Conheça os tipos de botas masculinas, modelos e qual comprar
Quais tipos de botas existem? Como escolher um par de botas? Qual modelo devo comprar? Essas são as dúvidas recorrentes para quem está procurando seu primeiro par de botas ou para quem quer comprar um novo sem titubear.
São muitos modelos e diversos nomes para decorar mas com conhecimento tudo se torna mais fácil. Use este post como um guia, um guia do seu estilo, que vai te ajudar a escolher seu próximo par de botas ou simplesmente te dar mais conhecimento e isso nunca é demais.
Tipos de botas masculinas
Resolvi separar as botas masculinas em 3 tipos: formais, casuais e utilitárias. Este último é relativo à um determinado uso e nele se enquadra botas esportivas e funcionais. Reconhecer os 3 tipos já é um grande passo para saber o que você quer dentro do que você precisa de acordo com seu estilo.
Mas o que determina cada tipo? Basicamente o material e o design.
Partes de uma bota
Para conhecer melhor sua bota é preciso entender que ela é dividida em duas partes: sola e cabedal.
- Cabedal é todo o corpo da bota que está acima da sola;
- Sola é toda parte de apoio do calçado, a parte de baixo.
Uma bota com sola e cabedal de couro, por exemplo, na maioria da vezes será uma bota formal. Digo na maioria porque o design e o modelo pode não cair bem no formal. O couro é um material considerado de pouca maleabilidade, pouco conforto e nobre. Somente as botas com design elegante e de pouca movimentação terão as duas partes em couro.
Mas e o design? Como entender?
Primeiro vamos conhecer as principais partes de uma bota, um raio X dela. Como eu disse, o design é fator determinante para conhecer o tipo e o modelo das botas. Escolhi um coturno casual que possui praticamente todos os elementos para exemplificar.
Agora que você sabe o que é e onde fica a sola, cabedal, orelha, lateral, biqueira, gáspea e vira, tudo fica mais fácil.
Passamos então para o bico, um fator muito importante que que acompanha o nome de alguns modelos de botas.
Biqueiras ou bicos das botas
Biqueira na verdade é o reforço que vai dentro do tecido que a envolve. Vamos chamar de bico ou ponteira quando nos referimos ao design desta parte da bota. Você vai ler bastante sobre isso no decorrer do post.
Tipos de bicos:
- Plain toe: significa que o bico é plano, sem nenhum detalhe na gáspea. Pode ser considerada uma bota sem ponteira por não ter uma divisão clara do que é bico e o que é gáspea;
- Cap toe: tem uma divisão entre o bico e a gáspea formando a ponteira. Um dos tipos mais comuns de se encontrar;
- Moc toe: tem uma certa elevação após o vira dando a impressão de uma bota mais alta. O cabedal se inicia como uma extensão da sola. As botas workers são Moc Toe;
- Wingtip toe: sabe aquelas botas e sapatos que tem uma espécie de asa ou um “M” no bico? São eles. Sua costura também é mais elaborada que os demais tipos e nem sempre vem com furos;
- Lace to toe: este tipo de bico se tornou um modelo de botas. Ele possui ilhóses para passar o cadarço desde o bico da bota.
Botas formais, características e modelos
Como falei anteriormente as botas formais tem como sua principal característica, a sola de couro, material do cabedal também em couro e se tratando de design o minimalismo. Algumas podem ter um material diferente na entresola para maior conforto.
Suas cores são na maioria preta ou tons escuros do castanho, suas ilhóses são apenas o furo sem qualquer tipo de reforço, possui cadarço mais fino e menos costuras. Existem também as botas formais sem cadarço e com outros tipos de fecho, portanto sem ilhóses para passar cadarço.
Quanto mais discreta as botas com essas características acima mais formal ela será.
Principais modelos: oxfords, derbys, monk e chelsea.
Modelo Oxford de couro
Assim como os sapatos as botas Oxfords estão no topo da escala do formal. Sua principal característica é a gáspea e a lateral ser uma coisa só, sem aba ou orelha, deixando o calçado com as ilhóses (furos) nesta lateral.
Principais características da bota Oxford.
