Como escolher um barbeador elétrico e sugestões de qual comprar
Ir à uma barbearia fazer a barba tem sua tradição, um ritual preservado. Fazer a barba em casa é um momento seu para você. A barba é algo sagrado para o homem, até mesmo para aqueles que pouco tem e faz com certa frequência. Ela é viril, sua testosterona aparente. Fazer a barba também é viril.
Há quem prefira a lâmina na ponta da navalha, outros, as lâminas no aparelho de barbear manual. Para aqueles que preferem ou querem conhecer o barbeador elétrico escrevo este guia para você. Facilidade, praticidade e agilidade. Aprenda agora a escolher um barbeador elétrico e conheça um pouco mais deste equipamento que irá te ajudar,e muito.
Prós e contras de um barbeador elétrico
Prós
- Agilidade – preparação: não é necessário esquentar uma toalha, usar espuma ou creme de barbear. Com um barbeador elétrico os fios saem rapidamente com menos passagens pelo local;
- Facilidade e praticidade – carregar para os lugares: devido a não necessidade de creme ou espuma e outros acessórios, os barbeadores elétricos são mais fáceis de carregar para o trabalho ou para uma viagem. Eles também não necessitam de água, basta ter acesso a eletricidade para quando descarregar;
- Preço a longo prazo: ele pode parecer caro a princípio mas a longo prazo ele será a melhor alternativa. Você só precisa fazer a limpeza e manutenção necessária para prolongar a vida útil do seu aparelho;
- Multi uso: não só para a barba, eles podem ajudar a fazer o pézinho e muitos aparam os pêlos com melhor qualidade do que uma lâmina manual;
- Cortes: a lâmina manual pode machucar sua pele pela quantidade de passagens ou por um descuido. Os barbeadores elétricos possuem tecnologia necessária para não machucar a pele.
Veja também o post sobre “Produtos para cuidar da pele“.
Contras
- Preço – custo inicial: os melhores aparelhos custam acima de 300 reais e isso não é barato. O investimento só começa a valer a pena a longo prazo;
- Eficácia – barbear rente: os barbeadores elétricos são eficazes no barbear porém ainda não se compara à uma lâmina em uma navalha. Nada fica tão rente quando uma lâmina manual à moda antiga;
- Problemas técnicos: produtos eletrônicos tem placas que podem queimar ou parar de funcionar. Certifique-se de que você está cuidando do seu aparelho e limpando-o corretamente. Compre marcas conceituadas com histórico e comentários bons;
- Barbear no banho: existem aparelhos que podem ser molhados mas existem outros que não podem. Fazer a barba no banho vai depender da sua escolha;
- Fios e tomadas: todo aparelho eletrônico necessita de tomadas para carregar ou usar;
- Limpeza: alguns são mais simples, outros necessitam de um cuidado maior. A escolha do seu aparelho vai determinar isso;
- Tradição (para saudosistas): sabe aquele ritual da barbearia ou aquele momento seu para se cuidar? Então. Provavelmente um barbeador elétrico irá tirar um pouco deste encanto, não esqueça disso.
Como escolher um barbeador elétrico
Pela marca
Isso é um gosto pessoal mas que deve ser levado em consideração. Há diversas marcas no mercado, algumas já conhecidas outras nem tanto. Há marcas que são boas para determinados produtos eletrônicos mas não para barbeadores elétricos. O preço é outro fator que vai pesar na escolha da marca.
Procure ler reviews de sites que você confia, converse com outros usuários, veja o histórico da marca e a garantia que ela dá. A internet está ai para nos ajudar.
Estilo do barbeador: de lâmina ou rotativo
São duas categorias para escolher, cada uma com uma característica para a mesma finalidade.
Os de folha de alumínio são feitos com uma folha de metal fina e curvada que cobre a lâmina de corte. A folha desliza sobre os contornos do seu rosto com o movimento, enquanto a lâmina corta através da folha perfurada. Estes barbeadores elétricos são recomendados para barba mais curta e fina e para quem deseja fazer a barba com mais frequência. Homens que têm a pele mais sensível suscetível à feridas podem escolher este tipo mas não esqueça de hidratar a pele e usar pós barba para prevenir irritações.
O barbeador rotativo tem de três ou quatro cabeças redondas que se movem em movimento circular. Os cortadores giram abaixo dessas cabeças. Melhor uso para homens com barba média e grossa que tem a pele mais dura.
Por rede elétrica ou por bateria – recarregável
Os recarregáveis podem ser mais práticos por não levar aquele fio junto ao aparelho. Você pode leva-lo para diversos lugares com uma única recarga porém a bateria também tem vida útil e mais pra frente será necessário trocá-las, ou seja, mais gastos.
Já os que necessitam de rede elétrica você precisa de uma tomada por perto para poder utilizar, isso sem falar no fio que estará acoplado o tempo todo ao seu aparelho.
Wet or Dry – Molhado ou seco
Você já deve ter visto as palavras “Wet”e “Dry” nas descrições dos aparelhos. Isso significa que o uso pode ser molhado (wet) ou seco (dry). Entenda.
O barbear seco é mais rápido e limpo e acaba sendo mais fácil na hora de limpar o aparelho. Muitos homens preferem pela agilidade e praticidade. Barbear molhado significa que pode ser usado com géis, cremes e espumas o que vai fazer você gastar mais com estes produtos, mas também pode ser usado para se barbear no chuveiro, por exemplo. Não é recomendado entrar debaixo d’água com qualquer aparelho que seja. Leia sempre o que o fabricante recomenda.
Limpeza e manutenção
A limpeza é fundamental para a manutenção do aparelho. Cada vez que você usar você deve limpar seu aparelho mas com a correria do dia a dia nem sempre isso é possível. Se você for acumulando sujeira isso pode atrapalhar o uso mais pra frente. Hoje já existem barbeadores elétrico auto limpantes onde você troca apenas o líquido ou o cartucho de limpeza. Demais! Mas o preço pode assustar.
Preço
Os barbeadores bons, com bom custo benefício fica em torno de 200 reais. Existem também excelentes barbeadores na faixa de mil dois mil reais. São diversos fatores que vão determinar o preço e um deles é o preço de importação e impostos. Você sabe quanto pode investir.
Qual barbeador elétrico comprar
Melhores marcas
No mundo todo existem 4 marcas que são as mais bem conceituadas quando o assunto é barbear. São elas: Braun, Philips, Panasonic e Remington. No Brasil, pelo custo benefício, outras correm por fora como é o caso da Philco e Mallory. Confira nossas sugestões de compras, sejam elas em território brasileiro ou no exterior (bem mais em conta).
Barbeador Elétrico Braun Series 7 | Mercado Livre
Barbeador Elétrico Philco Shave Luxe – Seco e Molhado Bivolt | Magazine Luiza
Panasonic Es -lv65-s Arc5 Wet & dry | Mercado Livre
Barbeador Elétrico Aquatouch Série 5000 | Americanas
Barbeador Elétrico Philips Aquatouch Series 7000 | Americanas
Se você nunca usou, não se esqueça que leva um tempo até você e sua pele se adaptar a um barbeador elétrico. Para você que já usou ou usa, conte-nos sua experiência. Qual o melhor na sua opinião? Qual você gostaria de comprar?