Como ser um homem elegante – no estilo e na vida
Elegância vem do latim, elegantia – que significa “gosto”.
Antes de tudo é importante entendermos o conceito de elegância para começarmos a pensar em nos tornarmos homens elegantes.
São vários significados interligados, tanto vindo do dicionário como de expressões famosas e do pensamento coletivo.
Significado de elegância
No dicionário online de português:
Graça, distinção nas formas, nas maneiras, nos trajes: elegância de porte, de vestes.
Arte de escolher as palavras: falar, escrever com elegância.
Demonstração de requinte, bom gosto.
Modo elegante de se portar, agir com elegância; garbo.
Em que há ou expressa fineza, gentileza; decoro.
No wikipédia:
Elegância é a qualidade do que é elegante e, portanto, possui uma certa harmonia caracterizada pela leveza e facilidade na forma e movimento. É o atributo de ser eficaz e simples. É a beleza que mostra tanto eficácia, como simplicidade incomuns.
Frases de grandes influenciadores
“Sem elegância no coração, não há elegância” – Yves Saint Lauren.
“A simplicidade é a chave para a verdadeira elegância” – Coco Chanel.
“Elegância é quando o interior é tão belo quanto o exterior” – Coco Chanel.
“Elegância é como o estilo, não se pode comprar. É o seu gosto pela arte, a maneira como se movimenta. Você não precisa de dinheiro para ser elegante porque isso vem de dentro” – Carolina Herrera.
“A elegância não é nem uma questão de ter um casaco, nem uma questão de ter dinheiro” – Karl Lagerfeld.
“A elegância é a única beleza que nunca se desvanece” – Audrey Hepburn.
Concorde você ou não, não podemos deixar passar essas citações de pessoas tão importantes para o mundo da moda. Um homem elegante precisa antes de tudo de elegância.
Atitudes de um homem elegante
Um homem não nasce elegante, ele se torna com o tempo. Criação, educação, valores, história de vida. Tudo isso são pilares. Alguns adquirem essa elegância mais rápido que outros.
Tenha postura de um homem elegante. Somos seres humanos. Somos nossos sentimentos e nossas ações.
Listei algumas atitudes que vão fazer de você um homem elegante, daquela elegância que vem de dentro:
- seja educado;
- seja cavalheiro;
- seja gentil;
- saiba ouvir;
- respeite as diferenças;
- saiba conversar;
- saiba expressar seus sentimentos;
- cultive e aprecie o belo, as artes, a natureza e a vida.
Lembrou de outras atitudes? Claro que tem muito mais, por isso deixo a caixa de comentários para você me ajudar.
Estilo elegante masculino
Tudo isso que eu mencionei antes já bastaria para você se tornar um homem realmente elegante. Elegante de boas ações e sentimentos. Mas vamos melhorar um pouco mais.
Conforme já falei no post os 7 estilos universais masculinos, existe também o estilo elegante. Estilo este que acaba sendo reflexo das atitudes, do temperamento, da identidade, da personalidade e do estilo de vida de cada um.
Como ser um homem mais elegante?
Na indumentária, ou seja, no estilo de se vestir propriamente dito, para ser elegante você geralmente vai seguir algumas regras que vão desde caimento, escolha e combinação de cores além do uso dos melhores tecidos (isso para ficar bem vestido no estilo elegante).
O belo que vem do senso estético é muito importante para se tornar elegante. Isso é primordial para ser estiloso em qualquer estilo, mas o elegante se preocupa ainda mais. Isso está nos significados acima.
Caimento e combinação de cores são percepções mais concretas do senso estético. O caimento valorizando a silhueta mais natural e as cores combinadas através de anos de estudo. Veja também como combinar cores de roupas.
A escolha das peças e de modelagens também fazem a diferença no estilo elegante, por isso vou explicar melhor como um homem elegante geralmente usa cada peça. Não dá pra detalhar tudo por isso escolhi algumas principais.
Ternos e costumes
O homem elegante pode não precisar usar terno com muita frequência mas adora quando tem alguma ocasião que vai precisar. Um simples evento mais chique, que não necessariamente vai precisar de social completo, e ele vai querer improvisar seu costume. Pode ser com camisa sem gravata, com camiseta, ou até com um tênis.
