Quais são os cortes degradê masculino: low, mid e high fade – Como fazer
Se o cabelo é a moldura do rosto, por quê não estilizar essa moldura? Barbeiros e cabeleireiros são artesãos e como todo bom artesão, buscar referências é importante para criar, inovar, fazer acontecer.
Símbolos, cores, luz e sombra…A natureza fornece tudo! O artista só é inspirado por ela.
Da natureza para a arte, da arte para os cabelos. O degradê nada mais é do que uma transição suave entre cores ou luz e sombreado. O mesmo que fade que significa esmaecer, perder a luminosidade gradativamente. Tudo isso gera um efeito único para a obra de arte. Um efeito que dá a sensação de 3D.
Se pintores e escultores já usavam o degradê ou fade em suas obras, o cabeleireiro também pode usar na sua. O pincel e o formão dão lugares a tesoura e a maquininha e assim o artista consegue “entalhar”, criando desenhos e efeitos na sua moldura, digo, cortes e efeitos no seu cabelo.
Como fazer o corte de cabelo degradê?
Com tesoura ou com máquina de cortar cabelo, o cabeleireiro deve começar o corte degradê inversamente de baixo para cima escolhendo o comprimento do corte na primeira camada do cabelo. Para fazer o efeito degradê, ele deve diminuir a intensidade do corte gradualmente até o topo, na medida em que vai criando novas camadas na cabeça. Está criado o efeito de luz e sombra ou de transição apenas com cabelos.
Como não sou especialista em cortes de cabelo e apenas quero mostrar o que é o efeito no corte, segue um passo a passo ( em inglês e com imagens) que explica melhor na teoria como cortar o cabelo no estilo degradê.
Tipos de degradê ou fade
O tamanho e a intensidade vão determinar o estilo. Do menos espaçado para o mais espaçado, existem três tipos de fades comuns quando se trata deste corte: low fade, mid fade e high fade. Os nomes são em inglês mesmo, assim como a maioria dos cortes e penteados de cabelo. Low significa baixo, mid vem de middle que significa médio e high significa alto.
O que você irá fazer no restante do cabelo, no topo, vai determinar mais um nome para o corte com o penteado. Por isso é comum encontrar por exemplo nos sites especializados: high fade com pompadour, mid fade undercut, low fade part e por ai vai.
Nem todos os barbeiros conhecem todos os nomes dos cortes. Cada dia inventam um corte diferente e é difícil demais saber mesmo. Se você quer fazer um corte degradê, o ideal é chegar e falar que quer um fade e falar se é baixo, médio ou alto, mostrando a altura apontando na cabeça. No topo, explica mais ou menos o que você quer.
A maioria dos cortes, são inspirados nos cortes clássicos.
Conheça também os nomes dos cortes de cabelo.
Corte degradê low fade
Corte com espaçamento da primeira até a segunda camada de até dois dedos, independentemente de quantas camadas tiver e da profundidade do corte. Veja com exemplos e inspire-se.
Corte degradê mid fade
Aqui o degradê é médio, começando no meio da lateral da cabeça. Inspire-se nos exemplos.
Corte degradê high fade
Começando quase no topo da cabeça, o high fade as vezes pode passar despercebido. Veja nos exemplos.
Conforme você viu, dá para fazer fade em todos os tipos de cabelo e criar diversos penteados com o topo. Tem até fade para cabelos compridos, onde a pessoa joga o cabelo por cima. Aqui eu quis mostrar o corte em si e por isso não selecionei cabeludos.
Qual o seu preferido? Você já corta assim?
Segue a gente também no Instagram e ajude o blog a crescer!
Ver essa foto no Instagram