Como mudar e melhorar o estilo
“Estilo é uma maneira de dizer quem você é sem ter que falar” Rachel Zoe. Somos o que somos mas também mudamos com o tempo. É natural! Somos seres humanos e evoluímos como pessoa, logo queremos mudar e melhorar nossa imagem junto para estar de acordo com o que nos tornamos.
Mas como mudar de estilo?
Entenda o momento que você está vivendo
Nossa vida é feita de fases e elas acontecem de acordo com o contexto ao qual estamos passando. Trabalho, lugar onde mora, pessoas que convive, lugares que frequenta, idade… Isso tudo somado ao seu aspecto emocional e a sua essência (isso não muda) vai determinar o seu estilo.
Ao compreender e estar ciente de todos estes aspectos, você é capaz de ter convicção do seu estilo e a imagem que você quer transmitir. Auto conhecimento é tudo para todas as áreas de sua vida.
Reflita, anote, visualize e busque informações a partir disso. Aqui no Guia Estilo Masculino por exemplo, estou sempre colocando essas reflexões para você se encontrar até mesmo nos posts mais generalistas.
Confira os “Os 7 estilos masculinos que possibilitam todos os outros“, “Como ser um homem estiloso” e “Trajes Masculinos, entendendo os Dress Codes e o que pede a ocasião“.
Divida sua vida em momentos – Como é sua rotina?
Todo mundo tem uma rotina ou algo que se aproxima disso. Temos o momento do trabalho, temos o momento de lazer com a família, com os amigos, eventos de noite, eventos de dia, viagens, momento para prática esportiva…
Divida sua vida em momentos. Aquilo que é mais rotineiro ou onde você mais se expõe deve estar em primeiro lugar na lista. Comece a mudar e melhorar seu estilo a partir dai.
Escolha cinco das coisas que você mais faz, priorize e pense na imagem que você quer passar em cada uma destas coisas, tudo isso dentro do seu estilo que você descobriu após o exercício de auto conhecimento.
Se vestir conforme a ocasião é muito importante para não destoar e para respeitar o ambiente e as pessoas que ali estão, independente do estilo!
Comece a pesquisar na internet imagens de influenciadores, editoriais e lookbooks. Pesquisa por exemplo: como se vestir para o trabalho ou dicas de looks para um evento. Selecione os looks que você mais se identifica. Você vai perceber muito mais foco em um estilo após se conhecer.
Dica: você conhece o Pinterest? Crie uma conta caso você ainda não tenha e depois crie murais para cada um destes momentos. Tudo o que você encontrar de referência na internet dentro do estilo que você pré determinou, faça um pin dentro deste mural.
Mude o corte de cabelo e a barba
Agora que você já se conheceu e sabe qual imagem quer transmitir em diferentes ocasiões, que tal mudar radicalmente o visual?
Se tem algo que muda muito a nossa imagem é o cabelo e a barba. Nosso rosto é único e o cabelo e a barba são a moldura deste rosto. É clichê mas é verdade. Está preparado para isso?
Não mude só por mudar. A mesma coisa de encontrar referências de estilo nas roupas vale também para cabelo e barba. No post dos 7 estilos masculinos também falo dos cabelos mais comuns para cada estilo. É algo natural escolher um penteado e um corte de cabelo. Isso vem de você pois você sabe de fato o seu estilo.
Leve em consideração também a rotina de cuidados na hora de escolher uma barba, um corte de cabelo ou um penteado: tenho tempo e paciência para cuidar? Tenho condições para comprar os produtos adequados? Corto com a frequência que exige manter aquele visual? Pondere tudo isso.
Tenha referências, se inspire em alguém.
Não há problema algum se inspirar em personalidades, situações, tribos ou personagens de filmes, por exemplo. Escolha uma, duas ou até três referências e pesquise a fundo. Desde que o mundo é mundo as pessoas se inspiram em outras para criar sua própria personalidade. No caso aqui a personalidade é no estilo.
A pesquisa é importante para você adequar suas referências ao seu estilo e rotina. Mesmo você se espelhando em alguém seu estilo continua sendo único, pois este alguém não vive exatamente igual a você.
Olhe para o frente. Como você se vê daqui cinco anos?
Antes de sair escolhendo e comprando as roupas, tente se imaginar daqui a cinco anos. Não vamos colocar mais que cinco pois como disse no começo do post, evoluímos e mudamos mas também vivemos fases. Cinco anos é um tempo considerável para se manter no mesmo estilo.
