Converse All Star preto, o tênis que combina com tudo – ou quase tudo
Em certos momentos da sua vida você vai preferir agilidade, praticidade e menos preocupação ao invés de parar, pensar, raciocinar, para só assim depois ter que agir. Algumas peças curingas do guarda roupa masculino existem para isso. Diria que praticamente todas, senão elas não seriam curingas. Quase que óbvio. Agora ficou mais fácil identificar o que significa o termo “curinga” no contexto da moda, não? Sim, aquilo que combina com (quase) tudo!
Seja um casaco ou uma jaqueta, uma camisa ou camiseta, calça, bermuda…e talvez o principal de todos: um calçado, aquele calçado…mais precisamente aquele tênis. E é sobre isso que quero falar.
Tênis curinga, aquele que combina com quase tudo
É normal a gente ter menos tênis do que peças de roupas, e escolhas inteligente de qual tênis ter em nossa sapateira faz toda a diferença. Queremos mais tênis que combina com tudo ou praticamente tudo. O restante do look a gente dá um jeito.
Apostaria com quase toda certeza que você já tem ao menos um par de tênis curinga.
Desde a popularização dos tênis na moda masculina lá no começo do século XX, os sneakers brancos sempre foram hors concours no quesito “curinga”. Será mesmo? Ai é que tá.
Já falei dos tênis brancos masculinos.
E quem não gosta de usar branco? Existem vários motivos que podem fazer uma pessoa não gostar de usar tênis branco. No meu caso, por exemplo, eu não gosto de usar tênis branco a noite por conta da incidência de luz. Tênis branco pra mim, que fique claro (com o perdão do trocadilho), remete muito ao dia, é algo ultra casual.
Se é este também o seu motivo ou se você tem outro motivo, então qual seria o segundo colocado nessa lista de tênis mais curinga ou lembrado? Eu diria que o tradicional Converse All Star preto, o tradicional em canvas, seja cano baixo ou cano alto.
*Antes de continuar, preciso te dizer uma coisa. Por favor, não fique desiludido: não existe tênis que combine com tudo. Tudo, tudo mesmo, é muito amplo. Sempre vai ter algo que não vai combinar. Beleza?!
Por que all star preto combina com (quase) tudo?
Este é um dos meus tênis favoritos. Um clássico! Inclusive fui convidado a indicar um tênis e falar sobre este ser meu tênis favorito do momento no site da mybest Brasil. Ficou muito legal o post. Confere lá!
Vamos agora a uma lista de coisas que prova que o all star preto pode ser um dos tênis mais versáteis e curinga de todos. Além de ser um dos meus preferidos.
Um clássico
Os tênis mais antigos, aqueles mais clássicos, foram criados em uma época em que os sapatos dominavam. Eles não tinham tanta informação. Apesar de ser criado para a prática de esporte, neste caso o basquete, eles ainda remetiam a algo classudo.
Como fazer então com que as pessoas migrassem do sapato para o tênis? Talvez era isso que pensavam os designer de tênis, até chegar ao nível de popularização que ele alcançou.
Popular
O que é popular é mais comum aos nossos olhos. É mais fácil de ser encontrado e visto pelas ruas. Vamos nos adaptando a praticamente todas as formas de uso. Cada um vai criar seu estilo com aquela peça clássica pois ela vai permitir isso.
Quando cada um começa colocar sua característica naquela peça, inovando cada vez mais, isso se torna menos desconfortável aos nossos olhos com o tempo. Aquilo pode virar tendência, moda. Um clássico minimalista como o Converse preto pode nos dar muitas possibilidades. Pense nisso!
Minimalista, mas nem tanto
Sim, ele é um tênis minimalista apesar das informações como costura, biqueira em borracha, solado em borracha, ter alto contraste destes materiais e também do cadarço.
Minimalista pois é sutil, fino, sem logo chamativo, sem cores chamativas. Apesar das informações, a maior parte dele ainda é lisa.
Materiais – Canvas e borracha
O tecido em canvas é esportivo e muito casual. Ele é como o algodão para as roupas. Isso o torna ele curinga? Sim, combina com muito mais peças e estilos do que um calçado em couro, por exemplo.
