Em defesa do terno preto – dicas para usar com estilo
Você já deve ter ouvido falar que o primeiro terno de um homem não deveria ser preto ou ter uma cor chamativa. A segunda opção é um pouco óbvia mas por quê também o preto?
Azul e cinza em tons escuros sempre serão recomendados para aqueles que estão comprando seu primeiro terno ou costume. Eu também aconselho isso mas não é uma regra. Essas duas cores são consideradas neutras porém elas tem luz e com isso te dão mais possibilidades. (Lembrando que preto é uma cor com ausência de luz).
Ternos bons não são baratos e a grande maioria dos homens não usam com tanta frequência. Quem não usa com tanta frequência não vai comprar muitos ternos, logo o primeiro tem que ser um curinga que lhe dará mais possibilidades, que seja clássico e estiloso. Somente por isso!
E o preto não se encaixa nessas possibilidades? Nem tanto. Só para dar um exemplo: em um casamento de tarde, com sol e calor em um sítio o terno (costume) azul marinho com uma camisa branca e sem gravata vai te deixar harmônico com a ocasião e o ambiente já o preto pode destoar um pouco.
Quando comprar um terno (costume) preto?
Quando você quiser. “- O terno preto também pode ser meu primeiro terno?”. Sim! – “Mas você está se contradizendo?”. Não. Eu apenas disse que aconselho a primeira compra ser de um terno neutro e ter cor com luz.
Tudo vai depender do teu estilo, gosto e das ocasiões de uso.
Estilo e gosto estão relacionados. Você pode por exemplo gostar da cor preta e ela fazer parte do teu estilo. Você pode ter um estilo rock, gótico, sóbrio ou elegante ao extremo e quer fazer do terno preto seu signature look para eventos formais.
Exemplos de ocasiões: você só precisa do terno para casamentos, enterros ou eventos formais a noite. No caso de um casamento de tarde em um sítio, você pode improvisar.
Já falei sobre trajes e dress code.
Para exemplificar, existem dois caras famosos admirados também pelo estilo que tem o terno preto como prioridades nos eventos em que são vistos: o elegante estilista Tom Ford e o ator Justin Theroux, com sua pegada rock’n roll. Basta uma pesquisa no Google e raramente estão com ternos de outras cores. No máximo um cinza ou chumbo. Isso faz parte do estilo deles.
Isso tudo para quem preferir o terno preto como única ou primeira opção. Como segunda, terceira, eu aconselho muito o terno preto e vou explicar. Até Harvey Scpecter, personagem principal do seriado Suits usa. O terno preto é estiloso, elegante, chique, transmite poder e também tem muitas possibilidades de uso!
Dicas para comprar um terno preto com mais possibilidades de uso
- Se for seu primeiro terno preto, prefira liso sem nenhuma padronagem. Ele te dará mais possibilidades de uso. O risca de giz ou outro tipo de padronagem é muito característico e te dá menos possibilidades;
- Prefira um com tecido natural, de preferência lã fria. Os tecidos sintéticos além de esquentarem mais, ainda passam um visual áspero (microfibra) ou brilhoso demais (quando tem poliéster ou viscose);
- Acerte no caimento. Essa dica é essencial para qualquer terno mas deve ser sempre lembrada;
- Se teu estilo condiz com o Slim Fit, ele te dará mais possibilidades de uso também no casual. Pense nisso;
Dica extra: o terno preto liso pode ser usado em festa black tie preferido. Mais uma possibilidade!
Como usar?
Durante todo o texto eu escrevi terno (três peças: calça, colete e paletó) por ser o termo popular também do costume (duas peças: calça e paletó). Muita gente não sabe mas é válido lembrar a diferença dos dois.
Você pode usar o terno completo, com colete de outra cor, com camisa e sem gravata, com camiseta, com camiseta gola V. Quando eu disse que ele te dá várias possibilidades, era isso que queria mostrar. Principalmente quando ele é liso e tem um tecido e caimento legal.
Ao defender a compra de um terno preto, estou defendendo tudo isso. Inclusive o fato de você usar apenas o paletó ou a calça do conjunto e ainda sim conseguir criar diversos looks legais!
- Não usar com outros pares de sapatos que não seja preto em momentos de extrema formalidade;
- Não usar com uma gravata mais clara que a camisa!
Apostando na defesa do terno preto com grandes possibilidades, selecionei apenas imagens do que eu defendi acima. Confira nas imagens com legenda e entenda.
Lembre-se, conselhos são sempre bem vindos mas o mais importante é você se sentir bem com algo que você gosta de usar. Pense sempre nas possibilidades e no consumo sustentável!
Segue a gente também no Instagram e ajude o blog a crescer. Muitas dicas, curiosidades e inspirações por lá.