As melhores ilhas para passar férias no Brasil
São 7.491 km de litoral, um dos maiores do mundo. Viver em um país continental de clima tropical tem suas vantagens. Para quem gosta de praia, pode reservar bons anos de férias para conhecer tudo o que há de melhor e ainda vai faltar tempo para explorar alguns pedacinhos de terra. O Brasil é belo, encantador e gigante! A natureza foi boa com a gente. Além de tudo isso de costa litorânea com paisagens deslumbrantes, moldou pequenas, médias e grandes ilhas por toda sua extensão, do norte ao sul.
As ilhas tem seus encantos. Das pequeninas até as maiores, o fato de estarmos rodeados por água já passa uma sensação diferenciada. Sensação tão boa que algumas ilhas se tornam alguns dos destinos turísticos mais procurados. Relaxar, passear, admirar paisagens, curtir as praias, a estrutura de restaurantes e bares feitas pelo homem, a história do lugar, o fato de não ter carros em alguns casos, ou de ter trilhas e montanhas bem próximas à costa… são muitas as características que levam um turista a procurar uma ilha.
Quer conhecer uma nova ilha na suas próximas férias? Quer um lugar com estrutura turística com alguma característica acima? Provavelmente você já conhece alguma destas ilhas que vou indicar. Se não conhece nenhuma essa é a hora de se organizar para a sua próxima viagem e assim conhecer as melhores ilhas para passar férias no Brasil. Confira e entenda porquê.
Ilhas no nordeste do Brasil
Ilha de Upaon-Açu – São Luís – MA
Nem todos sabem mas São Luís, a capital do Maranhão, fica em uma ilha com outros três municípios, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. A ilha também é conhecida como Ilha de São Luís por conta da sua principal cidade.
Praias urbanas e algumas mais afastadas, bares, clubs e restaurantes estão entre as atrações de São Luís. A noite lá tem seus encantos. Basta uma busca rápida no google para ver imagens de festas ao ar livre de frente para o mar que vai bater aquela vontade de visitar.
Agora o melhor motivo para você visitar a capital do Maranhão ainda é o centro histórico! Declarado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, a arquitetura conta com edificações bem ao estilo português mesmo sendo uma cidade fundada por franceses. Durante as festas populares como carnaval e o São João ainda são os períodos mais procurados pelos turistas. Quer mais um motivo para visitar São Luís? A capital fica a apenas 250 km dos belos lençóis maranhenses. Considere!
Fernando de Noronha – PE
Um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil, sem dúvidas. Fernando de Noronha é um arquipélago formado por 21 ilhas e ilhotas bem distante da costa brasileira e para chegar até a cidade, o avião é o principal meio. Para se ter uma ideia, mesmo sendo considerado um município do estado de Pernambuco, Fernando de Noronha está a 545 km da capital, Recife.
Paraíso! Entre as atividades, turistas apontam as atividades diurnas como as preferidas. Praias, baías e paisagens paradisíacas. O mergulho é muito comum na região, desbravado por mergulhadores do mundo todo. Por ser um destino turístico preservado e de difícil acesso, os custos de uma viagem para Fernando de Noronha são altos. Pousadas, restaurantes e bares, estão acima da média quando o assunto é gasto. O turismo ocorre durante todo o ano e é bem provável que você encontre alguma celebridade durante sua estadia por lá.
Ilha de Tinharé – Morro de São Paulo – BA
Localizado no município de Cairu na Bahia, Morro de São Paulo é um dos destinos preferidos para quem quer praia alinhada a sossego e curtição. É possível curtir de tudo um pouco por lá.
Praias, passeios de barco, restaurantes, bares e muita festa. Na alta temporada ocorrem festas todos os dias da semana, segunda a segunda, cada dia em um lugar. Seja um luau na praia com axé e eletrônico, um forró, psy, reggaeton, pop rock, o que você gostar vai ter em Morro, e tudo isso misturado com muitos brasileiros e gringos do mundo todo.
O acesso a Morro de São Paulo é possível por catamarã saindo do porto de salvador (de duas à três horas), por avião bimotor saindo do aeroporto de Salvador ou por Valencia, cidade vizinha.
Mais informações em https://www.morrodesaopaulo.org.br/
Ilha de Boipeba – BA
Ainda no arquipélago de Tinharé tem também a ilha de Boipeba. Diferente da vizinha Morro de São Paulo, Boipeba é um destino turístico para quem prefere sossego e calmaria.