- Sola: couro;
- Cabedal: couro ou couro nobuck;
- Ilhós: pequeno sem reforço e na lateral;
- Cores: preto, whisky, conhaque e marrom são as mais formais;
- Cadarço: fino e discreto;
- Orelhas ou abas: sem orelhas ou abas;
- Cano: médio ou alto;
- Bico: cap toe, costura em formato de asa (wingtip oxford), plano junto com a gáspea (plain toe oxford).
Para quem?
Para homens elegantes com muita personalidade que usam costumes com frequência e querem sair da mesmice dos sapatos.
Como usar?
De preferência com costumes onde a calça é slim mas você pode usar com chinos e até um jeans escuro. Veja se fica harmonioso. O importante é estar sempre dentro do estilo elegante, cores sóbrias, básico e discreto. Use em dias frios e amenos.
Derby de couro com sola de couro
Para as botas derby serem formais elas precisam ter a principal característica de uma bota formal, o solado em couro e o cabedal de couro. Ilhóses sem detalhes e o cadarço fino também são importantes. O que as diferencia das botas oxfords, assim como os sapatos, é que as ilhóses ficam na aba ou orelha.
Principais características das botas derby (formais).
- Sola: couro;
- Cabedal: couro;
- Ilhós: pequeno sem reforço e na orelha;
- Cores: preto, whisky, conhaque e marrom são as mais formais;
- Cadarço: fino e discreto;
- Cano: baixo e médio;
- Bico: liso marcado com uma costura (cap toe derby), costura em formato de asa (wingtip derby), lisa junto com a gáspea (plain toe derby).
Para quem?
Para todo o tipo de homem que busca um par de botas para momentos mais formais.
Como usar?
Use com chino, jeans e até com costume mas de forma elegante sem ser criativo ou ousado. Use em dias frios e amenos.
Monk Boots de couro
Você já deve ter ouvido falar nos sapatos monk. Existem botas monk também. Geralmente este modelo de bota tem o cabedal em couro, com sola em couro e por isso ela também é considerada uma bota formal. Sua principal característica é o seu fecho composto por uma única aba que termina em duas presilhas.
Principais características das monk boots (formais).
- Sola: couro;
- Cabedal: couro;
- Ilhós: não possui;
- Cores: preto, whisky, conhaque e marrom são as mais formais;
- Cadarço: não possui;
- Aba: uma única aba com duas presilhas na ponta que fecha na gáspea;
- Cano: curto, médio e até longo;
- Bico: plano (plain toe) ou liso marcado com uma costura (cap toe). Tem com furos ou sem furos.
Para quem?
Para homens modernos e ousados que se destacam pela elegância. Um homem com uma bota Monk é um homem que está em sua maior parte do tempo de costume e que gosta de inovar.
Como usar?
Use apenas com costume ou alfaiataria e em dias frios ou amenos.
Chelsea Boots de couro com sola de couro
As botas chelsea não possuem cadarços e elas aparentam ser uma coisa só, gáspea, traseiro, lateral… Mas nem sempre é assim. Existe a Chelsea Cap Toe, com bico. Uma característica marcante no design e na funcionalidade das Chelseas são os elásticos nas laterais que facilitam a entrada dos pés.
Veja também como usar bota chelsea masculina.
Principais características das Chelsea boots (formais).
- Sola: couro;
- Cabedal: couro;
- Ilhós: não possui;
- Cores: preto, whisky, conhaque e marrom são as mais formais;
- Cadarço: não possui;
- Lateral: marcada por um elástico funcional e característico para o design;
- Cano: médio;
- Bico: plano (plain toe) ou liso marcado com uma costura (cap toe chelsea), tem com furos ou sem furos.
Para quem?
Para os homens modernos e ousados que são destaques por onde passam. Para aqueles que acompanham moda, tendências, tem estilo e vão saber aproveitar sua Chelsea tanto nos momentos formais como nos mais casuais.
Como usar?
Use com chino, jeans e até com costume, de preferência peças slim e skinny. Use para impressionar e mostrar pelo que veio.
Botas casuais, características e modelos
Todas aquelas botas que não forem para momentos formais que podem ser usadas com costume ou terno (todas as anteriores), e botas que não sejam para práticas de esportes ou para uma determinada função se encaixam nas botas casuais.