Ele também pode desbotar e ainda dar uma nova roupagem para a peça, tornando-se mais neutro. Lembrando aqui que nem preto e nem branco são neutros, ok?
A borracha branca no solado e na biqueira é um caso a parte. Serve para proteger e ainda dar mais estilo. Casual pra caramba e muito legal!
Solado baixo
Nada de over, chamativo ou muito grande. O minimalismo aqui também é empregado na altura e grossura do calçado. Discreto e muito interessante.
Linhas retas, diagonais e curvas – tudo e mais um pouco
Se você prestar atenção, o legal é que ele tem todo tipo de linha trazendo muita informação, mesmo sendo minimalista.
Linhas retas nas costuras, bem sutis. Linhas diagonais formadas pela composição do cadarço ( se colocar eles retos, perde um pouco a essência curinga dele), e linhas curvas no solado e biqueira.
Linhas retas: são rígidas, elegantes e pesadas, por isso talvez estejam nas costuras finas (também elegantes). Mais discreta.
Linhas diagonais: passam algo mais dinâmico, jovem.
Linhas curvas (biqueira): transmite carisma, sensibilidade… Tá vendo como ele é tudo e um pouco mais? Sempre vai ter com o que combinar, inclusive com você.
Tem preto e tem branco – Alto contraste
Alto contraste passa algo mais elegante. O tênis por si só é esportivo, o tecido é esportivo, o solado e biqueira tem material muito casual e esportivo. O alto contraste aqui, neste caso quebra um pouco disso e vai te dar possibilidades também com peças mais elegantes.
Quando ele desbotar, vai perdendo um pouco daquele preto bruto, do alto contraste, ficando assim mais acinzentado (neutro) e com isso trazendo mais combinações de cores com a roupa. Com isso ele também vai perdendo a elegância que o alto contraste nos informa.
Logo clássico
O logo só vem nos modelos em cano alto e ainda assim vem mais escondido (na parte de dentro). Muito legal isso. Dá um ar de mistério para o tênis. O designer sabia que estava criando uma obra de arte e o logo não podia atrapalhar.
Falando em logo, é importante lembrar que o logo da converse é muito clássico. Quer algo mais atemporal, popular e simples que círculo e estrela? Isso sem falar na fonte.
Bônus: fino mas nem tanto
O que poderia acabar com o Converse All Star seria a proporção dele. Se você olhar bem, ele parece um tênis fino, o que não combinaria com calças retas ou boca mais larga, por exemplo.
Ai que vem a cereja do bolo. Ele combina com tudo, inclusive com essas calças mais largas, justamente por conta do peso visual da borracha no solado e na biqueira.
Se ele fosse mais fino, ia parecer um sapatênis e sabemos de todas as polêmicas de um sapatênis.
Como usar Converse All Star Preto – cano baixo e cano alto
Conforme falei anteriormente, ele é um curinga e combina com quase tudo!
Suas características, citadas acima, também fazem dele ser um experimento para você criar seus looks. Sério, experimente! São milhares de possibilidades. Não consigo imaginar todas possíveis.
Vamos aos mais tradicionais: todas as variações de jeans fica legal, calça branca, calça preta (nem precisava falar), chino e alfaiataria de tons neutros (marino, vinho, marrom, bege, cinza). Camisa, blazer, camiseta, casaco, jaquetas…
Com o que ele não combina?
Se então ele combina com quase tudo, então ele não combina com algumas coisas e com certeza isso fica mais fácil de falar.
Aqui vai muito na questão de gosto. Na minha opinião, o Converse All Star preto em canvas, é um tênis difícil de combinar com um mix de roupas coloridas. Algo como calça azul clara com camiseta vermelha…Compreendeu?
Looks com Converse All Star – Preto
Vamos agora com imagens. Nada melhor do que imagens para nos inspirar e criar nosso próprio estilo.
E você. Me conta nos comentários. Como você gosta de usar seu All Star Preto? Manda foto pra gente inspirar outras pessoas.
Onde comprar Converse All Star preto
[content-egg module=Zanox]