O que vai diferenciar bastante um homem de estilo elegante de um homem tradicional na hora de usar um terno vai ser a modelagem. Homens elegantes preferem algo mais acinturado, uma lapela mais slim, uma calça mais slim e a barra da calça “half break” ou “no break” por exemplo. (barras que não cobrem o peito do pé)
Nas cores, o homem elegante vai se adaptar a qualquer cor ou padronagem de terno, e vai combinar perfeitamente as cores de sapato, meia, camisa, lenço no bolso. Uma dica legal para o homem elegante, é usar terno, camisa e gravata tudo na mesma cor, fazendo o famoso monocromático.
Confira também “Traje social masculino“.
Camisa social, camisa casual, polo, henley e camiseta
O homem com estilo predominantemente elegante é bastante apegado as regras de caimento, mas alguns com estilo esportivo no DNA gostam de quebrar essas regras.
Falando das tais regras, nas camisas elas são mais perceptíveis.
Conforme falei anteriormente, o homem elegante gosta de algo mais acinturado. Nas camisas não seria diferente e por isso as camisas sociais usadas pelo homem elegante geralmente são slim. Algo mais próximo do corpo e isso não tem nada a ver com ser magro ou atlético, os homens gordos também devem se atentar a isso.
Logo sendo mais slim e acinturado, suas peças terão uma certa estrutura, e quando tem estrutura no caso de camisas e camisetas, ela deve ter a regra da linha da costura da manga acima do osso do ombro, não pode ter tecido sobrando na cava (abaixo das axilas) e quando a camisa for de manga curta ela deve ficar justa no braço.
Alguns homens elegante, quando usam uma camisa menos estruturada, quebram essas regras e ainda continuam elegantes. Mas lembre-se, isso são para as peças menos estruturadas. E o que seriam essas peças? Uma camisa de linho (tecido mole), uma camisa de viscose, uma camiseta de algodão bem leve. Algo bem verão ou bem casual. Fique atento ao tamanho, este sim nunca deve ser ignorado.
Falando em tecidos, o homem elegante não gosta muito de usar tecidos sintéticos para ocasiões mais formais. Os naturais como algodão e linho são os preferidos. Mas no caso das ocasiões informais, um viscose, pode ser bem utilizado.
Confira mais dicas em:
Como usar camisa social branca masculina
Como usar camisa polo masculina
Como usar camisa henley masculina
Como usar camisa estampada masculina
Calças, shorts e bermudas
Na parte de baixo da vestimenta temos as calças, os shorts e as bermudas. O homem elegante saberá usar praticamente todos os modelos e novamente a modelagem é que vai indicar seu estilo. Aqui dá pra generalizar um pouco mais.
As calças mais usadas nos momentos casuais serão as chinos e as de alfaiataria, nas modelagens slim ou reta.
As calças jeans são universais e o homem de estilo elegante vai preferir seu jeans com cores mais uniformes, ou seja, sem variação de cor na lavagem. O tradicional bruto azul índigo e o estonado, versão mais clara porém que aparente ser uma cor só. Nada de rasgos ou outros detalhes.
Como disso, o elegante sabe improvisar praticamente todos os modelos de roupas. No caso da calça de 5 bolsos, aquelas parecidas com a jeans porém de outros tecidos (sarja, cotelê, entre outros), ela é mais rústica e combina mais com outros estilos, porém, o elegante também vai saber usar.
A regra de ouro para as calças é não deixar a peça bufante ou dobras que fazem o tal do efeito sanfona na barra.
As bermudas dos homens elegantes seguem a mesma pegada das calças: alfaiataria ou chino, preferencialmente, e depois as jeans. Elas podem ser mais soltas no corpo, mas provavelmente a maioria dos elegantes preferem elas mais reta e estruturada.
Aqui a regra de usar a bermuda acima do joelho é praticamente uma ordem. Só sendo muito ousado para quebrá-la, mesmo porquê não combina com o estilo usar a bermuda abaixo do joelho.
Os shorts já são mais soltos. Os mais comuns são os de água, estampados ou os de linho. O homem elegante vai usar shorts apenas nos momentos ultra casuais, geralmente na praia ou na piscina.
Casacos, jaquetas e suéteres
Aqui não tem muito segredo. O homem elegante vai querer investir em uma peça de frio muito elegante, estruturada e com o tecido nobre.
