Como usar e como escolher pulseira masculina

As pulseiras masculinas já são uma realidade na vida dos homens que buscam identidade e personalidade no estilo. Diferente dos brincos e dos colares que chamam mais atenção por conta da região onde ficam, as pulseiras podem ser sutis e passarem despercebidas. Talvez seja por isso que elas atingem um número maior de adeptos e entusiastas. A maioria dos homens ainda preferem ser mais discretos.
Pulseira é identificação
Pode parecer piada ou besteira o que eu vou falar agora mas não é. É muito provável que a primeira coisa que você usou quando veio ao mundo foi uma pulseira. Sim, a pulseira de identificação da maternidade. E qual a relação disso com o tema do post? A relação é que na história a pulseira sempre teve relação com identificação antes de se tornar um acessório da moda. Egípcios, Persas, Vikings, Gregos, Romanos e diversas outras culturas diferenciavam indivíduos pelas pulseiras. Era possível saber quem era nobre, sacerdote, guerreiro, de qual grupo ou tribo a pessoa era, dentre muitas outras coisas, somente ao ver que pulseira usava, isso de acordo com cada cultura.

Primeira fileira: Pulseira Egípcia e Pulseira Chinesa; Segunda fileira: Pulseira Grega; Terceira fileira: Pulseira Persa, Pulseira Viking e Pulseira Romana
Saber um pouco da história é importante para se encontrar no presente. Sempre falo isso por aqui no blog.
Nos dias de hoje isso não é tão diferente. Só que ao invés de descobrir o papel na sociedade pela pulseira, você encontra mensagens sobre o estilo da pessoa. E o estilo também tem influência cultural.
Como escolher uma pulseira masculina de acordo com o seu estilo?
A moda casual nos dias de hoje nos proporciona uma democratização de estilos sem fim. Isso é legal pra caramba! Mas tem um porém. Ônus e bônus, que fala né. Hoje também tem muitos homens que se perdem na hora de colocar a tal da identidade e da personalidade no estilo.
O que quero dizer com isso é que em momentos casuais a maioria das pulseiras que encontramos no mercado, seja de metal, couro, fios, tecidos, pedras e até sementes, compõem uma variedade grande de looks e estilos. Até mix entre elas é possível. Isso é ótimo, claro. Mas também fica quase impossível falar um a um.
Por conta disso resolvi dividir as pulseiras em alguns rótulos pra você que quer algo com mais identidade e personalidade. Isso é bom para quem já tem um estilo bem definido.
Pulseiras de metais
As mais versáteis na hora de compor um look. Dependendo do modelo fica bem com tudo e todos. As mais tradicionais são aquelas tipo correntinhas finas que usam o molde do pulso para assentar. O tipo de metal, a espessura, o formato e o tamanho dos elos que irão ditar um pouco da sua característica.
Por exemplo: materiais nobres como prata, ouro, ouro branco podem comunicar um homem que gosta de algo mais refinado, valorizam alguma tradição, lá no fundo gostam do clássico e querem mostrar bom gosto.
Geralmente este tipo de pulseira é usada sozinha, sem mix de materiais.
Aquelas com designs mais rígidos, tipo braceletes de aço, quartzo negro, com influencia das culturas antigas, essas pulseiras comunicam um homem com certa atitude, mais rígidos, menos flexíveis
Não poderia deixar de falar da pulseira grossa, quase que uma corrente. Na história elas sempre representaram maior poder para quem usa. Geralmente os homens mais fortes gostam de usar. Querem mostrar que são fortes, poderosos, que são dominadores.
Todas essas representam o homem urbano, jovem, homens com espírito de líderes governantes, exploradores e rebeldes. Isso nos dias de hoje.
Pulseiras de couro
Também podem ser clássicas mas com uma pitada de rústico e aventureiro. Existem as lisas e as trançadas. As finas e as mais grossas. São ótimas para fazer composições de mix de pulseiras.
O importante na escolha de pulseira de couro é o acabamento, fechos e a riqueza de detalhes. Algumas são mais rústicas e outras mais elegantes.
