Consultoria de imagem e estilo masculino e alternativas

Você acorda, toma um bom banho, se seca e abre a porta do armário pra escolher a roupa que vai vestir. Olha para todas aquelas roupas e já não está satisfeito com aquilo que tem.
“E se esfriar? Essa parece muito arrumado pro dia de hoje. De novo essa calça e essa camisa?”. São vários questionamentos até escolher o que você vai vestir.
Vai até o espelho e logo pensa: “Meu estilo não tá legal. Deixa pra lá, não consigo ficar estiloso que nem aqueles caras da internet.”
Se identificou?
Pois é. Você não está sozinho nessa.
Muito homens ainda tem diversas dúvidas na hora de se vestir. Outros realmente não tem a menor ideia por onde começar.
Se você está aqui lendo este post, você provavelmente é do primeiro grupo, cheio de dúvidas mas já com uma certa noção. A grande maioria não sabe como compor looks, não sabe o que vestir para determinadas ocasiões, não se sente seguro em mudar, em criar composições novas e outros não sabem nem o que comprar.
Com isso muitos apostam sempre nas mesmas roupas. Aquilo que de certo forma já passa mais segurança, mesmo insatisfeito com o que está vestindo.
Moda masculina e os homens
Não é clichê e sim realidade falar que os homens em geral se preocupavam muito menos com a aparência, a imagem e o estilo. Também não é nada absurdo falar que isso vem mudando a cada ano. Ainda bem!
Para entender o porquê disso tudo é necessário voltarmos uns 100 anos na história. Como eu sempre digo, a história e o contexto explica o nosso atual momento.
Os homens sempre tiveram muito menos opções de vestimenta que as mulheres. Vou tentar resumir.
Um resumo
Antigamente era basicamente tudo resumido à terno e gravata, calça de alfaiataria e poucos modelos de camisas, enquanto as mulheres usavam vestidos e saias. Só que no caso das mulheres existiam muitas possibilidades de tecidos, modelagens e o que a criatividade permitisse. O mais interessante era que as próprias mulheres costuravam suas roupas.
Nós homens dependíamos muito dos alfaiates. Profissionais de qualidade que sabiam o que estavam fazendo. Talvez por isso, mesmo que com poucos peças e muito conservador, os homens se vestiam bem.
Foi durante as grandes guerras que as coisas começaram a mudar. Uniformes diferenciados eram criados e logo caia nas graças do povo. O homem se tornava mais casual. Foi no pós guerra que a moda veio com o conceito de Prêt-à porter, ou seja, roupas pronta para vestir e feitas em série. Ali tudo mudava.
Com o passar dos anos, os alfaiates foram perdendo espaço para as roupas casuais feitas em série e padrões de tamanho. A quantidade aumentava e a qualidade diminui-a.
Os homens já não dependiam mais de um profissional e começava a tentar se virar sozinho. Também se perdiam com tantas possibilidades e falta de qualidade. No geral, ali, as coisas começaram a ruir.
Junto com isso uma série de fatores morais e filosóficos também foram perdendo espaço. O mundo se modernizava.
A era da informação

Revista Esquire da década de 40
As revistas de moda masculina já existiam a um bom tempo mas poucos tinham acesso. Na verdade poucos buscavam este acesso. Quem buscava se destacava.
Para a grande maioria as inspirações vinham dos filmes, da TV, de artistas da música ou por imposição das esposas. Poucos acertavam pois a única referência era visual, sem aprofundamentos em relação a cortes, tecidos, caimentos, entre outros.
A internet e os blogs
Em meados dos anos 2000, com o boom da internet e também dos blogs, os homens passaram a ter mais informações e passaram a se preocupar cada vez mais em melhorar a imagem e o estilo.
Antes disso já existiam consultores de imagem e estilo e personal stylist, mas poucos tinham acesso, o conhecimento dessas profissões e/ou contratavam este tipo de serviço.
Voltando aos blogs, com tanta informação bacana nova, e com cada vez mais referências de todo o mundo, o homem passou a ver uma luz no fim do túnel. Tudo ficava mais fácil. Só que existem alguns homens que ainda tem muitas dúvidas e outros que querem mais!
Consultoria de imagem e estilo masculino
É possível encontrar muita dica legal de como se vestir bem pela internet, muita referência inspiradora e ainda sim conseguir colocar tudo isso em prática.
Aqui mesmo no blog Guia Estilo Masculino você consegue aprender bastante!
Mas como eu disse anteriormente, existem aqueles homens que querem mais! Querem entender o porquê das coisas, querem se destacar, querem ter uma imagem congruente com seus objetivos e valores, querem se expressar através do seu estilo de forma honesta e clara com beleza, verdade, identidade e personalidade. Estes homens buscam virtudes, sucesso e sempre tem algo a mais a oferecer para o próximo!
A consultoria de imagem e estilo foi feita para estes homens!
Benefícios de uma consultoria de imagem e estilo
Sabe aquelas dúvidas todas colocadas no início deste texto? Todas elas e outras relacionadas deixarão de fazer parte da sua vida após a consultoria de imagem e estilo. Com isso você só tem a ganhar.
Você ganha tempo e energia nas suas escolhas podendo realocar estes bens no que realmente importa como por exemplo aproveitando mais a família e amigos, investindo em conhecimento para seu sucesso pessoal e profissional, praticando alguma atividade física ou um hobby. Isso que eu chamo de qualidade de vida.
