Cabelo comprido masculino – história, dicas e estilos.
Ter cabelo comprido não é uma missão fácil. É acordar todo dia e ser surpreendido, positivamente ou negativamente, pois parece que o dito cujo tem vida própria. É uma missão quase impossível conseguir arrumar igual aquela vez que você tanto gostou. Estou mentindo?
Falo com conhecimento de causa – deixei crescer por mais de 2 anos, sem cortar ou aparar uma única vez, pelo estilo e também pela experiência de poder falar com autoridade para os leitores do blog e meus clientes na consultoria. Um dia você ama seu cabelo comprido, no outro você está odiando ele. As vezes no mesmo dia você pode ter diferentes sentimentos, do penteado ou da maneira que você o prende.
Manter o cabelo comprido é para poucos. Se você tem, parabéns. Se você está pensando em deixar crescer, só vai e não desista. A experiência é legal, mas antes vou tentar dar alguns toques para você que está querendo viver essa aventura. Para aqueles que já vivem essa aventura, continua por ai que vem algumas dicas sobre imagem, o que representa o cabelo comprido e muita inspiração.
Como ter o cabelo comprido?
Para ter o cabelo comprido basta deixar ele crescer. Um pouco óbvio. Mas não podemos esquecer de alguns detalhes importantes. Durante o processo você deve se desapegar de tentar fazer penteados bonitos e estilosos pois em vários momentos isso será uma missão quase que impossível.
Outro detalhe é saber se você tem paciência para cuidar ou não. Se você não cuidar do seu cabelo, ele vai crescer do mesmo jeito, pois faz parte da nossa natureza. A diferença é que ao cuidar, seu cabelo cresce muito mais saudável e bonito, evitando quedas, pontas duplas, ressecamento, entre outros.
Já falei em como manter o cabelo bonito e saudável.
Como cuidar do cabelo comprido?
Se você quer muito cuidar dos seus cabelos, a dica principal que eu dou é que você procure uma tricologista ou dermatologista. Estes profissionais saberão indicar os melhores cuidados pra valer.
No entanto, posso sugerir alguns cuidados genéricos que você deve ter. São eles:
- Se hidrate;
- Alimente-se bem;
- Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Shampoo, condicionador, creme hidratante e até creme para pentear e finalizador;
- Faça uma hidratação com um profissional de tempos em tempos;
- Corte as pontas após ele ultrapassar a altura do maxilar, com frequência;
- Faça máscaras capilares;
- Evite lavar todos os dias;
- Evite secador quente com muita frequência;
- Lave com água fria de vez em quando;
- Não se estresse. Sim, o estresse pode causar danos aos cabelos.
Qual é o melhor corte para deixar o cabelo crescer?
Recomendo deixar ele crescer após um corte onde toda a extremidade da cabeça esteja com o mesmo tamanho ou muito próximo disso, pois o cabelo irá crescer quase que por igual em toda a parte. Quando ele chegar na altura ideal, seu cabelo ficará mais estiloso e mais fácil de manter.
Se você deixou crescer após um corte muito baixo nas laterais e grande em cima (tipo pompadour ou undercut), espere ele chegar em uma altura considerável – na altura do maxilar, por exemplo – para aparar e criar um visual a partir dali. Evite cabelo comprido com a lateral raspada. A não ser que você seja um viking ou tenha um estilo parecido com um. Abaixo você vai entender.
Confira também os nomes dos cortes de cabelo masculino.
Quanto tempo para crescer o cabelo?
Segundo estudos a média que um cabelo cresce por mês é de 1,2 centímetros. Já li por ai que cada pessoa tem seu tempo.
Levando essa estimativa a sério, após um corte careca quase que por igual – como eu fiz – em 18 meses ele já vai ter passado da altura do ombro. Isso porque os cabelos mais baixos, ali na região do pézinho (nuca e orelhas), chegarão antes na altura ideal.
