Dicas para cuidar da tatuagem e da pele tatuada

O título do post pode até soar estranho mas por incrível que pareça podemos cuidar da tatuagem, ou seja, da pigmentação, da qualidade e do desenho, e o principal, podemos e devemos cuidar da pele bem ali onde a tatuagem foi feita.
Claro que neste contexto um está totalmente relacionado ao outro. Porém é importante lembrar que mais importante que a tatuagem perfeita é a sua saúde perfeita, melhor se for os dois. Sua pele faz parte do seu corpo, da sua natureza, tem células, tem vida e pode adoecer.
Este é um compilado de dicas e cuidados que pesquisei na internet em canais e blogs com relatos de especialistas – tatuadores, dermatologistas e nutricionistas.
Dicas e cuidados para os dias que antecedem a tatuagem
Vá a um dermatologista
Por quê não, né? É sempre bom e muito importante ter o aval de um especialista de saúde antes de qualquer procedimento que está mexendo com o nosso corpo. Se for a primeira Tattoo, melhor ainda.
Pergunte por exemplo sobre os cuidados, se você pode fazer, se o lugar que você deseja tatuar tem algum problema.
Não faça tatuagem com a pele bronzeada
Sua pele não está no natural dela e já está inflamada por conta do sol. Neste caso você pode não chegar no resultado desejado – pensando no lado estético – e pode ter complicações – pensando no lado da saúde.
Não faça tatuagem em cima de pintas
É muito importante as pintas estarem visíveis pois elas podem indicar complicações como um câncer de pele por exemplo. Isso é praticamente uma unanimidade entre os especialistas.
Consulte um dermatologista se tiver interesse em fazer a tatuagem próxima a alguma pinta.
Escolha bem o lugar do corpo onde você vai tatuar
Tanto por conta das pintas como por conta do estilo de vida que você leva. Por exemplo: você não pode deixar de tomar sol em uma parte do corpo, você não consegue deixar de fazer um exercício em tal parte, entre outros…
Se o lugar escolhido para a tatuagem não sofrer nenhum dano (banho de sol, estica e puxa da pele, entre outros), maiores as chances dela ficar com um aspecto bonito no futuro.
Escolha um tatuador com boas referências
Higiene, material utilizado, talento… O profissionalismo deve ser levado muito a sério. Você está fazendo algo que mexe com o seu corpo e uma arte que vai levar para a vida.
Ouça os conselhos do tatuador para os dias que antecedem
Seu tatuador pode dar dicas e conselhos pontuais de acordo com o seu método de trabalho, por isso é muito importante perguntar se ele tem algo a dizer em relação aos cuidados.
Evite beber um dia antes
Beber desidrata, e sua pele também sofre alterações por estar desidratado. Fazer a tatuagem no seu estado mais natural pode ajudar na cicatrização e na beleza da arte.
Cuidados com a pele e a tatuagem nos primeiros dias
Ouça as recomendações do tatuador
Mais uma vez. Todo tatuador tem suas recomendações para o processo de cicatrização e cuidados no geral. Não esqueça de perguntar.
Conversei com o tatuador Guilherme Cardoso, o @bgodfathertattoo, que me ajudou com várias dicas para o post. O Gui fez duas das minhas tatuagens e tatua há um bom tempo já.
Use bandagem nos primeiros dias
A bandagem é para proteger a pele e a tatuagem. Sua pele está ferida e sensível, foi um procedimento similar a um procedimento cirúrgico. Muitos ainda utilizam o plástico filme para essa bandagem com o intuito de proteger a pele de bactérias do ar, da roupa e também de possíveis contatos.
” Quando termino a Tattoo do cliente faço a assepsia adequada, onde uso sabão neutro e em seguida coloco uma bandagem ( curativo). Hoje em dia é diferente do plástico filme que usávamos antigamente. O nome dessa bandagem é tropical derm.” – comentou Guilherme Cardoso.
Evite comer carne de porco (pelo menos até cicatrizar)
Um grande dilema. Ainda existem debates de profissionais da saúde em relação a isso. Qualquer procedimento cirúrgico que você faz é necessário um cuidado extremo com alimentação. Alguns especialistas enxergam assim também com a tatuagem, segundo algumas fontes que procurei na internet.
“Fiz alguns cursos e todos os médicos ou dermatologistas que tive contato me disseram que não há necessidade de restringir nada. A única coisa é que a pessoa que tem alimentação sadia tem cicatrização bem melhor.” – Afirmou Guilherme.
Mesmo se você não for alérgico a carne de porco, eu aconselharia a não comer (opinião minha). São apenas alguns dias, passa rápido, e se você tem a opção não comer, evite.
Lembre-se que você colocou um corpo estranho (tinta) dentro do seu corpo que implica em reações como inflamação, e não sabe como seu organismo irá reagir com certos alimentos. A carne de porco possui toxinas difíceis de serem eliminadas mesmo após o cozimento.
Como disse anteriormente, são só alguns dias e passa rápido. Por isso eu evitaria.
Evite comer frutos do mar
Alguns frutos do mar também devem ser evitados assim como o porco. Peixe está liberado.
Se hidrate e se alimente bem
Se você quer uma tatuagem bonita, alimentação balanceada com frutas, vegetais, carnes magras e muito líquido é o ideal. A tatuagem foi feita na sua pele e sua pele necessita de hidratação. Pele hidratada é o primeiro passo para uma boa cicatrização e uma bela tatuagem.
