Cortes de cabelo masculino curto e prático para inspirar
Cabelo grosso, fino, liso, ondulado, crespo… Os cortes curtos são democráticos, práticos e com certeza os mais pedidos por ai. Nem sempre por conta do corte em si, as vezes é mais uma questão de praticidade na hora de cuidar. Estou mentindo?
Menos cabelo e menos trabalho, eu diria. Menos shampoo, menos condicionador, menos cremes, mais rápido para secar e mais fácil de pentear. Quer dizer, este último nem tanto. Alguns homens gostam mesmo é da arte dos penteados e ficam mais tempo no espelho, com secador e diversos produtos para estilizar. Porém resumindo: no geral, cabelo curto realmente é mais prático.
Para quem tem cabelo curto, já ficou claro que você economiza em produtos e tempo para cuidar no dia a dia, por outro lado você gasta mais com manutenção, ou seja, a periodicidade do corte é mais curta. Apenas três semanas são suficientes para você olhar com outros olhos aquele corte legal que foi feito da última vez. Para os mais críticos, duas semanas basta! Portanto, meu amigo, prepara o bolso e separa aquele tempinho a mais.
Dicas para cortes de cabelo curto masculino
Careca, arrepiado, falso moicano, militar, penteado de lado, undercut e pompadour. Passa a máquina na lateral, faz um corte degradê até aqui ou ali, apara apenas com a tesoura, repicado, tira volume, quero um risco na lateral. Você já notou como é o linguajar nos salões ou barbearias? Por mais que nós conheçamos dezenas de nomes de cortes, quase ninguém decora ou lembra disso na hora de pedir. Tem estes termos mais tradicionais que citei ai em cima, de resto, muito nome gringo e complicado. Claro que fica mais fácil pegar uma foto como referência na internet e falar apenas o básico em cima daquilo. Recomendo muito fazer isso!
Mas que básico é esse?
Maquininha
O que todo homem que corta o cabelo curto precisa saber são as alturas do pente da máquina que vão do 0 ao 9 (algumas chegam a 12), do mais curto para o mais comprido. Lembrando que existem também tamanhos 1,5; 2,5; 3,5 e por ai vai. Se você vai passar a máquina em tudo ou apenas na lateral, descubra a altura do pente que você deseja. Para degradês, mostre como vai querer apontando na cabeça mas cite qual altura de pente você quer.
Tesoura
Aqui que entra o básico dos termos, algo que você deve aprender para conversar na mesma língua do seu cabeleireiro.
Quando você vai pedir um corte você deve saber como este corte vai ser feito para o cabeleireiro preparar o tipo de ferramenta (tesoura) que vai usar. Os termos básicos são: diminuir volume, corte em camadas, corte repicado, corte navalhado e corte texturizado:
- Diminuir volume – feito com um tipo específico de desfiadeira (parece uma tesoura). Essa desfiadeira permite que alguns fios sejam cortados mais curtos e outros permaneçam no comprimento total, tirando o volume. Bom para cabelo grosso, do liso ao crespo;
- Em camadas – é quando o cabelo mais comprido fica sobre o cabelo mais curto, dando movimento e profundidade. Mais comum em cabelos médio e compridos. Bom para quem tem cabelo mais fino, do liso ao ondulado;
- Repicado – quando fios tem diferentes comprimentos, que dá ao cabelo uma aparência mais grossa. Bom para quem tem pouco cabelo ou cabelo fino;
- Navalhado – aqui o barbeiro usa a navalha ao invés da tesoura para cortar as pontas. O cabelo ganha uma textura mais afunilada, mais fina nas extremidades, e pode ganhar volume;
- Texturizado – o cabelo ganha um tipo de textura, algo como um desenho em sequência ou uma ilusão de ótica. Muito importante saber o penteado e os produtos que deixam o visual mais bacana. Bom para cabelos mais grossos e principalmente os crespos.
Agora que você já sabe o básico, encontre aquele corte que te inspira, pegue a foto e peça para o seu cabeleireiro que faça igual ou parecido + com o tipo de corte a sua escolha ( com máquina X, em degradê, em camadas, repicado, navalhado, texturizado).
Inspirações de cortes de cabelo curtos e práticos
Lembrando que os cortes são muito parecidos, independente do nome. Geralmente a lateral mais baixa com máquina, fade ou tesoura e em cima mais alto, seja navalhado, texturizado ou repicado. Há casos onde o volume é tirado com a tesoura em toda sua extensão.
O penteado ou até mesmo o despenteado do cabelo que vai determinar todo um estilo. Para cima, para o lado, com franja, arrepiado, para trás, bagunçado, texturizado ou bem penteado. Fica então com imagens para inspirar e mostrar para o seu cabeleireiro.