Como se vestir para uma entrevista de emprego – dicas para homens
“Ninguém tem uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão”. Estudos atestam que a primeira impressão é formada em três segundos. O que causa o maior impacto? Sua imagem! Ela é composta pelo corte e penteado do cabelo, a sua barba, cuidados com a pele, a roupa que você está vestindo e a sua postura e linguagem corporal.
Após a primeira impressão vem a imagem inicial e por último a sua imagem propriamente dita.
Você quer este emprego, certo? Para você se destacar na entrevista entre tantos candidatos bons, detalhes podem fazer a diferença. Mesmo que seja de forma inconsciente, o recrutador pode te escolher por conta daquela boa primeira impressão que você causou. Pense nisso.
A sua imagem é construída através de diversos símbolos que transmitem algo. O recrutador, por experiência em diversas áreas da psicologia, reconhece estes símbolos. E para você dar “match” com o que a vaga oferece e o que o recrutador precisa, além dos atributos técnicos, experiência e conhecimento, você deve saber algumas coisas sobre imagem e estar elegante não é o mais importante. O importante é estar adequado ao perfil e a ocasião.
Conheça o perfil da empresa
Essa é a primeira coisa a se fazer. Conhecer a empresa é fundamental não apenas para você escolher a roupa para a entrevista de emprego e sim para você conhecer os valores da empresa e ver se está alinhado com os seus. Além disso, saber o que a empresa vende, ramo, áreas de atuação, mercado, concorrentes, tamanho da empresa…quanto mais você souber mais pontos você ganha.
Conhecendo o perfil da empresa você também descobrirá se a empresa é inovadora, criativa, conservadora, formal, informal… São essas diversas características que podem influenciar a maneira como você deve se vestir mas que também mudam de área para área dentro da mesma empresa, além da sua idade e o cargo que contam muito.
Dicas
- pesquise o “nome da empresa + valores” no google;
- busque notícias sobre a empresa e o wikipédia dela;
- veja se a empresa tem algum blog ou rede social institucional;
- busque pela hashtag com o nome da empresa ou a empresa pela localização no Instagram e veja as fotos que os colaboradores postam e como eles se comportam nas fotos.
Área, cargo, sua idade e seu estilo vão determinar sua vestimenta
Você tem seu estilo único que é determinado pela sua idade, sua personalidade, temperamento, tribo, entre outras coisas. Já falei dos 7 estilos que determinam todos os outros.
Seu estilo influencia inclusive na sua escolha de formação acadêmica ou vice e versa e consequentemente no emprego que você almeja. Claro que escolher, infelizmente, é para poucos e a maioria precisa apenas de um emprego para se manter.
São muitas áreas e cargos para indicar um a um. Por isso vou dar dicas padrões que podem ser adaptáveis à áreas, cargos, idade e estilo da pessoa.
Se você está ingressando em uma determinada área e já pesquisou sobre a empresa, você então já sabe o nível de formalidade que precisa.
Use calça, sempre!
Da mais formal para a mais informal: calça social (do terno), calças de alfaiataria, calça chino, black jeans, calça sarja, calça jeans bruto (azul escuro) e calça jeans estonado (estonado não significa cheio de lavagens, cores ou surrada e sim um jeans que perde a tonalidade bruta por conta da técnica aplicada).
A não ser que você vá a uma entrevista de emprego em uma cidade turística de praia para garçom em um quiosque, para pescador ou similares, use sempre calça.
A calça é sinônimo de virilidade, uma peça característica do homem adulto. Prefira as de cores em tons médios para escuros, evite as claras. Quanto menos detalhes de lavagem, estampas, bolsos ou rasgos a calça tiver, melhor!
Com certeza após descobrir o perfil da empresa e do cargo, você vai saber adaptar isso ao seu estilo.
Evitar
- calças rasgadas;
- calças com muitos detalhes, bolsos ou lavagens;
- calças claras e principalmente calça branca, que remete à passeio e fim de semana.
Vá de camisa (com botões)
Da mais formal para a mais informal: camisa social branca, camisa social cores claras, camisa social cores escuras, camisa social quadriculadas ou com listras, camisa casual sem estampas, camisa com micro estampas, camisa casual xadrez, camisa casual jeans, camisa polo de algodão ajustada no braço.
Escolha uma dessas, de acordo com os parâmetros de cargo, empresa, perfil e idade. Você quer ser aquele cara que passou uma boa primeira impressão e quer ter um diferencial ,certo? Então vá de camisa e evite camisetas, camisa polo em piquet e camisas de manga curta para entrevista de emprego.
Prefere camisetas à camisa? Use uma básica, sem estampas e coloque uma terceira peça, seja uma camisa, uma jaqueta, um cardigan ou um blazer. Não tem uma terceira peça? Prefira as camisetas lisas de cor escura. Sugiro uma azul marinho (não é válido para qualquer cargo).
