Como dar nó em gravata – passo a passo dos mais tradicionais e elegantes
Como dar nó em gravata? Essa pergunta vem sendo cada vez mais feita pelos homens das gerações mais novas – e a minha está incluída.
Com o passar dos anos, o uso da gravata vem sendo cada vez mais dispensável. O mundo está se tornando casual demais. Junto com isso algumas tradições e costumes vem sumindo, infelizmente.
Não tem mais tanto evento que exige passeio completo ou social completo. As empresas, os bancos e as corporações já não exigem a gravata. Sobraram então advogados, políticos, alguns poucos empresários e executivos e os cristãos protestantes que usam com frequência.
“Geração casual”
Mas se o uso da gravata vem diminuindo, por quê a procura para aprender dar nó em gravata vem aumentando?
Ai que vem o paradoxo. No segundo escalão de usuários da gravata, vem aqueles que precisam usá-la de vez em quando – muito pouco. Homens que vão à uma festa ou necessitam para uma ocasião que exige um Dress Code.
Confira o post “trajes e dress codes masculinos“.
Com a “casualização” do planeta, os homens não precisaram aprender a dar nó em gravata. Os pais também não deixaram esse aprendizado para os filhos, pois já não era tão necessário.
Com a facilidade de encontrar as coisas na internet, os homens também deixaram de aprender muita coisa, entre elas essa prática tão importante na moda masculina . E aprender não é fazer para depois esquecer. É aprender para fixar no conhecimento.
Ver essa foto no Instagram
Nossa geração, os mais novos, quando precisa dar um nó em uma gravata corre aqui para internet, vê um vídeo, faz o nó e logo esquece. Na próxima vez que precisar usar a gravata, volta para cá e faz tudo de novo. Este é o ciclo.
Eu era assim, e acabei aprendendo na marra depois de me tornar Consultor de Imagem e Estilo. Um consultor de imagem e que não sabe dar nó em gravata é como um jogador de futebol que não sabe chutar uma bola.
Compreendeu o porquê do aumento de buscas?
Pensando nisso, vou deixar aqui registrado e fixado um post com os melhores vídeos, rápidos e objetivos, de nó de gravata.
São vários tipos de nós, para diferentes tipos de gravatas e diferentes formas de fazer. Vou comentar um pouco cada um com dicas de estilo e uso.
Como dar nó em gravata? – vídeos com passo a passo
Você não precisa saber fazer diferentes tipos nós de gravata, aqueles cheio de firulas que chegam até formar desenhos. Os básicos e mais tradicionais são mais que suficientes.
Agora que vem o ouro da questão. Tem nós que ficam melhores para alguns tipos de colarinhos, outros podem não dar certo de acordo com a espessura da gravata ou até do tecido. Por isso é importante aprender diferentes tipos de nós clássicos.
Nó Half Windsor – Fino, rápido e fácil
O mais simples, prático e rápido de fazer. Ideal para gravatas mais finas, tipo slim, e de tecidos mais rígidos. Mas pode ser feito com qualquer gravata (não recomendo fazer em gravatas clássicas – grossas). Geralmente feito por homens mais jovens, modernos e descolados por conta da sua simplicidade, praticidade e o estilo da gravata.
Por ser fina e não ficar totalmente simétrica, transmite jovialidade, dinamismo e até mais casualidade.
Nó Full Windsor – O mais clássico, elegante, tradicional e maduro
Este é o nó mais tradicional. Use e abuse!
Ele fica 100% simétrico, mostra maturidade e elegância sem limites. É válido para qualquer tipo de gravata, tanto de tecido como de espessura, mas será mais complicado fazer em gravatas de tecido mais rígido ou slim.
Não poupe tempo na hora de ajeitar este nó dentro do colarinho. Ele deve ser perfeito, elegante, clássico e conservador, como um homem maduro que está vestindo um terno deve ser.
Nó Pratt – Elegante, clássico, fácil e prático
O nó Pratt fica bem parecido com o nó Full Windsor. Tem as mesmas características, pode transmitir a mesma mensagem, mas muda a forma de fazer.
Mais fácil, rápido e prático, ele é feito “ao contrário”. Por dar menos voltas e ser mais prático, ele não fica tão difícil de fazer em gravatas mais finas e com tecidos mais grossos.
Nó Kelvin – Tradicional, comprido, fino e clássico
Este nó é mais fino e comprido, mas nem por isso não deixa de ser um clássico.
Ele fica melhor em colarinhos mais fechados. Essa equação anatômica – colarinho e gravata – ajuda afinar seu torso. Se você for mais baixinho, faça o teste e use essa dupla.
Ele também pode ser considerado um nó mais de tiozão. Se você quer transmitir um ar mais clássico e tiozão, pode ser um ponto favorável.
Como dar nó em gravata na mão – rápido e fácil
Como tem bastante procura, vai também um vídeo de como fazer um nó de gravata na mão.
Ele fica bem pequeno, similar a um nó oriental ou half Windsor. Mais fácil de fazer em uma gravata slim.
Obrigado ao saudoso canal engravatando, com explicações simples, práticas e objetivas.
Confira também os posts “traje social masculino” e “tipos de ternos” e aprenda tudo o que é necessário sobre o universo social masculino.