Como se vestir bem: homens na faixa dos 40 e 50 anos

Meia idade. Não há problema nenhum em admitir isso. É a fase da maturidade plena (ou próximo disso), onde os homens já construiram sua base para viver, e eu incluo nesta base principalmente o resguardo quanto a opinião dos outros.
Diferente da maioria dos jovens adultos, você chegou aqui com a intenção de saber como se vestir bem e de mudar para você, mas sempre respeitando os códigos, o que o mundo espera de você. Vista-se de dentro para fora e deixa o que está fora refletir para dentro. Como assim?
Quando falamos de imagem pessoal, nós consultores de imagem mostramos para o cliente que todo um contexto, seu lifestyle e a sua identidade vai determinar seu estilo e gostos pessoais na hora de se vestir. A imagem pessoal vai revelar suas qualidades interiores e refletir sua identidade – dentro para fora. Sua imagem trará benefícios ao comportamento e aos relacionamentos, elevando sua auto confiança – fora para dentro.
Este post veio então para te ajudar a buscar e fixar essa sua identidade no estilo. Para isso, refletir é o primeiro passo. O segundo passo é aprender com referências e alguns toques a melhor forma de apresentar este estilo, valorizando a beleza, as virtudes, senso estético e a identificação consigo.
Como saber meu estilo?
Provavelmente você já tem uma ideia de qual é o seu estilo mas não se apega a detalhes como nomes dos estilos, dress codes, ocasiões, entre outros. Você sabe o tipo de camisa, calça, sapatos e camiseta que você gosta. Isso já é um bom começo.
Dois posts aqui do blog são importantes para você iniciar essa sua jornada de auto conhecimento para se vestir bem: “7 estilos masculinos que possibilitam todos os outros” e “Trajes masculinos. Entendendo Dress code e o que pede a ocasião.”
Além da reflexão, outra forma é buscar referências aqui no blog e nos blogs dos meus colegas na web e assim absorver conhecimento. A terceira forma, a mais eficaz de todas, é você contratar um consultor de imagem e estilo. Recomendo alguém que entende e respeita as ciências humanas pois são estes que vão respeitar a sua individualidade, sem querer empurrar dogmas ou um estilo uniformizado.
E é isso que eu te entrego nas minhas consultorias! Além da consultoria de imagem e estilo completa que você pode fazer entrando em contato em fernando@guiaestilomasculino.com, eu também desenvolvi um método mais rápido e nem por isso menos eficiente para você desenvolver seu estilo. Conheça a consultoria de estilo para homens!
É possível se vestir bem e de forma madura em qualquer estilo
Se vestir bem ou se vestir de forma madura pode ser considerado subjetivo ou algo imposto pelo social. Ao menos que você utilize técnicas que prezam a beleza e o senso estético, onde formas e cores são harmonizadas, além de técnicas de comunicação visual construída por arquétipos. Explico melhor mais pra frente.
Independente do que você entendeu como sendo seu estilo e seu estilo de vida através da auto percepção, é possível estar bem vestido e principalmente se sentir bem com isso. Hoje com a variedade de roupas, cores e tecidos, o mundo da moda criou possibilidades.
Portanto não mude sua essência ao se vestir para se encaixar em um padrão. Esqueça a massificação ou uniformização. Se inspirar e ouvir conselhos de pessoas que nos inspiram é importante mas cuidado com as imposições.
Dicas de moda e estilo para as dúvidas mais comuns
A meia idade é igual para todos. Hoje as pessoas que estão na faixa dos 40 e 50 anos viveram e vivem em um mesmo contexto cultural e por isso existem dúvidas comuns. Por conta disso e das técnicas mencionadas acima, para você se vestir bem eu posso generalizar em alguns pontos. No pacote vem opiniões pessoais minhas, para você refletir.
Dicas de moda masculina e estilo para se vestir bem.