As mais elegantes são mais rígidas, couro tratado, finas, quando trançadas elas parecem um desenho de tão perfeitas. Essas geralmente têm detalhes como fechos ou adornos em metais e acabamento impecável.
As mais rústicas, combinam com homens exploradores, que tem ligação com aventura e natureza. Existem algumas muito bem acabadas mas geralmente estes homens querem mostrar esse espírito que eles possuem. Fechos mais simples, detalhes da natureza, contrastes mais altos, cores foscas…
Algumas são inclusive feitas por artesãos que não tem um estudo de design. Como são os casos de alguns hippies que vendem sua arte. O estudo deles é da vida, passado por gerações ou simplesmente por curiosidade e espírito de sobrevivência.
Não existe a certa e a errada, a melhor ou a pior. Vai do seu gosto, do que você quer comunicar, da história e do valor que a pulseira representa pra você.
Pulseiras com pedras
Aqui você consegue empregar muito da sua personalidade, de acordo com o tipo de pedra e a cor.
As pulseiras de pedras ganharam cada vez mais adeptos de uns tempos para cá. Também são ótimas para composições de mix de pulseiras. Vão bem tanto com as de metais como as de couro. Ela conversa bem com as duas.
Representam o homem moderno, o homem receptivo, de espírito leve. Nos arquétipos de Jung podem representar os inocentes, cuidadores, criadores, sábios e heróis.
Homens da cidade, da praia. Estes homens que usam pulseiras de pedras tem um pouco de elegância e esportividade. Curto bastante este tipo de pulseira.
Mais uma vez o acabamento, o tipo de pedra, os detalhes vão determinar se você quer transmitir algo mais requintado ou mais despojado.
As cores mais comuns são: pretas, tons de azul, tons amadeirados e tons puxados para o branco – off white.
Veja também como combinar cores.
Como usar pulseira masculina?
A primeira coisa que você precisa saber é que não existe um braço certo. Você escolhe qual lado usar.
É importante lembrar que a pulseira é um acessório e ela foi feita para compor o visual. Seu estilo como um todo que vai determinar qual pulseira usar e não a pulseira que vai determinar seu estilo. Escolha de forma mais consciente, de acordo com seus gostos, sua posição social, a ocasião e sua tribo urbana.
Mix de pulseiras
A dica que eu dou para criar mix de pulseiras é pesquisar sobre o tema no Google ou Pinterest. Você vai encontrar bastante referência para ter inspirações para criar seu Mix.
Algumas lojas especializadas já vendem mix de pulseiras prontas. A Code Brincos é uma delas.
Composição das pulseiras – espessura e quantidade
Uma única pulseira em um dos pulsos não tem segredo. Escolha a que faz mais sentido para você e seu estilo e manda ver.
Em outros casos com mais de uma pulseira, inclusive tendo o relógio como mais um acessório (que contém pulseira) a dica que eu dou é tentar balancear visualmente mas evitar de um braço ter muitas pulseiras e o outro poucas e evitar também os dois braços ficarem com a mesma espessura para não parecer um conjunto.
Como assim?
Vamos facilitar usando o dedo como forma de medida. É assim que eu faço e falo para os meus clientes da consultoria para ficar visualmente agradável.
Se em um lado a espessura das pulseiras forem de até 2 dedos, o outro braço não necessariamente precisa ter pulseira mas se tiver use uma espessura de 1 dedo, ou seja, metade.
Se a espessura for maior que 3 dedos, para balancear recomendo que sempre use pulseira no outro lado. Recomendo também que seja sempre a metade da espessura. Por exemplo, 4 dedos, balanceie com 2 dedos de pulseira do outro lado. 5 dedos de espessura? Até 2 dedos e meio no outro lado.
Mescle os modelos, tipos, tamanhos e formatos de pulseiras de acordo com seu estilo.
Facilitou? Agora faça este exercício com o que você tem de pulseira ai na sua casa e me conte o que achou nos comentários.
Inspirações com pulseiras masculinas
Como de costume, vou deixar algumas inspirações aqui em baixo. Veja em imagens (selecionadas sempre com bom gosto e cuidado) um pouco do que falei e se inspire na hora de usar suas pulseiras.
Referência boa nunca é demais!