Maria Mole, bombeirinho e outros drinks clássicos de boteco – com receita

Quantos drinks clássicos de boteco você conhece? Quantos deles você já provou?
Primeiro devemos entender que tipo de drink de boteco é considerado um clássico. Vamos lá!
São milhares de botecos espalhados por todos os cantos do país. Botecos dos mais variados estilos, tamanhos e o que de melhor este ambiente pode lhe proporcionar. Do belo e com o tradicional garçom uniformizado te servindo, até o mais raiz, com cheiro de fritura, uma estufa de salgado com torresmo e ovo colorido, uma mesa de bilhar com um calço no pé e o banheiro sem luz cheio de engradados de cerveja.
A segunda opção é a mais tradicional e que ajuda manter viva a tradição. Foram nestes botecos que eles fizeram fama e ganharam seus nomes há 40, 50, 6o anos ou mais.
Aliás, nome do drink é um fator muito importante, geralmente engraçado que remete a cor ou o poder que esta bebida tem. Outro fator além da idade e do nome, é que até hoje estes drinks fazem a cabeça dos experientes senhores de botecos ao jovem universitário recém chegado à faculdade. Confira!
Confira também os 50 drinks famosos mais populares do mundo.
Maria Mole
A semelhança com o doce é apenas no nome. Difícil encontrar a origem deste drink que de doce não tem nada. A pessoa ficar doce? Pode ser. A Maria ficar mole? Não só ela como qualquer um que beba mais de uma dose. Maria mole, apelidada carinhosamente de MM, é mais uma bebida forte que está entre as mais lembradas nos melhores e mais hardcores esquentas para balada.
Ingredientes
1 dose de conhaque
1 dose de vermute branco
Modo de preparo
Em um copo misture os ingredientes e manda! Para dentro ou para o cliente.
Bombeirinho
Talvez o drink mais famoso que perdura até os dias de hoje. Bebida doce, fácil de fazer, aprovado e recomendado por homens e mulheres e muito barato. Sua cor avermelhada e a dose geralmente servida em copos baixos, remeteu ao bombeiro e sua famosa farda, só que no diminutivo. A diferença é que ao invés de apagar o fogo, se você não tomar cuidado o drink vai te deixar de fogo.
Ingredientes
1 dose de cachaça branca
1 dose de groselha
gelo (opcional e à gosto)
Meio limão espremido (opcional e à gosto)
Modo de preparo
Coloque o gelo no copo (se for sua opção ou a do cliente), dose de cachaça branca primeiro e depois a dose de groselha. Esprema o limão por último. Misture e veja os líquidos tomando sua tradicional cor vermelha uniforme. Sirva!
Rabo de Galo
A tradicional bebida de boteco. Cheia de personalidade, passada por gerações, ela está presente nos variados templos etílicos. Criada pelos imigrantes italianos em seus botequins (vi no mapa da cachaça), o Rabo de Galo é apreciado ou encarado pelos mais experientes botequeiros (sem dislexia, por favor) e corajosos bebuns. Seu nome simples, humilde e ironicamente brasileiro, vem da tradução de COCK TAIL.
Ingredientes
1 dose de vermute
1 dose de cachaça branca
Gelo (à gosto)
Modo de preparo
Misture os ingredientes e está pronto. Encare o desafio e saúde!
Pinga com limão e Pinga com limão e mel
A história se confunde com a da caipirinha. Por ter quase os mesmos ingredientes da bebida brasileira mais tradicional no mundo, porém mais simples de fazer, ela pode ser considerada a antecessora da caipirinha.
Por causa da gripe espanhola era comum as pessoas tomarem alho com mel e limão. O álcool era acrescentado com o intuito de acelerar o efeito terapêutico. Bastou tirar o alho e substituir o álcool por cachaça para criar um drink que até hoje é servido como aperitivo Brasil afora. Agora resta saber se pinga com mel e limão surgiu antes ou depois da pinga com limão.
Ingredientes
1 dose de cachaça
Limão espremido (à gosto)
Mel (à gosto)
Modo de preparo
Esprema o limão na dose de cachaça e coloque o mel. Ótimo para gripes e resfriados.
Rabo de Macaco, Chocolatinho, Choconhaque, Óleo de Harley…
Cada região que você vai este drink tem um nome. Está entre os mais pedidos nos dias frios e é um excelente acompanhamento para sua cerveja. Duvida? Experimente tomar esta iguaria dos botecos intercalando com a cerveja, fica uma delícia. Por ser doce você praticamente não percebe nas duas primeiras doses mas chegando na terceira ou apenas levantando da sua mesa é o suficiente para perceber seu efeito poderoso.
Ingredientes
1 dose de conhaque
1/2 dose de licor de cacau
1 pedra de gelo (opcional)
Modo de preparo
Misture a dose de conhaque com a meia dose de licor de cacau e está pronto o néctar.