Cuidado com modismos e tendências
A mercado de moda precisa se movimentar e para isso cria modismos e tendências. Não tem problema e tem coisas que podem até se ajustar ao seu real estilo, porém cuidado para não comprar coisas que nunca vai usar ou que vai deixar de lado em pouco tempo. Dentro destas tendências, muita coisa é pensada para o público formador de opinião, geralmente mais despojado, com simples intuito de vender ou fazer virar moda, e você pode não se enquadrar nem um pouco neste perfil.
Veja mais no post: “Como se vestir bem gastando pouco“.
Combinação de cores
Fator determinante para se vestir bem dentro de um senso estético. A natureza e talvez o inconsciente coletivo nos traz essas percepções de cores que combinam entre si. Já experimentou olhar duas cores que não combinam de jeito nenhum em uma decoração ou roupa? Pois é, isso nos traz uma sensação ruim. (senso estético está ligado diretamente aos sentidos)
O mais engraçado é que quase sem conhecimento algum já sabemos como combinar algumas cores. Mas se você tem dúvidas ou simplesmente quer aprender, recomendo nosso post sobre “combinação de cores“.
Use roupas do seu tamanho e cuidado com o caimento
Usar roupa do seu tamanho, respeitando o que o design daquela peça propõe para seu uso. Isso valoriza o senso estético. Respeite o tamanho e você estará bem vestido. Dois exemplos básicos que não pode errar:
- linha da costura do ombro de uma camisa ou uma camiseta foi feita para melhorar a articulação do braço e ficar visualmente proporcional com as medidas do corpo, de forma que fique simétrico;
- barra da calça na altura do calcanhar ou antes disso (depende do seu estilo e do modelo da calça). Essa é a função da calça e os designers as criaram sem que fique tecido sobrando. Mais uma vez, faz parte do senso estético pensando nas proporções do corpo humano.
Daria para fazer um post só falando sobre beleza, senso estético, o corpo humano e suas proporções. Tudo o que fica sobrando de tecido vai mudar as proporções do seu corpo (que tem uma certa simetria natural), vai tirar a beleza e/ou passar uma outra imagem segundo a comunicação visual e alguns arquétipos.
Portanto se você é gordo, magro, alto, baixo, atlético, não importa, use o tamanho certo que aquela roupa propõe e justa ao corpo (não colada, mas que segue o desenho do seu corpo). Isso vai te valorizar. Nada de tecido sobrando deixando dobras ou algo muito fluído, a não ser que faça parte do seu estilo que é pouco comum. Ajuste qualquer peça em uma costureira se necessário.
Outros caimentos e sua comunicação
Algumas roupas largas que não seguem as dicas de tamanho e caimento, como algumas calças e camisetas, são usadas por muitas pessoas como forma de expressão de um movimento ou tribo. Comum para quem tem algo de stretwear, urbano e criativo.
Existem também roupas que comunicam algo cultural, como é o caso de algumas calças (tailandesa, bombacha ou árabe). Isso é só para exemplificar as diversas formas de comunicação das roupas.
Compre roupas de qualidade e isso não significa roupas caras ou de marcas famosas
Essa dica serve para todos. Roupas de qualidade geralmente são em fibras naturais, bem estruturadas, simétricas e com ótimo caimento. É uma máxima? Não, tem exceções e isso você vai saber ao experimentar a peça.
Para ternos formais lã fria tem mais qualidade que poliviscose e microfibra, por exemplo. Para costumes mais casuais, você pode também apostar no algodão, linho, tweed e flanela.
Para camisas, algodão egípcio, algodão (diferentes fios), linho, seda, sarja, jeans, casuais em viscose, são alguns exemplos.
Camisetas com tecidos naturais, ou tecidos naturais com tecnologias como elastano.
Calças, seguem a mesma linha de um terno. Calça jeans, se melhor estruturada, melhor a qualidade da calça.
