da tradição e do status conquistado, ela não é uma marca de relógio para o público A ou AA, pois possui valores bastante acessíveis. A história da marca é admirável, com importantes sacadas de marketing e publicidade gratuita de grandes personalidades. Só para você ter uma ideia, em 2000, no aniversário de 125 anos da Bulova, Rudolph Giuliani, então prefeito de Nova Iorque, proclamou oficialmente, no dia 4 de Outubro, o ‘Dia da Bulova’. Este dia foi um mérito reconhecendo a importância da marca para a história do país.
Por essas e outras, a Bulova é respeitada e admirada por pessoas de todos as classes e esferas, do público C ao A.
Casio
A Casio é uma gigante marca japonesa de tecnologia fundada em 1946. Seu primeiro produto foi uma espécie de anel onde você poderia colocar o charuto aceso para fumar sem tocá-lo. Após vários produtos tecnológicos no mercado, somente em 1976 que a Casio criou seu primeiro relógio, também tecnológico, o Casiotron.
O boom da marca como uma das principais no segmento de relojoaria foi na década de 80 com os clássicos relógios digitais de boa qualidade e acessível a diferentes públicos. Dalí pra frente é só sucesso.
Hoje a marca produz diferentes tipos de relógios, dos digitais ao clássicos analógicos, além de subdivisões focadas em diferentes estilos de público. Para você ter uma ideia, a Casio também é dona das marcas G-Shock, Baby-G, Edifice, Sheen e Pro Trek.
Citizen
Outra japonesa na lista, a Citizen Watch Co foi oficialmente fundada com este nome em 1930 , promovendo uma mentalidade multi-cultural como um “cidadão”(citizen) do mundo.
Citizen foi pioneira em algumas tecnologias, como por exemplo, o relógio anti choque e o relógio resistente a água, além de um marco que foi a criação do mecanismo Eco-Drive – relógios movidos a luz, introduzido em seus modelos em 1976, revolucionando a indústria de relógios, ajudando o meio ambiente.
Os relógios Citizen atendem os mais diversos públicos, eles variam de relógios de mergulho, relógios esportivos até relógios sociais, todos com um ótimo custo benefício.
Fossil
Fundado em 1984 no estado americano do Texas pelos irmãos Tom e Kosta Kartsotis que continuam ainda hoje por de trás da marca. Fossil, que significa literalmente “fóssil”, era a alcunha que estes irmãos deram ao seu avô!
Com design inovador e atemporal das suas linhas de relógios a Fossil logo conquistou seu espaço no mercado relojoeiro. Na década de 90, a investida foi no mundo da moda e logo a marca passou a apresentar coleções para homem e mulher também nos setores do vestuário e dos acessórios, onde se destacou a bijutaria, as carteiras e os óculos de sol.
Com relação preço-qualidade-estilo, a Fossil inspirou-se no American way of life para desenhar linhas de relógios casuais e clássicas, ambas altamente funcionais e a preços acessíveis. Em 2001 a empresa juntou-se a Zodiac Watch, garantido assim uma presença suíça no seu império crescente. Em 2004 foi a vez da Michele Watch, igualmente suíça, posicionando-se também como uma marca de luxo.
Com o sucesso da marca ao longo das últimas duas décadas, a Fossil passou a ser procurada por outras empresas e designers para parcerias – Burberry, Emporio Armani, DKNY, Adidas, Diesel, Philippe Starck, Michael Kors, Frank Gehry e Marc Jacobs são só algumas das grandes.
Longines
Fundada por Auguste Agassiz em 1832 na Suiça, a Longines é uma das mais antigas relojoarias do mundo. Apesar de estar nessa lista de marcas de relógios com os melhores custo benefício, a Longines é considerada uma marca de luxo e possui relógios que podem custar mais de 100 mil.
Ainda assim, é possível encontrar relógios Longines na faixa dos 2 ou 3k. Por isso ela está sendo citada. Ter uma joia de uma marca tão tradicional, clássica, com a qualidade Suíça por tão pouco? É possível!
Uma curiosidade no mundo das marcas, é que a Longines é a única que nunca trocou seu logo. Interessante, não? Se você quer ter um relógio clássico e Suíço, recomendo buscar um Longines e mostrar que sabe das coisas.
