Tipos de cortes e penteados de cabelo masculino
Salve estiloso, tudo bem? Deixa eu te fazer uma pergunta. Quando você vai ao barbeiro para cortar o cabelo você chega e fala o nome do corte que quer fazer ou ainda é daqueles à moda antiga que vai apontando e falando coisas do tipo: “raspa aqui”, “desfia ali”, “penteia assim”, “tira volume”?
Se você é o da segunda opção, assim como eu era, fique sabendo que todos os cortes de cabelo tem um nome. Só que ainda tem alguns problema acerca disso.
Primeiro problema: você realmente sabe o nome do seu corte ou penteado?
Segundo problema: será que o barbeiro ou cabeleireiro sabe o nome do corte?
Terceiro problema: será que você não faz aquele corte ideal por que não sabe o nome?
Para ajudar todo mundo, abrir sua mente com inspiração e conhecimento, pensei então em escrever este post com os principais cortes de cabelo, seus nomes e imagens que representam este corte.
Então dá próxima vez que você for ao barbeiro, volta aqui, fala o nome para ele, mostre a sua referência e manda bala.
Agora vem o melhor de tudo de conhecer os nomes dos cortes de cabelo (principalmente em inglês). Com o nome do corte que você vai aprender aqui, você pode buscar no google imagens ou no pinterest, entre milhões de imagens a sua inspiração perfeita. Isso sim é ótimo!
Então vamos lá.
Tipos de cortes e penteados de cabelo
Blowout
O blowout consiste em um fade baixo nas laterais e na parte de trás com um cabelo mais longo na parte superior que é estilizado geralmente de forma texturizada ou volumosa. O objetivo é parecer que você enfiou o dedo em uma tomada, daí vem o nome (do inglês).
Bowl Cut – Tigela
O famoso tigela que vem voltando aos poucos no moda, usado geralmente por fashionistas. O mais interessante é que o tigela de hoje pode ser desde mais curto até mais longo (até a altura da orelha mais ou menos).
Buzz cut – Careca
Um dos mais tradicionais e que dá menos trabalho. Desde o careca, bem rente, até os carecas mais estilizados com fade ou com diferentes nuances da lateral para o topo da cabeça.
Caesar cut – César
Inspirado e atribuído a Julio César e nos romanos daquela época. O corte tem um comprimento curto e é caracterizado por cabelos penteados para frente com uma pequena franja cortada horizontalmente.
Comb Over
Mais que um corte de cabelo, o comb over é um penteado onde se escova o cabelo de um lado a outro da cabeça. Geralmente com volume podendo ter o tradicional topete, porém mais curto.
Crew cut
Um corte bastante popular e de fácil manutenção, inspirado pelos militares. Ele não chega a ser um careca (buzz cut) pois a diferença da lateral para o topo é mais perceptível. Com um pouco a mais de cabelo na parte de cima, é possível jogar também para o lado.
Disconnected cut – Disconectado
O legal aqui é que o desconectado não tem uma regra. Como o próprio nome diz, o importante é não ter conexão. Geralmente é usado com uma mistura de corte, tipo com fade. A ideia também é trazer textura por estar desconectado.
Dreadlocks
Acho que dispensa apresentações. Os dreads, como são popularmente conhecidos, são caracterizados por mechas de cabelo emaranhadas que formam um único fio mais grosso. Usado por diversas culturas e religiões. Não tem uma regra de tamanho, espessura ou comprimento.
Faux Hawk
É o tal do falso moicano, bem disfarçado na parte inferior e com maior volume na parte superior.
French Crop
O French Crop é um estilo clássico com cabelo curto ao redor da cabeça e uma franja notável. Muitas pessoas confundem este corte de cabelo com o corte César, mas ele parece fazer uma franja também nas laterais e geralmente mais curto que o César.
High Fade
É o famoso degradê mais alto na lateral e geralmente é usado com outros penteados na parte superior.
Já falei dos tipos de fade aqui no blog também.
Ivy League
Um corte clássico que ao invés de passar máquina nas laterais, geralmente é cortado com tesoura, deixando baixo e todo por igual. Na parte superior, fica um pouco mais de cabelo. O penteado geralmente é para o lado, trazendo ainda mais classe e elegância para o corte como um todo.
Low Fade
É o degradê mais baixo na lateral.
Man Braid – Tranças masculinas
Cada vez mais os homens vem buscando identidade no visual e as tranças são uma ótima opção. Se seu cabelo já tem quantidade suficiente, independentemente do tamanho, pode ser possível fazer uma trança.
Man Bun – Coque masculino
Sempre houveram homens cabeludos na história e de uns tempos para cá, parece que eles vem aumentando. Uma boa opção para quem é cabeludo é o coque. Agiliza muita coisa!
Mid Fade
É o degrade médio. Aquele que fica mais ou menos no meio da lateral e parte de trás da cabeça. Também geralmente vem acompanhado de outro corte ou penteado para a parte de cima, conforme falei no post sobre os tipos de fade.
Militar
Do careca ao side parte, existem vários tipos de cortes militares. Peça um corte militar e indique o tamanho e volume. Outro clássico.
Entenda tudo o que você precisa saber sobre os cortes militares.
Mohawk – Moicano
O clássico moicano agora vem com a nomenclatura oficial. Ele é mais perceptível que o Faux Hawk. Lembrando que moicano também é algo cultural, advindo de tribos da América do norte.
Pompadour
Outro clássico que desde a década de 50 faz sucesso. Inspirado muito pela época da contra cultura e o rockabilly. Este corte consiste em ser baixo na laterais e, digamos, pomposo na parte de cima. Por isso é necessário volume e uma boa dedicação para manter penteado.
Já falei dos cortes clássicos masculinos também.
Quiff
Outro clássico do pós guerra. O quiff é um penteado que combina o penteado pompadour dos anos 50, o flattop dos anos 50 e, às vezes, um moicano.
Side part
Basicamente qualquer corte com o penteado para o lado.
Slicked back
Basicamente qualquer corte, com volume na parte de cima para poder ser penteado par atrás. Geralmente de forma mais molhada, seja com gel, cera ou pomada.
Spiky
O tradicional arrepiado ou bagunçado. Ele pode ser desconexo ou não. O intenção aqui é ficar arrepiado mesmo.
Taper Fade
Outro degradê que é mais perceptível na nuca e na lateral, e o pézinho é muito bem marcado.
Top Knot
Para quem tem cabelos compridos, é quando amarramos o cabelo na parte de cima da cabeça, mas sem coque.
Undercut
Conforme falei no post sobre cortes undercuts masculino, é qualquer corte onde é baixo na lateral. Existem undercuts que vão do baixo até o cabelo mais comprido, onde a pessoa joga todas as mechas por cima daquela parte raspada.
E ai. Qual o seu preferido? Qual corte você está usando no momento?