Como usar mocassim, driver e loafer, e entenda suas diferenças
Eles podem se enquadrar tudo dentro da categoria dos mocassins, ao menos aqui no Brasil. Já nos acostumamos e não vejo nada de errado com isso. Afinal de contas, se levarmos ao pé da letra a tradução de “Loafer shoes” nos principais tradutores da internet eles nos darão como resposta “sapato mocassim”.
Nos Estados Unidos e na Europa a divisão entre Mocassim e Loafer é mais clara e ainda assim gera dúvidas. Já o Driver, este sim é fácil de qualificar. Lembrando que todo Driver é um Mocassim.
Aqui vai uma pergunta: Qual o modelo de sapato que Michael Jackson e Elvis Presley usavam em suas apresentações?
Resposta A: Mocassim
Resposta B: Loafer
Pesquisa no Google Brasil e descobrirá diversos artigos falando do clássico Mocassim usado por estas lendas da música. Busque no Google internacional e não encontrará uma menção deles usando Mocassim e sim Loafer. Acertou quem disse a resposta B. O rei do pop e o rei do rock usavam Loafers em suas apresentações. Lembrando que existem diversos modelos de loafers, mas isso fica para um próximo post.
Mas qual a diferença entre Mocassim, Driver e Loafer?
Mocassim
O Mocassim é mais antigo do que imaginamos. A palavra é de origem Algonquiana, povo indígena que viveu na América do Norte em meados do século XVI, mas por conta das suas características, este tipo de sapato pode ter surgido há mais de 30 mil anos e veio evoluindo de acordo com a região, clima e solo.
Mocassins são sapatos cujo o couro (hoje existem outros tecidos como a camurça) é o único material, e não possui uma divisão (o que pode ser chado de “vira”) entre sola e cabedal. O couro sobe desde a sola até a ponta dos pés e possui uma costura com outro pedaço de couro na parte onde fica o peito do pé, em formato de U.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mocassim
Hoje já existem Mocassins feitos de diversos tecidos, detalhes e com diferentes solados colocados logo abaixo da matéria principal. O mais comum destes solados são borrachas anti deslizantes de diferentes formas. Daí surgiu o driver.
Mocassim em couro com outro tipo de soladoMocassim com sola de borracha em toda extensão. Pouco maleável. Mocassim com borracha injetada.
Driver
Drivers são da família dos Mocassins, geralmente feitos de camurça ou nobuck onde na sola possui borrachas inseridas de diferentes formas, que não deixam escorregar e ainda mantém a maleabilidade dos sapatos. Estas borrachas não formam uma única sola como estamos acostumados, são apenas borrachas inseridas de um jeito aleatório. Este tipo de sapato foi criado para o homem dirigir com conforto, por isso se chama Driver.
Confira no vídeo abaixo a produção de um Mocassim Driver. O tecido presente em toda a extensão do calçado, da parte de baixo até a costura caracteriza um Mocassim. As borrachas inseridas na parte de baixo, mostra que ele é um driver.
Loafer
O mais formal dos três. Os Loafers surgiram na Noruega no começo do século XX e apesar das semelhanças com o Mocassim, por não possuir cadarço, ter costura na parte de cima, entre outras características, o Loafer tem um aspecto que o difere. Sua sola é como a de um sapato Oxford ou Derby, com entresola, alma e salto, seja de couro ou borracha.
O cabedal, de couro ou camurça, é costurado no vira como qualquer outro sapato que conhecemos.
Portanto a principal diferença entre um Mocassim e um Loafer, para facilitar a vida de todos, é a forma como é colocada a sola no sapato.
Recapitulando…
Mocassins são feitos inteiro de um único material e alguns possuem uma sola inserida mesmo depois do sapato “estar pronto para uso”. Algo como um pedaço de couro que envolveu seu pé, de baixo para cima, e foi costurado nesta parte de cima onde formou o U.
O Loafer, assim como outros sapatos, não envolve a parte de baixo do pé e por isso é costurado em uma sola mais resistente, criando o vira (vira é a costura do cabedal na sola formando uma curva).
Países com idioma espanhol também traduziram alguns “loafers” para “mocasín”. O mais interessante é que os argentinos criaram um estilo próprio de mocassim, o tradicional Mocassim Argentino. Ele tem o cabedal de couro e a sola mais robusta. Um dos mais bonitos na minha opinião.
Falei da anatomia das botas no post “Tipos de botas masculinas e como usar“. A anatomia dos sapatos seguem o mesmo padrão.
E como usar Mocassim, Driver e Loafer?
Os três são considerados sapatos casuais porém os Loafers tem uma certa vantagem para ser usado em ocasiões mais formais. Lembra que a sola do Loafer é semelhante a de um Oxford ou Derby? Isso o torna mais versátil.
São diversas possibilidades. A criatividade na hora de usar um destes sapatos vai longe.
Mocassins e Drivers ficam legal com calça jeans, calça chino, calça de alfaiataria, de sarja, bermuda ou shorts. Use-os de preferência sem meias para não ter erro e quando for usar com calça, não deixe ela cobrir o peito do pé. Fica estranho. Encurta sua calça em uma costureira ou dobre a barra na altura do tornozelo para usar seu mocassim.
Loafers também podem ser usados de todas as formas mas com ressalvas. Se a sola do Loafer for de couro o sapato vai demonstrar mais formalidade, portanto não vai ficar legal se for usado com bermuda ou shorts. Vale usar o Loafer também com meia aparente.
Confira nas imagens a seguir e inspire-se nos looks com Mocassins, Drivers e Loafers.
Mocassins e Drivers
Loafers
Viu um Loafer em uma loja mas está escrito que é um Mocassim ou vice versa? Não tem problema. Como disse no começo, as traduções para Loafer no Brasil é Mocassim. Tudo é uma questão da semântica do português. Discutir isso não leva a nada. O importante é você gostar dos sapatos e criar seu estilo com ele.
Ficou alguma dúvida? Curte Mocassim ou Loafer? Deixe seu comentário e vamos bater um papo.
Comprar mocassim masculino
[content-egg module=Zanox]