Náutica
A marca foi fundada em 1983 nos Estados Unidos por David Chu como uma grife de roupas masculinas. Somente em 1994 que ela passou a produzir relógios com características esportivas, mais especificamente, esportes náuticos.
Seus relógios possuem um ótimo custo benefício que custam a partir de 600 reais aqui no Brasil e ainda possuem mecânica Suiça e designs esportivos belíssimos, digno de um cavalheiro com um espírito jovem e aventureiro.
Hoje a marca faz parte do grupo que detém também as marcas Calvin Klein e Tommy Hilfiger, e o faturamento da empresa já passou a cada do bilhão por ano.
Uma curiosidade da marca é o nome. Náutica é uma palavra que existe em diversos idiomas do mundo todo.
Orient
Fundada no Japão, em 1950, a Orient é admirada mundialmente por seus relógios diferenciados, dos mais clássicos aos mais modernos, que reúnem qualidade, alta precisão, design original e excelente acabamento.
A marca também é reconhecida pelo pioneirismo em oferecer movimentos mecânicos ou de quartzo desenvolvidos e projetados pela própria empresa, combinando a credibilidade da relojoaria tradicional com os avanços da tecnologia.
Nos anos 70, o lançamento do mecanismo automático calibre 46, que trouxe durabilidade e confiabilidade aos modelos, estabeleceu a Orient com uma referência entre as grandes manufaturas relojoeiras.
O calibre 46 está presente em mais de 100 milhões de peças produzidas mundialmente. Raramente, na história da relojoaria, um único mecanismo foi produzido continuamente por tanto tempo.
Seiko
A empresa foi fundada em 1881 por Kintarō Hattori quando abriu uma joalheria chamada “K. Hattori” na área de Ginza, em Tóquio. Onze anos depois, em 1892, começava a produção de relógios sob o nome Seikosha, Em 1924, o nome da empresa mudou de Seikosha para Seiko, começando então a produção de relógios da marca Seiko. Em 1969 a empresa lançou o relógio Seiko Astron, que revolucionou o mundo da relojoaria, iniciando a era dos relógios de quartzo.
Se você perguntar para 10 admiradores de relógios e conhecedores do mercado, qual é a marca com o melhor custo benefício do mundo, eu apostaria que 10 deles responderiam que é a Seiko. Isso se você quer gastar entre mil e 3 mil reais. Um verdadeiro custo benefício.
Swatch
A Swatch é uma marca suíça de relógios de quartzo pertencente ao The Swatch Group. Os relógios da marca utilizam o apelo estético como maior destaque. Seus relógios são, muitas vezes, coloridos e utilizam como estampa símbolos culturais, como a série sobre os vilões dos filmes do agente James Bond.
A marca “Swatch” é geralmente mal interpretada, pois frequentemente julgam que o seu nome deriva de uma contracção das palavras “”Swiss Watch””, mas Nicolas Hayek, o presidente de The Swatch Group, afirma que a contracção original era ” Second Watch “. O novo relógio foi introduzido como um novo conceito do produto: casual, divertido e com acessórios não reutilizáveis. A primeira coleção de 12 modelos da Swatch foi lançada no dia 1 de Março de 1983 em Zurique. Inicialmente o preço variou de 39.90 a 49.90 francos suíços, mas foi unificado em 50 francos suíços no Outono do mesmo ano. Os objetivos de vendas fixados foram de 1 milhão de relógios para 1983 e 2.5 milhões para o ano seguinte. Com uma campanha de marketing agressiva e um preço muito acessível para um relógio suíço, rapidamente conquistou o seu mercado natal. Comparado com os relógios convencionais, um Swatch era 80% mais barato relativamente aos custos de produção, devido à completa automatização da produção e redução do número de componentes dos habituais 91 ou mais, para apenas 51 componentes.
Os relógios Swatch desfrutaram o pico da sua popularidade nos Estados Unidos em meados de 1980, quando foram abertas diversas “Swatch Stores” com o único propósito de vender relógios da marca. As modas dos anos 80 incluíram usar simultaneamente dois relógios Swatch e usar um como uma faixa de rabo-de-cavalo. Alguns modelos, como o Swatch Popular, permitiam prender o relógio directamente ao vestuário.