Praias desertas, limpas e paradisíacas é o que você vai encontrar por lá. A noite é mais tranquila com poucos bares e restaurantes, mas ainda sim é importante mencionar Boipeba para aqueles que querem umas férias mais tranquila com seu amor ou com a família.
Ilhas no sudeste do Brasil
Ilha Grande – Angra dos Reis – RJ
Angra dos Reis é conhecida como a cidade com mais ilhas no Brasil. Ao todo são 365 ilhas. Tem ilhas pequenas, ilhas privadas, paradisíacas e tem a Ilha Grande entre todas elas, a maior e mais conhecida.
O acesso à ilha é por barcos e lanchas que saem de Angra e apesar de ser um destino turístico relativamente próximo às maiores capitais do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, a ilha é um paraíso. Uma pequena vila com estrutura de pousadas, campings, bares e restaurantes chamada Vila do Abraão é o principal ponto de Ilha Grande, mas isso não impede dos mais aventureiros desbravarem outras praias mais desertas que nem luz elétrica tem, ficando em campings e fazendo suas próprias festas nestas pequenas praias.
Vale a pena a visita mas se você não quer muito agito, fuja do réveillon e as primeiras semanas do ano. A principal vila fica lotada!
Dicas e opiniões sobre Ilha Grande.
Ilhabela – SP
A principal estância balneária do estado de São Paulo, Ilhabela é um dos mais belos e bem estruturados destinos turísticos do país. Capital da vela, a ilha recebe os principais eventos do esporte no país. São dezenas de praias, pequenas e paradisíacas abraçadas pelo mar e com vista para os picos que formam uma paisagem deslumbrante.
O acesso se dá pela balsa São Sebastião – Ilhabela, que dependendo da época pode ser o maior dos empecilhos junto com os insetos borrachudos. Mas isso não tira o encanto da ilha, com excelente estrutura hoteleira, lindas casas nas encostas, excelentes bares e restaurantes e um charmoso centro histórico.
Não tem época para aproveitar Ilhabela. Qualquer fim de semana é gostoso, com evento ou não. Aliás, evento é o que não falta, principalmente os privados. Ilhabela continua sendo um dos lugares preferidos para realização de casamentos dos paulistas.
Ilha do Cardoso – Cananéia – SP
Mais uma ilha no estado de São Paulo. Ilha do Cardoso fica no extremo sul do estado, na divisa com o Paraná. Seu acesso é feito por Cananéia e logo no caminho para a ilha acontece uma das principais atrações: golfinhos são sempre vistos nadando pela região e é um espetáculo à parte. Para quem gosta de natureza e destes bichos o passeio já vai logo valendo a pena.
O lugar é bastante frequentado por jovens com o espírito mais aventureiro que não precisam de luxo ou conforto para fazer da sua viagem uma experiência única. A paisagem repleta de praias, parques, reservas e cachoeiras formam o ambiente ideal. A noite as experiências tornam o lugar interessante com a reunião dessa galera jovem para a realização de encontros ao luar em campings ou próximos dos poucos quiosques (bares) que há na reserva.
Ilhas no sul do Brasil
Ilha do Mel – PR
Ilha do Mel tem as praias consideradas as mais bonitas do Paraná, além de ser o principal destino turístico do estado.
Apesar de ter uma estrutura boa para os turistas com pousadas, restaurantes e bares, o lugar não possui muito luxo. A natureza é destaque para quem quer curtir com amigos, família e principalmente à dois. Ilha do Mel é considerado um dos principais destinos para os apaixonados.
Ilha de Santa Catarina – Florianópolis – SC
Floripa é mais uma capital da lista e a maior parte da cidade está situada em uma ilha chamada Ilha de Santa Catarina. Maior parte pois a cidade também está no continente.
Florianópolis dispensa apresentações. Um dos principais destinos turísticos do Brasil, conhecido mundialmente e muito frequentado por nossos vizinhos Uruguaios e Argentinos. A cidade é repleta de praias com estrutura turística por conta da grande rede hoteleira. Mas há também problemas que assolam cidades grandes. Além de destino turístico vem se tornando com os anos destino de migração para diversos brasileiros que busca qualidade de vida. No verão a cidade é tomada por turistas de diversos lugares e nos meses do outono e do inverno o frio é comum, como uma cidade típica do sul do país.
Você já conhece alguma destas ilhas? Quais? Qual a próxima que você pretende conhecer? Conte para gente.