Cidades turísticas para curtir o frio no Brasil

Ficar em casa no frio é muito bom mas aproveitar o período para conhecer novos lugares e aproveitar as delícias que esta época nos proporciona é muito melhor. Tomar um vinho com uma vista incrível, curtir um frio à dois, jogar conversa fora em frente a uma lareira, comer em restaurantes temáticos, comer chocolates, compartilhar um fondue com pessoas que você gosta, comer, beber, comer e comer.
O Brasil como país continental tem uma geografia muito rica e por isso podemos aproveitar nossas riquezas de diversas formas e uma delas é aproveitar algumas cidades para curtir o frio. Algumas cidades serranas do sul e do sudeste, por exemplo, são preparadas para receber turistas o ano todo pois o frio não tem dia e nem hora pra chegar. Geralmente essas tem no turismo como principal atividade econômica. Outras tem outros meios econômicos mas nem por isso não vale a visita. Confira 5 cidades turísticas para você curtir o frio no Brasil, com diferentes características.
Cidade de Gramado – RS
Um pedacinho da Europa no Brasil
A mais lembrada quando o assunto é turismo de inverno mas isso não quer dizer que ela recebe turistas só nesta época. Gramado chega a receber 6 milhões de turistas por ano e o Natal Luz de Gramado é bastante disputado. No verão a média de temperatura é de 22 graus e no inverno as menores temperaturas ficam abaixo de 0, ocasionando geadas e até nevadas.
Ótimo para turismo em família ou à dois a cidade conta com diversos hotéis, bares e restaurantes, além de centros de compras, museus e eventos durante o ano inteiro. A arquitetura e as lindas paisagens em meio ao clima frio são o principal atrativo. Gastos? Um turista deixa em média 50 dólares por dia na cidade mais europeia do Brasil. Para quem vai à Gramado ainda pode aproveitar e visitar a vizinha Canela com bastante atrações em meio a natureza.
Campos do Jordão – SP
A Suíça brasileira
Próxima às principais capitais do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, Campos do Jordão é a cidade mais badalada do inverno. Com diversos bares e restaurantes a vida noturna em Campos é bastante agitada aos finais de semana no período de frio. Vários shows, clubs e festas itinerantes sobem a serra da Mantiqueira atrás de um público jovem cheio de energia para gastar.
Mas não é só isso. A cidade tem um comércio forte com centros de compras e lazer. Isso sem falar nos museus e belos jardins que a cidade possui. Campos do Jordão é conhecida como a Suíça brasileira por conta da arquitetura que molda a paisagem e que junto com o clima deixa a cidade ainda mais charmosa. Mansões e até castelos chamam a atenção em montanhas e condomínios fechados. Ótimo lugar para curtir com amigos, família e à dois. A temperatura no inverno fica na média dos 8 graus.
Petrópolis – RJ
Cidade Imperial
Uma cidade em meio a região serrana fluminense que merece ser destacada, Petrópolis é o destino de inverno preferido pelos cariocas. A média de temperatura na cidade fica em torno dos 15 graus no inverno e possui clima ameno durante todo o ano, tudo por conta da altitude. Apesar de estar na lista como cidade turística, o que não deixa de ser mentira, Petrópolis conta com uma população de mais de 300 mil habitantes. O turismo não é a principal atividade econômica da cidade.
Conhecida como cidade imperial por ter sido fundada pelo imperador Dom Pedro II, a cidade veio a se tornar rota de descanso de toda família real. Além do clima o que chama atenção na cidade é a sua história, contada através de museus e de seus casarões do século XIX e a linda catedral onde estão os restos mortais do imperador. Vale a visita.
Monte Verde – Camanducaia – MG
Pequena e charmosa Monte Verde
Em uma das cidades mais altas do país, o distrito de Monte Verde está a aproximadamente 1500 metros acima do nível do mar. Por conta do relevo e da vegetação o clima em Monte Verde é muito frio, chegando a negativar os termômetros no inverno.
Distrito pequeno porém com estrutura turística o lugar é acolhedor e encantador. Trilhas, natureza e restaurantes são as principais atrações, além do frio, claro. Vale muito a pena visitar Monte Verde para aproveitar o frio à dois, tomar um bom vinho e comer um bom fondue. Não espere badalação e vá para aproveitar e relaxar.
Ouro Preto – MG
Patrimônio Mundial
Ouro Preto dispensa apresentações. Cidade colonial considerada patrimônio mundial pela Unesco é um dos cartões postais brasileiros mais admirados. A cidade considerada também como cidade universitária por conta das grandes universidades, exala história, arquitetura barroca e linda paisagens. Uma volta no tempo.
Ouro Preto não é figura carimbada em lista de cidades para curtir o frio mas há anos se prepara para receber turistas também nesta época do ano. Cheguei a visitar Ouro Preto em tempos de frio e toda a atmosfera faz com que ela seja mencionada aqui na lista. Museus, bares, restaurantes, feiras de artesanatos e até baladas e festas é possível de encontrar. Vale a visita à dois, com amigos e em família. Agora uma dica: se tiver a oportunidade de ir de carro à Ouro Preto vá e estique suas férias indo até Petrópolis viajando pela estrada real. É surpreendente e você não vai se arrepender.
Gostou das sugestões? Já visitou estas cidades? Conta pra gente. Comente e compartilhe com seus amigos.