Como ser um cavalheiro nos dias de hoje
Não é sobre abrir a porta do carro para a dama. É sobre ser gentil. Não é sobre esperar a sua vez de falar, é sobre ser educado. Não é sobre ser pontual, é sobre ter palavra, honra e respeito.
Você já se perguntou por quê você quer se tornar um cavalheiro?
Ser cavalheiro vai além das atitudes. As atitudes são o fim e não o meio. Um cavalheiro deve ser genuinamente cavalheiro e para isso é necessário ter alguns valores e virtudes. Valores que condizem com o que é ser cavalheiro.
Pense nisso!
Frases e citações sobre o que é ser cavalheiro
Antes de retomar vou simplesmente colocar algumas frases de famosos e anônimos que encontrei a internet só para você captar a essência do cavalheirismo.
“Para viver um grande amor, primeiro é preciso sagrar-se cavalheiro e ser de sua dama por inteiro — seja lá como for.” – Vinicius de Morais
“Valores como cavalheirismo, sinceridade, hombridade, sensibilidade, honestidade, jamais deveriam sair de moda… Creio que uma visão do futuro somada a valores cultivados no passado seria a química perfeita para um mundo mais justo.” – Hermes C. Fernandes
“Meninos se gabam, homens tem estilo, mas um cavalheiro tem caráter.” – anônimo
“Um cavalheiro sabe o valor do coração de uma mulher. E se desculpa, mesmo que não a tenha ofendido intencionalmente.” – anônimo
“Nunca se esqueça: ser um macho é questão de nascimento, ser um homem é questão de idade, mas ser um cavalheiro é questão de escolha.” – anônimo
“Cavalheiro é um homem constantemente atencioso.” – anônimo
“Um cavalheiro honra suas palavras” – anônimo
“Um cavalheiro é gentil com aqueles que nada tem a lhe oferecer e com aqueles de quem discorda.” – anônimo
“A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o.” – Thomas Fuller
“Eu sempre fui gentil e respeitoso, sem parecer ameaçador. Não se estabelece este tipo de confiança tocando a garota, ou dizendo as coisas erradas. É preciso ser um cavalheiro.” – Sante D’Orazio
“Um homem que compra dois exemplares do mesmo jornal de manhã, ao sair da boate com sua garota, esse é um cavalheiro.” – Marlene Dietrich
(Se você souber quem citou as frases em que eu coloquei como “anônimo”, deixa um comentário para eu creditar.)
O que podemos tirar de conclusão somente disso, é que: um cavalheiro é gentil, é informado, é educado, é honesto, é leal, é atencioso, tem palavra, e muito mais.
Agora o que eu também tiro de conclusão a partir disso e da vida, e você pode concordar ou discordar deixando um comentário, é que um cavalheiro não é covarde, nem bonzinho e nem bobo.
Ver essa foto no Instagram
E como se tornar um cavalheiro?
Lembra quando eu perguntei ali em cima do porquê você quer se tornar um cavalheiro? Se você pensou em se tornar um cavalheiro para conquistar mais mulheres, para se vestir melhor ou para ser admirado por conta deste feito, repense tudo isso.
Ver essa foto no Instagram
Geralmente um homem se torna cavalheiro naturalmente. Quando amadurece, quando tem conhecimento, e isso não surge da noite para o dia.
Tem aqueles também que foram criados por verdadeiros cavalheiros e damas, que desde pequeno aprende e absorve os valores dos pais. Estes aprendem mais fácil o que é ser cavalheiro.
Se você acredita que não tem nenhum dos requisitos acima, e não quer se tornar cavalheiro pelos motivos mencionados acima, vou tentar te ajudar.
Dicas profundas para se tornar um cavalheiro
Não sou linguista mas quem me acompanha por aqui já percebeu que eu gosto de estudar e falar sobre o significado das palavras a fundo.
Ao estudar sobre o que é ser cavalheiro, além do que eu absorvi de valores éticos e morais, do que eu já vivi e do que eu coloco em prática no meu dia a dia, algumas coisas me marcaram em tanta coisa que vi na internet.