Você deve levar em consideração a ondulação dos seus cabelos. Uma coisa é o cabelo esticado, outra é ele ondulado. Quanto mais liso for seu cabelo, mais rápido ele vai passar da altura dos ombros.
Confira também cortes e penteados de cabelos ondulados masculino.
A dica é: paciência e desencane. Deixa ele crescer e vai curtindo cada fase, sem esperar chegar no comprimento “ideal”. Quando você menos esperar, lá vai estar ele, grande ao ponto de você querer aparar.
O cabelo comprido para nós homens
Na simbologia o cabelo comprido pode significar erotismo, rebeldia, protesto, jovialidade, sabedoria, força, poder e virilidade. Vamos entender.
Precisamos entender cada época, contexto e cultura para decifrar o símbolo do cabelo comprido masculino dentro do nosso atual momento e do estilo de cada homem.
Vamos primeiro falar do que a natureza nos proporcionou. O maior representante do “cabelo comprido” do mundo animal é o leão. Considerado o rei dos animais, quanto mais imponente a sua juba mais respeitado na alcateia.
O leão é autoridade, poderoso, forte, e sua simbologia representa justiça, sabedoria, segurança e orgulho. Ele está associado à figura do pai, mestre, e ao sol, ou seja, ao masculino. Jesus, por exemplo, era chamado metaforicamente de leão de Judá, e nas crônicas de Nárnia, Aslam, também representa tudo isso. C.S Lewis entendia bem dos símbolos e arquétipos.
Não podemos esquecer de Sansão e a força de seus cabelos.
Na cultura moderna, em filmes, séries e desenhos, os autores retratam por exemplo, Hércules e Aquiles da mitologia Grega e Thor da mitologia nórdica como homens fortes, guerreiros e justos, com uma vasta cabeleira.
Já nas questões culturais, por falar em Thor, os vikings tem um estereótipo de homens fortes, altos e cabeludos em sua grande maioria. Eles representam um espírito guerreiro, aventureiro com traços de rebeldia.
Durante a idade média, grande parte dos nobres, magos e até sacerdotes europeus possuíam cabelos longos, independentemente de serem fortes ou não. Aqui o símbolo representa o luxo (pelo fato de conseguir cuidar), o poder, a justiça e a sabedoria.
E por falar em sabedoria, índios americanos também são conhecidos por belos cabelos longos e lisos, presos ou não. Quanto maior, mais poderoso e sábio dentro da sua aldeia. Estes tem licença poética de sobra para usar tranças estilosas sem parecer afeminado. Isso me lembrou até o Trujillo, baixista de Metallica, com suas tranças estilosas e com uma história étnica de sobra.
São diversas culturas que representam diversos símbolos e arquétipos.
Mas por que entender o símbolo do cabelo comprido?
Chegamos em um ponto importante. Por que você quer deixar o cabelo crescer? Você já parou para pensar nisso?
Pode parecer bobagem, mas você não vai só estar carregando um cabelo comprido na cabeça. Você está carregando diversos símbolos, e seu estilo pessoal, seu porte físico e sua origem a partir do entendimento dos seus antepassados, pode deixar seu cabelo comprido ainda mais bonito. Procure entender sua história ou o que você quer transmitir.
Estilos
Qual a sua origem? Você já parou para pensar nisso?
Vou citar algumas etnias e você pensa consigo em qual você se encaixa por conta da sua aparência: europeu ocidental, nórdico (viking), indígena, japonês, maori, africano, índio americano, indiano, médio oriental…
Essas são só algumas que me vem a cabeça agora. Mas por quê isso?
A moda foi inventada ali por volta do século XIII na Europa Renascentista, segundo o filósofo Gilles Lipovetsky e outros estudiosos do assunto. Antes disso (ou longe da civilização ocidental da época), o estilo era algo mais cultural e étnico. E isso traz uma mensagem e bagagem muito forte.