Cuidado com a infantilização das roupas
Lembra que eu comentei sobre os arquétipos? Algumas peças, mistura de cores e estampas podem transmitir uma imagem infantilizada.
E como saber isso?
Muita coisa vai de percepção mas existem peças, cores e estampas que precisam de um certo cuidado na hora de usar.
Acessórios: bonés com cores vibrantes, bonés de aba reta , óculos com armação grossa ou colorida, alguns tipos de colares, pulseiras e anéis, ou qualquer tipo de acessório colorido.
Roupas: camisetas que fujam das cores sóbrias ou terrosas, camisetas largas, camisetas com qualquer tipo de estampa ou padronagem, bermudas coloridas, bermudões, calças com rasgos ou lavagens, meias aparentes.
Calçados: sandálias, qualquer tênis que não seja minimalista de cores sóbrias.
Não estou falando para evitar de usar tudo isso. Você deve apenas tomar cuidado ao usar qualquer um destes. Usar apenas uma peça listada acima com outras mais sérias, beleza. Usar duas ou mais, já precisa tomar um certo cuidado para não infantilizar ou ficar jovem rebelde demais.
E como saber isso?
Se olhe no espelho. Se você não ficar parecido com o Sérgio Mallandro, o Liminha (do Silvio Santos), um integrante de uma banda emo dos anos 2000, ou de uma banda hardcore dos anos 90 ou um rapper americano, está tudo bem.
Mais camisa com botões, menos camisetas
Eu sou daqueles que acham que um homem adulto deveria usar mais camisas que camiseta. Um homem adulto a partir dos 40 principalmente.
As sociais são clássicas e necessárias para diversas ocasiões. Mas também temos as casuais. Hoje existem muitos estilos casuais de camisa e uma delas pode fazer seu estilo.
Camisa estampada, camisa com micro estampa, camisa de algodão, camisa jeans, camisa de viscose, camisa henley, camisa polo, gola padre…
Lembrando que usar mais camisa não significa abolir de vez a camiseta do armário. Muita calma.
Agora por que mais camisas com botões e menos camisetas?
Camisetas, o grande dilema
A camiseta é uma peça muito casual e um homem adulto, maduro geralmente está passeando ali no estilo clássico, elegante e as ocasiões ao qual ele participa geralmente exigem um dress code esporte casual, esporte fino e smart casual.
Confira o que é e como usar o traje esporte fino masculino.
Se você prefere camiseta, as básicas e de cores neutras fazem o estilo mais atemporal e te dá mais possibilidades. Coloridas e estampadas, demonstram muita informalidade. Tudo depende do seu estilo de vida e as ocasiões de uso. Pare e reflita sobre o seu estilo e seu estilo de vida.
O caimento mais natural das camisetas é justa ao corpo, sem tecido sobrando na cava (abaixo das axilas), sem nenhum vão no braço (o mais justa possível na manga) e a altura dela deve ficar mais ou menos entre as duas extremidades do bolso da calça. Isso respeitando o senso estético e de proporções do seu corpo.
Existem estilos que usam a camiseta mais larga e mais comprida, por exemplo.
Mais sapatos e botas, menos tênis
Mesma situação de Camisas Vs Camisetas. Sou a favor de homens usarem mais sapatos que tênis. Hoje existe uma infinidade de modelo de sapatos e botas e algum com certeza vai te agradar e fazer parte do seu estilo.
Os tênis, assim como as camisetas, descem um degrau na informalidade mas se você gosta e quer algo que te dê possibilidades, compra um todo branco ou um minimalista, de solado baixo e de cor única.
Lembre-se, tudo vai depender do seu estilo e as ocasiões da sua rotina.
Em ambos os casos, camisetas ou tênis, quanto mais chamativo por conta de cor ou estampas. tente balancear esta peça com algo mais sério.