Cuba Libre
Este é o drink que prova que Cuba e Estados Unidos juntos podem fazer um bem maior para todos. Acredita-se que Cuba Libre foi inventado em Cuba durante a independência cubana no final do século XIX. Os Estados Unidos ajudaram não só a libertação da ilha de Cuba do império espanhol como criar um dos drinks mais famosos do mundo com seu nome. Durante a guerra, um capitão americano que havia levado coca-cola ao país decidiu misturar seu refrigerante com o tradicional rum cubano, adicionou limão e gelo e ali nascia uma lenda.
No Brasil a Cuba se tornou um drink muito popular antes mesmo dos anos 50 e desde então sempre fez sucesso nos botecos, bares e baladas. O sucesso foi tão grande que até criaram a versão brasileira da Cuba Libre. Sabe qual é? Confira depois da receita.
Ingredientes
1 dose de rum
coca-cola ou pepsi
gelo (à vontade)
1 limão
Rodela de limão (para decorar)
Modo de preparo
Em um copo alto coloque o gelo. Despeja a dose de rum, a coca-cola até encher o copo e por último esprema o limão (à gosto). Coloque a rodela de limão dentro do copo para decorar (se preferir, coloque na boca do copo) e refresque-se.
Samba
O drink mais consumido por adolescentes e jovens que estão na pindaíba. A versão brasileira da Cuba Libre.
Samba se tornou popular nos botecos brasileiros com uma bebida bem brasileira em sua receita, a cachaça, e não havia nome melhor para o batismo. O drink não precisa ser feito necessariamente com coca-cola. O refrigerante aqui é à gosto do cliente, ou, sabe como é, aquele que aparecer primeiro na sua frente.
Ingredientes
1 dose de cachaça branca
coca-cola ou outro refrigerante à sua escolha
gelo (à vontade)
Modo de preparo
Também e um copo alto, coloque o gelo e em seguida a dose de cachaça, a coca-cola e está pronto um dos drinks mais simples e que pode causar um estrago danado. Saúde!
Hi Fi
Mais um drink clássico das terras de Adoniram Barbosa e Cartola. Apesar de ter vodka em sua receita e ser inspirado pelo drink americano screwdriver, Hi Fi é sim brasileiro e seu nome foi inspirado no programa “Crush em Hi Fi” exibido no Brasil na década de 60. Muito antes de conhecermos a palavra “Crush”como ela é hoje, Crush foi também um refrigerante de laranja que patrocinava o programa. O resto da história logo você vai entender.
Ingredientes
1 dose de vodka
2 doses de refrigerante de laranja
gelo (à vontade)
Modo de preparo
Faça também em um copo alto. Coloque gelo no copo, a dose de vodka e o seu refrigerante de laranja até completar. Deguste seu crush com moderação, digo, seu Hi Fi.
Espanca Neném
Uma bebida cítrica e forte. Diria que espanca todos nós. Talvez a menos conhecida e bastante julgada pois tira toda o encanto do conhaque, uma bebida de classe e respeito. De qualquer forma, vale a experiência e que essa experiência seja com um conhaque barato durante um momento de bagunça entre você e seus amigos.
Ingredientes
1 dose de conhaque
1 limão
Refrigerante de limão ou de laranja
gelo (à vontade)
Modo de preparo
Em um copo coloque o gelo a dose de vodka e esprema o limão. Coloque o refrigerante à sua escolha, mexa e viva essa experiência. Aproveite o momento!
Farmácia
Se na farmácia encontramos remédios para curar diversos tipos de doença, o drink farmácia tem os ingredientes que você quiser para curar qualquer desilusão amorosa. Cada um cria sua farmácia, do jeito que quer, do jeito que precisa, do jeito que aguenta.
O mais interessante deste drink é que ele sempre acaba ficando com uma cor escura. Dica? Não beba mais que uma dose e tenha sempre um refrigerante ou água por perto.
Ingredientes
Até 7 bebidas alcoólicas à sua escolha
Modo de preparo
Misture tudo e beba com moderação.
Sugestão de bebidas: cachaça branca, vermute, conhaque, rum, vodka, licor e bitter (cynar).
Independente se você bebe como antigamente ou não, se você está passando por esta fase de provar os drinks clássicos ou se já preparou muito drink por ai, o que vale são as lembranças e os momentos que você já passou por causa destes drinks.
A moda dos drinks vai e volta mas uma coisa é certa: nos botecos, bares, festas e baladas, esses clássicos jamais serão esquecidos.
Beba com moderação e se beber não dirija!
Lembrou de algum drink que não está na lista e quer compartilhar? Provou algum destes drinks e tem alguma história legal para contar? Não deixe de comentar.
2 thoughts on “Maria Mole, bombeirinho e outros drinks clássicos de boteco – com receita”