Cortes de cabelo militar, as melhores opções para os homens

Para começar este post eu preciso falar uma verdade sobre o corte militar masculino. Não existe apenas um único corte específico que enquadra neste estilo. E eu explico porquê.
Ao falar de corte militar precisamos antes de mais nada levar em consideração todo um contexto: o país, o período histórico e até a patente e a divisão militar.
Quanta coisa, não?
Mas não se preocupe. Existem muito mais semelhanças do que diferenças nos cortes militares.
O que é o corte de cabelo militar?
Ao considerar cortes de cabelo militares para homens, devemos lembrar que existem regras a serem seguidas. Um militar não pode ter o penteado que desejar e os militares em todo o mundo devem obedecer aos padrões de vestimenta e às regras de aparência pessoal.
Cortes baixos, sem barba e costeletas curtas é quase que unanimidade entre os militares do mundo todo. Mesmo quando há uma diferenciação no topo da cabeça (mais volume ou não) para o militar colocar uma identidade, existe um certo padrão já que os militares sempre estão com algum tipo de boina (para ocasiões formais), bonés (para ocasiões informais e selva) ou capacete (em operações).
Os regulamentos estabelecem as regras, que variam ligeiramente em definição de país para país. Da mesma forma, os diferentes ramos das forças armadas têm suas próprias necessidades individuais.
Por exemplo, os regulamentos da Força Aérea dos EUA afirmam que os homens devem ter cortes de cabelo com:
“Aparência cônica em ambos os lados e na parte de trás da cabeça, com e sem arnês. Uma aparência cônica é aquela que, quando vista de qualquer ângulo, delineia o cabelo do membro de modo que se adapte ao formato da cabeça, curvando-se para dentro até o ponto de terminação natural sem fluxo direcional excêntrico, torções ou pontas. ” (Instrução da Força Aérea 36-2903, 2014).
As forças armadas britânicas obedecem a regulamentos semelhantes, com grande parte da palavra final cabendo ao oficial comandante.
Por exemplo, os regulamentos da Royal Air Force declaram:
“O cabelo da cabeça deve ser bem cortado e aparado. As costeletas devem ser curtas e bem aparadas e não devem se estender abaixo de uma linha que atravessa o ponto médio da orelha. Estilos extremos de corte de cabelo e coloração não são permitidos. Se o cabelo for tingido ou com mechas, a cor escolhida deve ser natural e em tonalidade uniforme adequada à pessoa. O oficial comandante deve ser o árbitro sobre o que é ou não um estilo ou comprimento de corte aceitável. ” (Royal Air Force, AP 1358, 5ª edição).

Oficiais do exército britânico
Em última análise, trata-se de criar um alto padrão e uma aparência de equipe profissional. Há espaço suficiente nos regulamentos, no entanto, para alguma individualidade. O corte de cabelo costuma ser a única forma de expressão individual que um militar pode ter em sua unidade.
“A exigência de padrões de tratamento do cabelo é necessária para manter a uniformidade dentro de uma população militar. Muitos estilos de cabelo são aceitáveis, desde que sejam organizados e conservadores. ” (Regulamentos de vestimenta do Exército dos EUA, AR 670-1.)

Militares da Alemanha
Corte de cabelo e aparência no Brasil
No Brasil, quando a pessoa entra no exército, marinha ou aeronáutica, o corte militar feito é o buzz cut. Como já falei por aqui no blog, o buzz cut é o careca ou o “quase” careca, com a máquina dois na nuca e laterais e a 3 em cima.
O primeiro argumento para este corte é a padronização. O segundo, que talvez influencia muito o primeiro, é a higiene pessoal. O corte remete aos tempos da segunda Guerra, onde a higiene era coisa rara. Com o corte careca fica mais fácil de limpar e ainda mais difícil na proliferação de piolhos entre outras coisas.
Mais em https://www.esfcex.eb.mil.br/index.php/padrao-de-cabelo
https://super.abril.com.br/coluna/oraculo/por-que-temos-de-raspar-o-cabelo-para-entrar-no-exercito/
E o corte militar para os civis?
Muita coisa na moda masculina é herança dos militares. Calças, botas, casacos, óculos… Principalmente dos militares americanos e ingleses. Estamos no Ocidente, né.
Estes militares ainda são inspiração para seus respectivos povos. No século XX eles eram ainda mais. A elegância de um militar nos bailes, a masculinidade, o porte, a honra, as virtudes. Tudo isso contava para serem admirados por mulheres e respeitado pelos homens.
Logo os civis tinham eles como referência de honra e dignidade. Ou seja, tudo o que eles faziam logo virava moda no dia a dia do cidadão comum.
Confira também os cortes de cabelo clássicos masculino.
O corte militar no dia a dia
São vários tipos de cortes militares que a gente encontra por ai. A maioria deles, inspirados nos militares americanos. Tudo isso por conta dos filmes de Hollywood que ainda são os maiores influenciadores do comportamento.
Conforme falei ali em cima, os militares americanos já tiveram vários padrões de cortes, isso de acordo com a época, a patente e a divisão.
Cada pessoa tem um motivo para querer usar um corte militar como inspiração. Seja por ser um corte prático, ou elegante, ou formal, ou por homenagem. Ou tudo junto. Sei lá.
O corte mais democrático de todos – pensando no bem de todos
Este também é um motivo para ser um corte bastante desejado. Ele é fácil e possível em qualquer pessoa, qualquer tipo de cabelo.
Ele também é bom para uma pessoa que se enquadra em um estilo mais casual e também para o mais formal. Os cortes militares são curingas. Não é a toa que os exércitos, marinhas e aeronáuticas mundo afora tinham estes padrões. Não adianta inventar a roda, eles já estudaram e colocaram em prática o que é um corte fácil, prático, higiênico, formal e que ainda não vai demandar tempo ou “vaidades” do oficial.
Este corte é o típico corte para quem pensa mais no outro do que em si próprio. Gosto muito disso. Recomendo para você que está na dúvida.
Tudo isso que eu falei, são constatações que fazem dos cortes militares serem as melhores opções para os homens.
Agora se você começa a colocar degradês ou inventar firulas no corte militar, na minha visão, perde a essência do corte. Deveriam inventar outro nome para isso.
Cortes militares para se inspirar
Agora chega de falar. Como é de praxe aqui no blog, vamos ao que interessa. Seguem alguns cortes militares para você se inspirar.