Geralmente as pessoas falam de atitudes para se portar como um cavalheiro. Aqui no Guia Estilo Masculino é diferente. Gosto de ir além, para você refletir mesmo.
Com este aglomerado de atitudes eu concluo simplesmente 3 valores que se esbarram entre si, que você deve ter. Destes 3 valores, vários outros vem como consequência.
1 – Educação
Só a educação já engloba praticamente todos os outros valores a seguir. Educação é muito mais que ir a escola. Educação é como você absorve seus conhecimentos, habilidades, valores, crenças. Você vai entender isso ao tratar alguém com educação.
Falar obrigado, pedir desculpa, pedir licença, aguardar a sua vez de falar, saber ouvir, tratar com decência… Tudo isso são atitudes fim da educação. A educação é a absorção de praticamente de todos os valores e crenças morais para você conviver em sociedade.
Aprenda, absorva e coloque em prática aquilo que é moral. Aquilo que funciona e dá certo perante a sociedade. Deixa que isso entre dentro de você de forma que você seja natural. Fale obrigado naturalmente, peça desculpas naturalmente, entre tantas outras coisas que são listadas como atitudes de um homem cavalheiro.
Com a educação também vem: caráter, decência, respeito e dignidade.
2 – Sabedoria
Consequentemente a educação, você precisa ser sábio. A sabedoria leva tempo. A vida nos ensina. Ensina a lidar com os outros, a lidar com nós mesmos, a lidar com as situações e deixar tudo isso fluir de forma natural.
Na filosofia este termo vai muito a fundo. Nada melhor que falar da filosofia para falar de sabedoria. Por isso escolhi duas dentre as maiores reflexões da história da filosofia para ilustrar este tópico.
“Conhece-te a ti mesmo” Sócrates
Quando eu passei por depressão e consegui sair, essa foi uma das frases que mais fizeram sentido na minha vida. Se eu precisar dar algum conselho a alguém, para tudo na vida, é investir em auto conhecimento. E quando eu falo em investimento não é apenas pagar um terapeuta mas também ter os momentos de você com você mesmo.
Vale lembrar que essa busca por auto conhecimento nunca termina.
“Só sei que nada sei” Sócrates
Acima é só um trecho da emblemática frase mas as pessoas esquecem da importância da frase toda.
“Só sei que nada sei e o fato de saber isso me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa“.
A conclusão de tudo isso é: saiba se portar, não se sinta superior ao outros, aprenda a ouvir, aprenda a aprender com os outros, você não é o dono da razão, tenha ciência de que todos estamos aqui pra aprender, tenha sabedoria para viver. É muita lição.
Com a sabedoria também vem: sensatez, compreensão, entendimento, auto controle, critério, equilíbrio, consciência, honra.
3 – Cultura
Você já deve ter ouvido falar que conhecimento nunca é demais. Educação, sabedoria e cultura formam a tríade do conhecimento.
Aprenda, se interesse, vai a fundo. Com isso você também vai saber lidar com as situações da vida. Vai saber falar, se portar, se interessar.
Com a cultura também vem: conhecimento, aprendizado, costumes, compreensão.
Está vendo como tudo está ligado?
Agora o importante é enraizar tudo isso dentro de você de forma natural. Com verdade naquilo que você quer. Com estes valores, você terá cada vez mais atitudes de um homem cavalheiro.
Exercício
Achou estranho tudo isso que eu escrevi? Então vou te dar um exercício pra fazer.
Abra de 3 a 4 páginas que ensinam como ser cavalheiro na internet. Aquele mesmo com as listas de atitudes para ser cavalheiro. Escolha cada item e veja se ele não se enquadra em cada um destes 3 valores que mencionei acima.
Se algum deles não se enquadrar nestes valores, deixe um comentário e vamos debater e analisar.
Eu te ajudo e você me ajuda e isso nos faz homens cavalheiros em busca de mais conhecimento e sabedoria.
2 thoughts on “Como ser um cavalheiro nos dias de hoje”