São tantas opções legais de camisas que dá para escolher aquela que tem a ver com seu estilo e sua área de atuação.
Evitar
- camisetas estampadas;
- camisetas com frases;
- camiseta branca sem uma terceira peça;
- camisa polo em piquet com estampas, padronagens e/ou com um péssimo caimento.
Atenção ao calçado
Do mais formal para a mais informal: oxfords sociais, derbys sociais, loafers sociais, oxfords e derbys casuais, mocassins, siders, tênis monocromáticos, tênis minimalistas de cor escura, tênis de cor clara.
O senso de moda e estilo de um homem está diretamente ligado ao sapato que ele usa. A imagem está ligada diretamente a moda e ao estilo. Portanto, se atente ao sapato que você está usando.
Já falei algumas vezes que homens adultos deveriam usar mais sapatos do que tênis. Hoje existe uma variedade tão grande de sapatos que não tem desculpa para não usar. Você vai encontrar um sapato legal de acordo com seu estilo.
Prefere tênis? Quanto mais básico melhor! Prefira os de solado baixa para esta ocasião e de cor neutra. Cuidado com o contraste com a calça. Tênis branco apesar de estiloso, pode parecer muito casual.
Meias? Combine com a calça para não ter erro. Da mesma cor ou tonalidade. Apesar de estar em alta sapato sem meia ou com meia invisível, seja um pouco mais formal neste dia da entrevista.
Jamais use tênis de corrida colorido!
Botas também são uma boa. O brasileiro vem usando cada vez mais botas com o passar do tempo. Botas com poucos detalhes mostra mais formalidade. Já falei dos tipos de botas aqui e o nível de formalidade delas. Use sempre com a calça cobrindo suas botas.
Evitar
- tênis de corrida ou outras práticas esportivas;
- tênis coloridos demais;
- sapatos ou botas cheio de detalhes;
- meias brancas;
- chinelo ou sandália (precisava falar?)
Considere usar um blazer ou paletó – uma terceira peça agrega
Do mais formal para o mais informal: paletó do terno de cor escura, paletó do terno de cor clara, blazer escuro, blazer claro, blazer de algodão, blazer de linho. Outra terceira peça: jaqueta bomber formal, jaqueta jeans escura, cardigan.
Claro que existem diferentes cortes e tecidos de blazer. Seu estilo irá determinar qual você vai usar assim como o cargo, a área e a empresa onde você pretende trabalhar.
A ideia aqui é que você considere usar está peça tão estilosa do guarda roupas masculino que faz toda a diferença. Ela pode ser aquela cereja do bolo, um toque a mais na sua produção que irá te destacar dos demais. Já falei como usar blazer casual.
Evitar
- blazer grande;
- paletó de três botões;
- jaquetas claras;
- jaquetas com lavagens ou surradas.
Cuidado com os acessórios
Para uma entrevista de emprego, menos é mais. Um relógio basta! Se não tiver relógio, não tem problema. Isso pode ser bom caso você seja uma pessoa ansiosa ou nervosa. O relógio pode ser uma distração, e se você não tiver focado na entrevista com certeza você vai perder pontos com o recrutador.
Mas existem diversos tipos de pessoas e diversas áreas mais descoladas, que um acessório pode fazer a diferença. Lembre-se, menos é mais. Coloque uma ou duas pulseiras para complementar. O foco no dia da entrevista é a entrevista, seus conhecimentos e experiências. Os acessórios podem passar despercebidos na primeira impressão, ou percebidos demais por chamar a atenção que não deveria.
Evitar
- excessos;
- acessórios chamativos (grandes ou coloridos);
- anéis;
- chapéus (precisava falar?).
Tenha uma bolsa ou mochila estilosa, que condiz com sua idade e ocasião
Da mais formal para a mais informal: maleta de couro, pasta de couro, bolsa de couro, mochila de couro, pasta de lona, bolsa de lona, mochila de lona, entre outras.
Evite mochilas esportivas ou com detalhes demais. Desenhos? Se você não for da área de moda ou design é melhor não arriscar.
A sua bolsa (incluo todos os tipos), pode falar muito por você. Entendo que bolsas mais sociais são na maioria das vezes cara, e por isso se você não precisa levar muita coisa para a entrevista é melhor nem ir de bolsa. Coloque seu currículo em uma pasta de documentos e o restante dos pertences leva consigo no bolso. Mas cuidado para o bolso não ficar com volume demais.
Já falei de mochilas estilosas também.
Evitar
- bolsas esportivas (só é válido para profissionais do meio esportivo);
- bolsas com muitos detalhes como franjas, tachas, bótons, entre outros ( só é válido para profissionais da moda e designers, com bom senso);
- bolsas com desenhos.
Higiene e grooming, cuide-se
É importante lembrar! Tome um banho, escove os dentes, use fio dental, passe um desodorante, passe um perfume nem tão forte e nem marcante, faça a barba ou apare-a, cortes as unhas e penteie os cabelos.