Cabedal de couro, couro nobuck, camurça, os mais variados tecidos se enquadram nas botas casuais. Geralmente sua sola é de borracha ou materiais sintéticos. Não existe uma regra.
Existem botas casuais dos mesmos modelos que as formais como Derby e Chelsea porém com outros materiais no cabedal e na sola.
Principais modelos: coturnos, desert boots, chuka boots, derbys, chelsea, work, entre outras.
Botas Derby
As botas Derby casuais são as mais populares. Sempre digo para quem não está acostumado a usar botas ou sapatos começar por uma Derby para se adaptar.
Principais características das botas derby.
- Sola: borracha e muitos outros;
- Cabedal: couro, couro com tecido, couro nobuck, camurça;
- Ilhós: maiores e com algum tipo de reforço;
- Cores: mais variadas;
- Cadarço: geralmente de algodão e mais grosso que uma derby formal;
- Orelha: tradicional de uma derby;
- Cano: curto, médio longo;
- Bico: cap toe, wingtip, plana.
Para quem?
Para todos os homens que gostam de conforto e um destaque nos pés. Independente do seu estilo, uma bota derby se encaixa perfeitamente.
Como usar?
Use com chino, alfaiataria ou com jeans em momentos casuais. Aqui vale usar com camiseta, camisa, jaquetas, blazer, suéter. O mais importante é combinar as peças e as cores.
Bota Chelsea casual
As chelsea casuais são geralmente em camurça ou couro nobuck mas existem as chelsea de couro com solas de borracha que se enquadram no perfil. Até a Chelsea formal com sola de couro pode ser usada em momentos casuais.
Principais características das botas chelsea.
- Sola: borracha;
- Cabedal: couro, couro nobuck e camurça;
- Ilhós: não possui;
- Cores: preto, marrom, bege e cinza são as mais comuns;
- Cadarço: não possui;
- Lateral: marcada por um elástico funcional e característico para o design;
- Cano: médio;
- Bico: plana (plain toe).
Para quem?
Para os homens modernos e ousados que são destaques por onde passam. Para aqueles que acompanham moda, tendências, tem estilo e vão saber aproveitar sua Chelsea tanto nos momentos formais como nos mais casuais.
Como usar?
Use com chino ou jeans de preferência skinny. Não importa se está frio ou calor, se você tem um estilo sensual, swagger, moderno, indie… Chelsea vai bem com tudo, menos com bermuda, claro!
Coturno casual
Muitos confundem uma derby e até uma work com um coturno e isso é aceitável. O coturno tem toda uma história por ser uma bota tipicamente militar e acabou caindo no gosto do grande público. Com isso marcas começaram a comercializar os coturnos trazendo um pouco da tendência e da moda neste modelo de bota. Suas principais características são a sola grande com material resistente e o reforço na biqueira. Conheça mais sobre o coturno aqui.
Principais características dos coturnos.
- Sola: grande e de material resistente;
- Cabedal: couro ou camurça;
- Ilhós: reforçado;
- Cores: preto ou marrom e suas variações;
- Cadarço: grosso de algodão ou outro material resistente;
- Cano: médio ou alto;
- Biqueira: reforçada na maioria das vezes com bico cap toe.
Para quem?
Para os homens modernos com estilo agressivo. Usada muito por homens com espírito roqueiro e jovem. Já falei do estilo roqueiro.
Como usar?
Use com jeans, calça de couro e até chino em cores escuras. Para o dia a dia de um homem com um estilo agressivo no visual.
Chukka boots
Mais um modelo de bota que pode ser confundido com outro. A bota chukka tem suas particularidades e isso a diferencia da desert boot. Ela tem praticamente o mesmo ângulo de subida da desert, só é um pouco mais fechado. Ela não tem a costura proeminente, seus cadarços são mais finos, ela tem dois ou três ilhóses em cada aba (não passa disso) e sua sola é de couro.
A chukka está no intermediário entre o formal e o casual.
Principais características da Chukka.