Mais calças, menos bermuda ou shorts
Mais uma situação que deve ser levada em conta a casualidade das peças. Bermuda é algo ultra casual, portanto mais comum o uso em ocasiões mais informais. Passeios em dias ensolarados ou em balneários, são dois exemplos. Quem usa bermuda com mais frequência são crianças e jovens.
Essas são questões culturais que ficaram no inconsciente.
Uma curiosidade: já reparou que os filhos da realeza britânica só usam bermudas durante a infância, independente do frio? Já reparou em filmes ou novelas que contextualizam final do século XIX e início do século XX as crianças usam bermudas? Isso tudo está relacionado a uma tradição aristocrata dos séculos passados.
No caso de bermuda ou shorts, usar sempre com a barra acima do joelho. Com certeza fica mais estiloso!
Aposte na terceira peça, independente do estilo
A terceira peça na parte de cima é outra dica que vale para todo mundo mas que cai ainda melhor para um homem de meia idade.
Mas o que é a terceira peça?
Seu estilo e a ocasião vai determinar o que pode ser. Uma jaqueta, um casaco, um blazer, um colete ou uma camisa aberta com uma camiseta por baixo. Simples assim!
A sensação de camadas diferencia. Isso também tem um apelo visual para o senso estético.
Uma dica para quem prefere camisetas à camisa: use uma terceira peça que vai ficar bom demais.
Se você usa traje social com frequência, não deixe de ler nossas dicas.
O grooming como parte do estilo
Grooming masculino dentro do nosso contexto está relacionado a preparação, se arrumar, se cuidar…tudo dentro da parte estética do nosso natural, ou seja, pele, cabelo, pelos…Entenda mais no post “O que é grooming masculino.”
Assuma o grisalho
Uma questão de gosto pessoal minha que tem um certo embasamento. Por questões culturais poucas vezes o homem fugiu do seu natural ao se apresentar, diferente da mulher que tem uma cultura de se maquiar e por diversas vezes mudavam os penteados a cada aparição.
Isso traz conosco um senso que quando o homem foge do seu natural, ele pode alterar sua real beleza. Cabelos grisalhos faz parte da sua história, da sua naturalidade e ainda traz um charme a mais.
Ainda existem outros motivos que estão relacionados ao contraste com sua pele que pode mudar e te valorizar, mas isso é algo que deve ser tratado de forma individual e merece um aprofundamento.
Se você gosta de pintar os cabelos brancos, não tem problema nenhum. Não quero influenciar em nada, mas lembra de deixar o mais natural possível.
Calvície pode te beneficiar
É dos carecas que elas gostam mais. Alguns estudos mostraram que os carecas são mais atraentes para as mulheres.
Mas não é só isso. Tratamento para calvície custa caro, tem manutenção e pode não ficar do jeito que você deseja. Quanto mais natural, melhor!
Rugas podem ser minimizadas mas não tiradas. Lide com isso.
Rugas são sinais de maturidade e experiência de vida. Podem incomodar mas faz parte da sua natureza. Tudo bem, ainda não tenho tantas para falar com propriedade.
Alguns procedimentos estéticos diminuem as rugas, mas cuidado para não mudar e perder a sua naturalidade. O melhor mesmo é se cuidar com alimentação balanceada, exercícios físicos, cremes e protetor solar. Isso vai ajudar a retardar o aparecimento de novas rugas.
Se você pouco conhece de moda e estilos, aposte no “menos é mais”. Não invente muito. Com o tempo e conhecimento você vai ousando e não tem problema nenhum um homem de meia idade ousar no estilo.
A auto percepção de quem somos e o que queremos, alinhado ao nosso estilo de vida ajuda muito na hora de se vestir. Reflita e entenda tudo isso. Depois use minhas dicas como referência e aproveite!
Confira também os “Homens estilosos acima de 40 e 50 anos – os famosos que inspiram“.
Me conta nos comentários o que achou das dicas. Respondo suas dúvidas também.
3 thoughts on “Como se vestir bem: homens na faixa dos 40 e 50 anos”