Ainda bem que os tempos mudaram e hoje a barba é aceitável na maioria das áreas e cargos. Quanto maior a barba, maior o cuidado também. Cuide da sua barba aparando com frequência, use produtos específicos, mantenha limpa e cheirosa e fique atento após cada refeição.
Quer uma dica boa? Corte o cabelo para ir à entrevista de emprego. O recrutador vai ver isso com bons olhos, pode acreditar. Pentear também mostra que você se importou e se cuidou para estar ali. Seu estilo não condiz com cabelo penteado? Não tem problema. Se a roupa estiver alinhada, os cabelos são detalhes. Pelo menos lave para não ficar com mau cheiro.
Evitar
- falta de higiene em todos os sentidos.
Entrevista de emprego – Como se vestir Social
Reservei uma parte para falar apenas do dress code social. Os tempos mudaram mas ainda existem alguns cargos e empresas que exigem o social completo e isso já começa na entrevista.
Mercado financeiro, cargos executivos de empresas mais conservadoras, advogados, alguns vendedores, jornalistas, relacionamento com clientes chave, entre outros.
Se o dress code exige social quer dizer que a empresa ou o cargo preza pela formalidade e por isso a regra é não inventar. Várias dicas dadas neste post podem entrar aqui.
Costume (terno)
Escolha um costume (calça e paletó) de tons médio à escuro. Sugestões: cinza médio, azul marinho, azul petróleo, marrom, verde oliva e algumas variações. Evite o preto. Deixe o cinza claro ou bege para quando já tiver um tempo de emprego, para os dias mais quentes.
Camisa
Seguem duas opções para não errar: branca ou azul clara. Ambas combinam com os costumes indicados acima.
Meias
Para acabar com o famoso dilema: “A meia deve ser da cor da calça ou do sapato?”.
Nesta ocasião que exige formalidade a meia deve ser da mesma cor da calça. A meia é a continuação da calça e essa monocromia por si só é mais formal. Monocromia verticaliza, e verticalização é mais elegante, sério e formal.
Gravatas
A gravata é um complemento e não pode chamar tanta atenção. Prefira as lisas ou listradas na diagonal. Micro estampas sutis também ficam legais. Lembra de combinar com a cor do terno.
Dica: a produção fica mais legal quando a grossura da gravata possui a mesma proporção da lapela do paletó.
Sapatos
Para as sugestões de costumes (ternos) o sapato pode ser preto ou variações do castanho, ou seja, marrom, café, entre outros.
Os modelos devem ser sociais: oxford e derby com bico arredondado são mais tradicionais ou penny loafer de couro.
Tipo de terno, caimento, tecido e padronagem
O caimento deve estar impecável. Todo homem tem que ter um terno ajustado ao corpo independente do biotipo.
Os modelos de lapelas, bolsos, cortes e fendas, não interfere. Qualquer um é válido e isso vai dizer muito do seu estilo. Quer conhecer todos os modelos? Sugiro o post “Tipos de ternos, cortes, tecidos e padronagens“.
Sobre as padronagens, sugiro não arriscar. Vá com um tradicional liso. Se você está concorrendo a um alto cargo executivo e vai ser entrevistado por um headhunter, você pode ousar um pouco e ir com um risca de giz.
Evite os ternos com tecidos sintéticos como poliéster ou microfibra.
A ideia do post é mostrar regras gerais que devem ser adaptadas de acordo com cargo, empresa, área, sua idade e seu estilo. Ter bom senso é primordial!
Procure imaginar como outros candidatos vão e tente se destacar sendo mais estiloso que eles. Uma peça que traga um destaque ou formalidade a mais pode fazer a diferença.
Dica: Como você se vê daqui cinco anos?
Se você já fez alguma entrevista de emprego na vida com certeza você já se deparou com esta pergunta. A empresa quer saber se você se planeja, tem ambições, entre outras coisas.
Mostre através da sua imagem que você quer evoluir. Use roupas que condiz com um cargo ou nível acima da vaga em que você está se candidatando.
Por exemplo: você tem 25 anos e está concorrendo à uma vaga de analista, imagine então você com 30 anos concorrendo para uma vaga de coordenador e vá vestido de acordo. Você tem 3o anos e está concorrendo à uma vaga de coordenador. Vá como se estivesse vestido para uma vaga de gerente com 35 anos.
Um homem deve sempre aparentar mais velho, ou mais maduro, pois assim ele ganha credibilidade apenas com a imagem.
Ficou alguma dúvida? Fique a vontade para comentar. Vou responder todas as suas dúvidas e te ajudar a passar uma boa imagem na sua entrevista de emprego.
Mais sobre imagem: http://www.psicologia.pt/artigos/ver_carreira.php?como-construir-uma-boa-imagem-pessoal-e-profissional&id=155
Confira também dicas de moda masculina e como se vestir bem gastando pouco.