- Sola: couro ou borracha;
- Cabedal: couro, couro nobuck ou camurça;
- Ilhós: dois ou três em cada aba/orelha;
- Cores: preto ou marrom e suas variações;
- Cadarço: finos;
- Cano: baixo ou médio;
- Bico: geralmente plano (plain toe) mas tem variações cap toe e moc toe.
Para quem?
Para homens clássicos que querem uma bota curta para seus momentos casuais.
Como usar?
Como ela é o intermediário entre o formal e o casual, ela fica muito bem com um costume sem gravata. Chino e jeans escuro também são boas pedidas mas não extrapole no restante. Camisetas básicas, polos e camisas para manter a elegância.
Desert boots
Conforme falei anteriormente ela é bastante confundida com a chukka por suas similaridades no design. O que diferencia são pequenos detalhes de costura, sola, cores e tecidos.
Principais características da Desert boot.
- Sola: de crepe ou borracha;
- Cabedal: couro nobuck ou camurça são as mais tradicionais;
- Ilhós: sem reforço com dois, três e até quatro em cada orelha;
- Cores: marrom, bege, cinza;
- Cadarço: um pouco mais grosso que a da chukka;
- Cano: baixo ou médio;
- Costura: dupla aparente. A costura no vira fica em destaque.
- Bico: plano.
Para quem?
Para homens casuais que querem usar uma bota mais leve em dias mais quentes.
Como usar?
Calça chino, calça de sarja, calça de linho, jeans claro. É uma bota que vai muito bem em dias mais quentes.
Jodhpur boots
Pouco conhecida do público brasileiro a Jodhpur tem uma certa semelhança com a Monk. A Monk tem uma pegada mais formal que se adequa ao casual já a Jodhpur é o inverso. Os materiais são os mesmos, couro, nobuck e camurça. A principal característica da Jodhpur é o seu fecho que possui uma tira que da a volta no tornozelo e possui apenas uma fivela.
Principais características da Jodhpur.
- Sola: couro ou borracha;
- Cabedal: couro, nobuck ou camurça;
- Ilhós: não possui;
- Cores: marrom e suas variações são as mais comuns;
- Cadarço: não possui;
- Aba: uma única aba com uma tira que envolve o tornozelo e apenas uma presilha na ponta que fecha na lateral;
- Cano: médio e longo;
- Bico: plano (plain toe).
Para quem?
Para homens com personalidade com atitude rock mas que mantém uma pose elegante. No Brasil só é possível encontrar na Farfetch. (se souber de outros lugares, deixe no comentário)
Como usar?
Com jeans e chino de preferência skinny. Dá para utilizar também com costume, sem gravata.
Botas Western ou Cowboy
Este tipo de bota é muito tradicional para um público específico, os cowboys. Ela possui muitas variações mas ao olhar logo você nota que é cowboy, country, western, como preferir. Os detalhes em costuras, cores misturadas e até pintura na bota vão caracterizar o estilo dela. Elas não possuem cadarços e geralmente tem bicos mais finos. Para os verdadeiros vaqueiros, uma bota cowboy fica bem até nos momentos formais.
Principais características das botas de cowboy.
- Sola: couro;
- Cabedal: couro ou camurça resistente;
- Ilhós: não possui;
- Cores: diversas e até mais de uma cor em uma única bota;
- Cadarço: não possui;
- Cano: médio e longo;
- Salto: um pouco maior que as outras;
- Bico: plano (plain toe) e avantajado.
Para quem?
Para homens com o lifestyle de um cowboy ou que tem estilo suficiente para colocar no seu visual.
Como usar?
Com jeans ou black jeans. Para quem quer ousar, use com calça skinny. Já vi muitos homens com atitude rockn’roll que calçam com muito estilo uma bota cowboy. Há também os verdadeiros fazendeiros americanos que sabem calçar elegantemente uma bota western.
Botas Harness
Mais uma bota pouco conhecida do público brasileiro mas que em breve chegará com força por aqui. Ela possui cano alto e um detalhe: uma tira que forma um “Y” que vem do vira passando pelo traseiro, pela gáspea (peito do pé) e fecha em ambas as laterais. Uma característica importante neste modelo é o salto mais alto.