Moda e tendência são legais e devemos usá-las com inteligência para não entrarmos no consumismo cíclico. A moda depende dos variados estilos e não ao contrário. Como disse Glória Kalil uma vez: “Moda é oferta, estilo é escolha”. Você quer ter um estilo legal e próprio, certo?
Olhar para frente vai te dar opções de escolhas de produtos com melhor qualidade, que durem mais. Vai fazer também com que você escolha peças mais atemporais. Dose isso com o que é tendência, caso você goste de estar na moda. Você vai conseguir estar atual, na moda, dentro das tendências, e ao mesmo tempo dentro do seu estilo.
Analisando dentro do social, provavelmente você vai querer estar melhor daqui 5 anos do que está hoje. Talvez casado, talvez pai, ter um cargo profissional que exige mais de você. Tudo isso deve ser levado em consideração.
Analise as roupas que você já tem – doe ou venda o que não entrar no seu novo estilo
Desapegue! Essa é a dica. Desapegue do seu estilo antigo ou daquela peça de roupa que você não sabe nem porquê tem. “Mas eu paguei caro eu ainda vou usar!”. Parou caro e nunca usou, ou seja, pagou muito caro mesmo. Venda ou doe! O mundo funciona assim, as coisas devem circular.
Desapegar também é a melhor forma para não cair em tentação em usar algo que não está de acordo com o nosso estilo. Você quer mudar e melhorar seu estilo, lembra?
Agora que você se conhece e sabe seu estilo você não vai dar margem para comprar roupas desnecessárias só porque está em promoção ou usar algo que não está dentro do seu estilo. Tenha apenas roupas com sua personalidade. Analise seu guarda roupas, retire o que não tem nada a vê, doe ou venda. Algumas peças podem ser reaproveitadas caso passe por uma reforma? Ótimo! Vai à uma costureira ou um alfaiate e reforme ou ajuste estas peças.
Está em dúvida se alguma peça pode ser inserida dentro do seu novo estilo? Veja o que fazer.
Crie looks e tire fotos
Ver essa foto no Instagram
Sabe aqueles combos do Instagram onde as pessoas tiram fotos dos looks de cima? Comece a fazer isso com suas roupas. Crie diversos looks a partir das suas referências e sua intuição e clique! Se você perceber que algo não está se encaixando é porquê não deveria ser mais seu.
Guardar estas fotos também vai te ajudar e lembrar as combinações que você consegue fazer com suas roupas e pode poupar um tempão da sua vida na hora de escolher para diversas ocasiões.
Sente falta de algumas peças para melhorar seu estilo? Faça uma lista do que você precisa comprar. Seja cauteloso e faça isso depois de pensar em todas as possibilidades.
Já dei dicas de “Como se vestir bem gastando pouco.“.
Junte um dinheiro e compre somente o necessário
Como assim compre o necessário? Vou explicar. Nem todo mundo tem dinheiro para renovar todo um guarda roupas, por isso tenho que generalizar um pouco neste momento. Se você pode comprar muita coisa nova, ótimo!
Faça uma lista das coisas que você realmente precisa para mudar seu estilo. Priorize peças chave que realmente fazem a diferença no estilo de um homem. Pela ordem do que faz mais a diferença: casacos (terceira peça), sapatos, camisas e calças. Por último vem as camisetas e as bermudas. Claro que isso não é uma regra, já que só você realmente sabe o seu próprio estilo e o seu cotidiano e o que é realmente chave neste seu novo estilo.
Compre aos poucos e volte a incluir cada peça que você comprou nos looks e tire fotos. Procure comprar peças curingas e de cores neutras primeiro. Isso vai te ajudar a construir um armário cápsula (com muitas combinações), independente do seu estilo.
Conclusão
Mudar de estilo é muito mais um processo de auto conhecimento do que conhecer de moda, o que combina com o que ou o que fica bem em um determinado biotipo.
Você não vai melhorar seu estilo se te empurrarem o que você deve vestir. Veja as sugestões na internet com cautela (inclusive as sugestões daqui do blog), filtre essas sugestões e faça a sua escolha. Esteja preparado para essa mudança que você tanto deseja pois essa mudança vem de você!
Gostou das dicas? Precisa de alguma ajuda? Não deixe de dar seu feedback ou tirar suas dúvidas. Respondo todas com o maior prazer.
Confira também dicas de moda masculina para se vestir bem.