Você sabendo um pouco das suas origens e entendendo a sua aparência física, fica muito mais congruente você copiar algum estilo étnico, pré modismos, com sua vasta cabeleira. Isso te deixará mais viril e com uma carga cultural enorme para desenvolver o estilo.
Logo após o surgimento da moda na sociedade, até a aparência se tornou efêmera e frívola. Tanto é que alguns modismos de cabelo comprido que fogem dos tradicionais/culturais, surgem e passam como um sopro. Fora que tira um pouco da masculinidade do varão.
Só para lembrarmos de alguns: enrolados e volumosos no século XVI e XVII, perucas brancas com rabo de cavalo, escovados e franjinhas na década de 60, lambidos estilo hippie, repicados, mullets, coque samurai (para quem não é nem um pouco parecido com samurai), emos repicados…e por ai vai.
No final, os clássicos perduram e não faz a gente sentir vergonha alheia anos mais tarde. Estes clássicos tem origem étnicas, antes do surgimento da moda. São estes que continuam comunicando rebeldia, sabedoria, justiça, força, poder e virilidade. Por isso, escolha com sabedoria o estilo de cabelo comprido que você quer. Depois não diz que não avisei.
O que comunica cada estilo de cabelo comprido?
Agora que eu já falei muita coisa, vamos entender o que cada um pode comunicar.
Começando pelos mais velhos. Homens idosos, alguns com cabelo comprido branco ou grisalho, vai transmitir sabedoria e justiça, independentemente da etnia. Por quê você acha que Deus é retratado em obras de arte como um senhor de cabelos brancos e barba branca?
Gurus indianos, magos, caciques ou chefes de tribos, rastafáris, samurais mais velhos. Todos eles são representados com grandes cabeleiras, sem firulas, cada um com sua carga cultural.
Confira também cabelos grisalhos masculinos.
Já o homem adulto cabeludo, também sem cortes repicados com franjinhas ou seja lá o que for, geralmente é o guerreiro, o herói em busca da sua jornada. Este é representado por um homem forte – nem sempre só de músculo e sim de virtude – e muitas vezes com barba.
Se o homem é magro e possui cabelos compridos, este geralmente é associado às artes ou ciência. O estudioso que um dia pode vir a se tornar o sábio. Este raramente usa barba cheia como o guerreiro.
O homem cabeludo associado às artes só deve tomar cuidado para não cair na luxúria.
Tudo é arquetípico. Passamos a vida inteira lendo livros e mitos, assistindo filmes e séries onde está tudo representado. Basta não inventar.
Por isso a dica é: cuidado com os modismos nos cortes e penteados de cabelo comprido como ocorreu principalmente da década de 60 em diante, e mire nestes casos mais profundos, cultural e arquetípico para construir seu estilo com cabelo comprido.
Como usar cabelo comprido masculino?
Vamos de exemplos de homens contemporâneos com elementos que foram citados neste post.
O estilo de roupa, condiz muito com o estilo de cabelo. Também é arquetípico. O jovem ou o homem adulto que quer usar cabelo comprido, dificilmente vai ser um homem social de terno e gravata. Geralmente são artistas ou guerreiros, por isso estão mais próximos dos estilos criativo, sexy e romântico.
Já os mais velhos, são representados pelos arquétipos do guerreiro e pelo sábio. Geralmente já passaram da fase de se aparecer pelo estilo e aparecem mais pela sabedoria. Dificilmente terão um estilo muito chamativo.
Agora vamos de exercício. Você tem qual etnia enraizada no seu sangue? Você tem qual aparência? Qual é o seu tipo de cabelo e cor da sua pele? Você é forte ou mais franzino? Você está mais para guerreiro, artista, romântico ou sábio? Pensando tudo isso, separei diversas imagens de cabeludos estilosos de diferentes etnias para você se inspirar. Vamos lá.
1 thoughts on “Cabelo comprido masculino – história, dicas e estilos.”