Durante este tempo, a empresa introduziu a ideia da criação de parcerias com artistas notáveis, incluindo Keith Haring e outros. Relógios de artista deram um novo prestigio ao que outrora tinha sido apenas um artigo de moda para o uso dos jovens. Embora as vendas dos relógios Swatch estejam no presente consideravelmente abaixo de anos anteriores, a Swatch Group permanece a maior companhia de relógios do mundo , e o grupo acelerou a sua aquisição de marcas de luxo nos anos mais recentes. Estas marcas incluem: Breguet, Blancpain, Jaquet Droz, Glashütte-original, Union Glashütte, Léon Hatot, Omega, Rado, Longines, Tissot, Calvin Klein, Certina, Mido, Pierre Bal-main, Hamilton, Flik Flak e Endura.
A própria Swatch também diversificou consideravelmente as suas ofertas, e a companhia vende agora mais de uma dúzia de diferentes tipos de relógios, incluindo os de corpo metalizado (a série Irony), de mergulho (a série Scuba), de corpo magro e planos (a família Skin) e até mesmo smartwatches.
Swatch foi o cronometrista oficial nas Olimpíadas 1996, Olimpíadas 2000 e Olimpíadas 2004.
Technos
Technos é uma marca de relógios brasileira fundada na Suíça, em 1900 pela família Gunziger. Tornando-se em 1945, internacionalmente conhecida pela qualidade e pelos aprazíveis preços.
Em 1956, o empresário brasileiro Mário Goettems funda a importadora Centauro que passa a ser a distribuidora exclusiva da Technos no Brasil. A companhia tem um crescimento significativo durante as décadas de 50, 60 e 70, sendo que, em 1973, o Brasil passa a ser o principal representante da marca no mundo.
Em 1982, é iniciada a construção de uma fábrica da Technos na cidade de Manaus, que é inaugurada em 1984.
Em 1994, Mário Goettems compra os direitos da marca, transfere a sede para o Brasil e a Technos torna-se uma marca brasileira.
Timex
Fundada em 1854 por Aaron Benedict e Joseph Burton na cidade de Waterbury, Connecticut, a marca produzia inicialmente apenas relógios de parede.
Em 1880, a Timex já produzia relógios de bolso e era uma das principais marcas do ramo. Com a primeira Guerra Mundial a marca ampliou seu negócio, a partir de uma necessidade dos combatentes, produzindo relógios de pulso. Até hoje a Timex é conhecida principalmente pelos seus relógios do tipo Field Watch, ou relógios de combate.
Já falei dos principais tipos de design de relógios de pulso.
Apesar de um boom em marketing na década de 50 e ser uma marca utilizada por grandes personalidade do cinema e da política na época, a Timex preza por relógios de pulso acessível, preciso e durável desde os seus primórdios. Tudo isso faz com que ela também entre na lista de relógios com ótimo custo benefício.
Tissot
Tissot é uma empresa Suíça fabricante de relógios de luxo fundada em 1853 por Charles-Félicien Tissot e o seu filho Charles-Émile Tissot.
A marca introduziu o primeiro relógio de bolso produzido em massa, com duas zonas de tempo, em 1853, e o primeiro relógio anti-magnético em 1929~30. Foi também a primeira a produzir relógios feitos de plástico (IDEA 2001, em 1971), pedra (The Alpine, relógio de granito, em 1985), madrepérola ( o relógio Pérola, em 1987), e madeira (o relógio Wood em 1988). No ano de 1930 a marca fundiu-se com a Omega e os relógios Tissot-Omega desta época são muito procurados por coleccionadores do mundo inteiro.
A Tissot é a cronometrista oficial dos campeonatos mundiais de ciclismo, esgrima, motociclismo e hóquei no gelo. Entre as pessoas famosas que usaram relógios Tissot estão a actriz Sarah Bernhardt, a cantora Carmen Miranda, Elvis Presley, Grace Kelly e Nelson Mandela. James Stewart também usou um relógio Tissot no filme Rear Window.
Victorinox
A Victorinox é uma empresa suíça de materiais de cutelaria em inox, célebre por fabricar os tradicionais canivetes suíços. Fundada em 1884 por Karl Elsener I, a marca só passou a fabricar e vender relógios mais de 100 anos depois, em 1989.
Ainda assim, seus relógios possuem qualidade, precisão além design clássicos, bonitos e elegantes. Com tudo isso ela também passa a ser uma das marcas de relógio com ótimo custo benefício, com preços em torno de mil a quatro mil reais aqui no Brasil.