Principais características das botas Harness.
- Sola: couro;
- Cabedal: couro;
- Ilhós: não possui;
- Cores: preto e marrom;
- Cadarço: não possui;
- Cano: longo;
- Salto: um pouco maior que as outras;
- Detalhe: uma tira característica;
- Bico: plano (plain toe).
Para quem?
Para homens ousados e que gosta de inovar.
Como usar?
Com jeans, black jeans, alfaiataria e até com costume.
Botas casuais e utilitárias
Hoje já não existe mais uma regra que a pessoa não pode usar sua bota de trabalho para usar nos momentos casuais. Na verdade isso nunca existiu. Se uma pessoa quiser usar sua bota EPI na rua, ela é livre para isso.
São incontáveis modelos de botas utilitárias, funcionais e esportivas. Existem botas para a neve, botas para andar de moto, botas para ferreiros, eletricistas, galochas… Resolvi então falar de 3 modelos de botas mais comuns e que tem estilo também para usar no dia a dia.
Engineer boots
Este modelo de bota foi criado com intuito funcional e acabou se tornando casual. Ela foi feita para proteger os pés dos engenheiros em diversos tipos de trabalhos que ofereciam riscos. Seu material é muito resistente e suas principais características são: duas tiras com fivelas na ponta, uma na gáspea e outra no extremo do cabedal. Hoje ela é muito utilizada por motociclistas.
Principais características das botas Harness.
- Sola: borracha;
- Cabedal: couro;
- Ilhós: não possui;
- Cores: preto e marrom;
- Cadarço: não possui;
- Cano: longo e largo;
- Detalhe: duas tiras com fivela para ajustar, uma na gáspea e outra no extremo;
- Bico: plano (plain toe).
Para quem?
Para homens com o lifestyle de um motociclista ou que curte o estilo.
Como usar?
Com jeans, black jeans, jaquetas de couro, camisetas…
Botas Work e Yellow Boots
Com material reforçado as botas works também foram criadas para proteção de trabalhadores operários. Geralmente em couro ou camurça ipermeáveis, ela possui com principal característica a sola de borracha mais avantajada e o reforço que faz com que a bota tenha uma presença imponente.
Principais características das botas Work.
- Sola: borracha;
- Cabedal: couro ou camurça;
- Ilhós: furos grandes com reforço;
- Cores: diversas;
- Cadarço: grosso;
- Cano: médio;
- Detalhe: reforço em toda gáspea;
- Bico: plano (plain toe) e moc toe.
Para quem?
Para homens com um estilo urbano, streetwear e lumbersexuais.
Como usar?
Com jeans e chino de cores escuras e terrosas. Vale com camisetas de diversos estilos, básicas ou com estampas e camisas de flanela ou algodão.
Hiking Boots
Hoje ela é bastante usada por homens com um estilo casual, esportivo e aventureiro mas sua verdadeira função é para o uso em trilhas, montanhas e escaladas. Elas vem com diversos detalhes, possuem uma ou mais cores no mesmo cabedal, geralmente em tons terrosos. Sua sola é de borracha reforçada, material geralmente impermeável e é muito confortável. Talvez por isso ganhou as ruas.
Principais características das Hiking Boots.
- Sola: borracha;
- Cabedal: diversos tecidos;
- Ilhós: furos grandes com reforço;
- Cores: diversas;
- Cadarço: grosso;
- Cano: baixo ou médio;
- Detalhe: reforçada com tecnologia para esporte.
Para quem?
Para homens com um estilo casual, esportivo e aventureiro.
Como usar?
Com jeans e chino de cores escuras e terrosas. Vai bem com camisetas de diversos estilos, básicas ou com estampas e camisas de flanela ou algodão. Para os aventureiros de verdade use também com bermuda.
Agora que você conhece praticamente todos os modelos de botas, materiais, ocasiões para usá-las e até com que roupa usar, você já definiu qual será seu próximo par de botas? As dicas estão ai mas se ainda ficou alguma dúvida sinta-se a vontade para deixar um comentário que eu respondo.
Mais botas masculinas.
2 thoughts on “Conheça os tipos de botas masculinas, modelos e qual comprar”