Lave com sabonete neutro ou antibactericida
É importante limpar o curativo 3 vezes ao dia por pelo menos 3 dias consecutivos. Ou pelo tempo que o seu tatuador recomendar manter a bandagem.
Lave bem as mãos com sabão antes de mexer na tatuagem, tire a bandagem e lave a pele com o sabonete até fazer bastante espuma. Retire a espuma com água morna, seque com papel toalha, passe a pomada cicatrizante recomendada e coloque o plástico filme ou o tropical derm de novo (se o seu tatuador recomendar isso).
Continue usando o sabonete neutro ou antibactericida mesmo após a cicatrização. Use por mais ou menos 30 dias.
Use papel toalha ou deixe secar naturalmente
Pelo menos até a cicatrização, este é o procedimento o ideal. Toalha pode ferir ainda mais a pele, além de deixar fiapos do tecido. Uma toalha de rosto exposta o tempo todo no banheiro também possui muitas bactérias.
Contato na região da tatuagem
Tente não bater, não deixe ninguém bater, use roupas mais largas, não coce, não mexa, tome cuidado na hora de dormir, entre muitas outras coisas.
Passe a pomada com a finalidade certa – recomendada ou pelo tatuador ou pelo dermatologista
Hoje tem pomadas específicas que ajudam na cicatrização, na hidratação e na pigmentação. Foi o tempo em que as pessoas usavam pomadas para outras finalidades na tatuagem. Pergunte ao seu tatuador ou busque referências na internet.
Não pegue sol
Não é para evitar, é para não pegar mesmo. Durante o processo de cicatrização e até muitos dias depois, não tome sol na tatuagem de jeito nenhum. Isso é um dos maiores males, segundo os dermatologistas.
Não vá a praia
Pergunte ao tatuador ou a um dermatologista quanto tempo será necessário esperar.
Não entre em piscina
Nos primeiros dias isso é praticamente óbvio. Depois que cicatrizar, espere por mais algumas semanas, já que o cloro da água pode não fazer bem para a tinta. Pergunte ao seu tatuador ou a um dermatologista o tempo ideal.
Não passe protetor ou qualquer creme durante a cicatrização
Qualquer protetor ou creme que não foi feito para a cicatrização podem possuir componentes químicos que não agregam e que podem até atrapalhar. Use somente produtos para tatuagens, de preferência a base de água.
Não faça exercícios físicos
Principalmente exercícios que podem esticar a pele no local da tatuagem.
“Mas fiz a tattoo na perna e quero treinar braço. Mesmo assim não posso?”
Especialistas dizem evitar por conta do suor também. Espere cicatrizar para voltar aos treinos. Lembre-se, são poucos dias e passa rápido. Pergunte ao seu tatuador.
Cuidados após a cicatrização
Use protetor solar UVB e UVA acima de 50 FPS
Depois que cicatrizar você deve usar protetor sempre que sair de casa. Nos primeiros meses, caso for tomar sol, use fator acima de 50. Depois disso, continue usando, mas cada caso é um caso.
Aliás, use sempre protetor solar. Se acostume a isso.
Passe hidratante a base de água
Principalmente nos primeiros meses. Depois é comum voltar com o hidratante de sua preferência.
O recomendável é usar hidratante por muito tempo para que sua tatuagem se mantenha sempre bonita. Eu como profissional de beleza e imagem, recomendo sempre o uso de hidratante para a pele.
Mais…
Hoje em dia tem tatuadores que fazem o acompanhamento até o momento da cicatrização.
“Lembrando que sempre falo com meus clientes dando atenção com cada um durante a cicatrização. Por conta de possíveis problemas e principalmente por conta desse curativo novo que estamos usando. Ninguém conhece ainda.” Concluiu o tatuador Guilherme Cardoso.
Perigo!
- Pele com vermelhidão;
- Pele sangrando;
- Inchaço;
- Febre;
- Dor forte;
Ou qualquer outra coisa que está incomodando muito, que está muito fora do normal, procure imediatamente um médico clínico geral.
Cuide da sua saúde, cuide da sua tattoo!
Claro que levei as dicas e cuidados ao extremo, pois acredito que é assim que tem que ser. Fazer tatuagem é algo cultural e histórico, mas também está ligado a nossa saúde.
Se você conseguir seguir à risca todos os cuidados, as chances de ter problemas de saúde e problemas com tatuagem feia serão bem menores. Você está fazendo algo que vai levar para a vida, uma obra de arte em sua pele.
Ah…lembre-se também de escolher algum desenho que você não vai se arrepender. Pode parecer óbvio, mas é importante lembrar.
E você. Acha muito radical essas dicas? Seguiu todas elas quando foi fazer a tatuagem? Fez algo de errado que acarretou em problemas? Comenta ai. Compartilha sua experiência.
*imagens do post meramente ilustrativas
Para quem quer conhecer o trabalho do Guilherme, segue o Instagram dele. Lá você pode acompanhar o seu trabalho, solicitar orçamento e disponibilidade . O cara é fera e atende em vários lugares do mundo.
Ver essa foto no Instagram
Insta: @bgodfathertattoo
Locais
Brasil: Florianópolis – SC , São Paulo capital , São José de rio preto – SP.
Europa : Bélgica – Antuérpia, Espanha – Barcelona, Portugal – Porto , Lisboa e ilha da madeira.