Você investe melhor seu dinheiro na escolha das roupas. É o que eu chamo de “fazer compras assertivas”, com objetivo, finalidade e sem dúvidas. Isso sem falar em compras de peças de qualidade que farão sentido para você, seu estilo e seus objetivos, de acordo com as ocasiões do seu cotidiano.
Você se expressa melhor. Estilo nada mais é que expressão da sua verdade alinhada aos seus objetivos. Isso te faz um homem mais atraente. Atraente socialmente, pois você melhora suas relações interpessoais de acordo com seus objetivos, sejam eles uma busca profissional, vínculo social ou vínculo afetivo.
Você otimiza sua vida em vários aspectos apenas descobrindo seu estilo e aprendendo mais sobre ele e sobre moda masculina focada para você. Nada generalista!
O consultor de imagem e estilo
Para tudo isso é necessário um profissional gabaritado, com conhecimento não apenas em moda e etiquetas. Um consultor de imagens deve ir além, entender sobre moda, história, filosofia, antropologia, desenvolvimento pessoal e ter conhecimento bastante amplo sobre arte, ciências sociais e comportamentais.
Um bom consultor não tem fórmulas prontas. Não inventa regras generalizadas. Regras inibem a criatividade e fórmulas prontas uniformiza os homens. Cada cliente é diferente. Você é único.
(vale lembrar que existem regras para códigos de vestimenta formais, ou Dress Code, mas não para expressão do estilo)
O método aplicado pode ser diferente de consultor para consultor mas a base e a essência da consultoria é a mesma.
O processo
A base do processo consistente na descoberta do estilo e alinhamento de objetivos (pessoais e profissionais) para definir a estratégia de comunicação visual, ou seja, sua expressão. O que é feito no meio da caminho, são métodos criados por diferentes consultores.
Você deve encontrar aquele método que melhor se adequa ao seu perfil e suas expectativas.
Uma consultoria de imagem e estilo completa consiste geralmente em: descoberta do estilo, colorimetria (análise de coloração pessoal), closet cleaning (limpeza do closet), ajustes de peças, personal shopper, montagem de looks e entrega de dossiê de estilo. Além disso é papel do consultor indicar outros profissionais que ajudarão a melhorar a imagem do cliente: dentistas, barbeiros, psicólogos, coachs, dermatologistas, médicos e profissionais de diferentes áreas que trabalham com estética. Isso se for necessário.
Existem consultores que agregam ferramentas ou serviços de outros ofícios ao próprio serviço de consultoria. Tem consultores de imagem coachs, psicólogos, visagistas, alfaiates, barbeiros, entre outros.
Preço de uma consultoria de imagem e estilo masculina
O investimento varia muito de consultor para consultor, a localização, o público alvo, a influência… A oferta vem crescendo bastante. Por isso tome cuidado pois nem sempre as ofertas são boas.
Tem consultores que cobram a partir de dois mil reais e a média pode ficar ali na faixa dos 5 mil reais. Tudo vai depender da fama do consultor, e as vezes, o que ele entrega.
Alguns serviços como personal shopper e acompanhamento após consultoria são cobradas a parte. Gastos com roupas novas, alfaiate, costureira e outros profissionais recomendados são de responsabilidade do cliente.
Alternativas
Além da tradicional consultoria de imagem e estilo mencionada acima, hoje diversos consultores criam seus próprio métodos e cursos para você abrir a mente para o auto conhecimento, para expressar melhor sua essência através do estilo e para se vestir bem.
São consultorias online, mentorias em grupo, mentorias individuais, workshops…
Lembre-se que nada substitui uma consultoria completa presencial feita por um bom consultor.
Consultoria de estilo
Sabendo tudo isso e estudando muito diversos perfis e necessidades de homens de todo o país, eu resolvi criar um método de consultoria de estilo mais prática, com eficácia garantida e com um investimento bem mais baixo. Tudo isso Online! Só assim para eu conseguir ajudar um maior número de homens de diversos cantos do país e seguir com a minha missão.
Este método contém o elemento principal de uma consultoria de imagem e estilo convencional que é a descoberta do estilo, que nada mais é saber expressar sua imagem e seu estilo de acordo com seu estilo de vida e objetivos.
Se você quer aprender a se vestir bem, dentro do seu estilo, saber comprar com assertividade, aprender muito sobre moda masculina, ter muitas referências e inspirações, então clica no link: Consultoria de estilo para homens.
Resumindo, a minha consultoria de estilo consiste em:
– Análise do perfil do cliente e descoberta do estilo;
– Indicações e inspirações práticas;
– Aula sobre moda masculina e o seu estilo – sugestões de peças, tecidos, caimento, ajuda para ajustes de peças, ajuda para analisar e comprar com assertividade;
– No final você também recebe um Guia de Estilo exclusivo para o seu estilo único e pessoal de ser (um dossiê);
– E ainda ganha um mês de acompanhamento para tirar qualquer dúvida.
O que não tem, comparado com uma consultoria de imagem e estilo convencional: colorimetria (coloração pessoal), personal shopper, acompanhamento presencial, montagem de looks (lookbook), além de ajuda na melhoria de imagem como etiqueta, postura, linguagem corporal entre outros.
Qualquer dúvida, entre em contato. Será um prazer poder te ajudar. Aguardo você para batermos um papo profundo sobre moda, estilo e auto conhecimento.
Mais em fernandobetcher.com.br