Homens elegante fogem de muitos detalhes ou peças desestruturadas. Fogem também de tecidos sintéticos que passam um aspecto mais esportivo, por isso jaquetas de helanca ou taquetel serão apenas para prática esportiva.
Em relação a escolha do casaco ou jaqueta, vai de gosto. Inclusive já falei dos tipos de casacos e jaqueta.
O suéter também vai de gosto, desde que seja estruturado, sem rasgos ou com aspecto de velho ou muito usado. As malhas bem justas são as preferidas e aqueles elegantes com DNA mais esportivo também vão curtir tricots com a trama mais aberta ou padronagens.
Calçados: botas, sapatos, tênis
Os calçados mais usados pelos homens elegantes são os mais atemporais. Modismos são usados com cautela neste caso.
Botas e sapatos com bico arredondados e as vezes mais finos são os escolhidos. Derby, oxford, blutcher, monky strap… Nos casuais as experiências são válidas mas nada de muito robusto pois não combina. Ou seja, solas tratoradas por exemplo foge um pouco do padrão elegante.
Já falei dos sapatos casuais masculinos.
Sapatos sem meia para os momentos casuais já é quase que uma ordem para os homens elegantes. Os mais requintados gostam também de mocassins e suas variações, como o loafer por exemplo.
Os tênis dos homens elegantes na essência são mais minimalistas como os tradicionais branco estilo adidas stam smith, tênis em canvas bem clássico tipo converse ou vans e os famosos joggings. Inclusive já falei dos tênis jogging.
Mas conforme eu falei. o elegante sabe aproveitar do seu conhecimento de moda e da sua identidade para inovar e testar até os modismos. Por isso não se apegue tanto.
Acessórios elegantes
Aqui e ordem do homem elegante é não usar qualquer coisa. Não necessariamente precisa ser algo caro, mas o aspecto do acessório deve aparentar qualidade.
Os relógios geralmente são os mais clássicos, até mesmo se o design for esportivo. Pulseiras de metal sem aquele brilho de aspecto falso (tipo banhado) ou de couro, fino e minimalista para diversas ocasiões.
No blog também temos diversos posts sobre relógios.
Chapéus é algo bastante pessoal. Uma coisa que o homem elegante dificilmente vai usar, vai ser um boné aba reta. Homens elegantes usam sim boné, mas preferem os desestruturados de aba curva. Entre os chapéus clássicos podem entrar qualquer um, desde boina, passando pelo fedora até o panamá para os dias quentes. A qualidade é mais importante que o modelo, nestes casos.
Pulseiras é algo que vem sendo cada vez mais utilizado por qualquer homem. Os elegantes preferem maneirar no uso. Menos é mais. Poucas pulseiras mas de qualidade, sejam elas de metal, pedras ou de couro.
Cores, estampas e padronagens
Normal o homem gostar de cores mais sóbrias e neutras. Preto, branco, azul marinho, verde militar, cinza, tons de bege e marrom.
O interessante do homem elegante é que de vez em quando ele vai saber abusar de cores diferenciadas intercalando com essas mais tradicionais. Isso se torna fácil a combinação. Mas também nada de chamar muito atenção com muitas cores.
O monocromático é algo muito elegante também.
Padronagens nas roupas, dos ternos às camisas, e até calças, podem ser aliadas do homem elegante que tem um toque criativo na identidade. Poás, listras, diferentes tipos de xadrez… tudo pode ser encaixado, desde que as peças tenham bons tecidos e ótimos caimentos. Além claro, sem abusar de muita informação.
Conhecimento e equilíbrio, eu diria. Este é o homem elegante.
Se você tem mais de 30 anos, com certeza vai entender muito do que eu disse durante o post. A maioria dos homens quando passam dessa idade começam a prestar atenção nestes detalhes. Costume dizer que o homem adulto se torna elegante, nem que seja um pouco.
Por que será?
O estilo de vida pode mudar bastante e influencia na forma como você se veste mas você muda principalmente a postura. Tudo aquilo que escrevi no começo. Ou seja, se você evoluiu como ser humano você é sim um homem elegante, independente da roupa que veste. E isso que é o mais importante.
Seja elegante primeiro na forma de ser. Na forma de vestir é apenas um detalhe.