Estilo básico masculino – o que é e como se vestir bem
Se eu te perguntar o que significa “básico”, você saberia me responder? Você já parou para procurar o conceito de básico?
Básico é aquilo que serve como base, essencial, fundamental. Desprovido de sofisticação, simples.
Não existe uma literatura de moda que define o básico sendo um estilo pessoal. Pode ser o estilo de uma peça de roupa, que consequentemente, usada com outras peças básicas formam um estilo básico para dado momento. Por exemplo: uma camiseta branca lisa gola careca, com uma calça jeans bruto sem nenhuma lavagem e um tênis de lona tradicional. Tá ai um look estilo básico.
Agora, e se a pessoa só usa peças básicas no dia a dia, ela tem um estilo básico? Podemos entender que sim, mesmo não tendo nenhuma teoria acerca deste estilo. Mas por exemplo, a pessoa pode ser básica e estar dentro do estilo dramático, ou básica e esportiva, ou básica e elegante ou tradicional.
Mas isso não vem ao caso agora. É só para a gente entender melhor o conceito de estilo básico.
Recomendo também a leitura do resumo que fiz sobre teoria dos 7 estilos universais.
O que é o estilo básico?
Então entendemos que por definição o estilo básico pode ser um estilo de roupa mais básica ou um look para aquele momento e não um estilo pessoal. Se você só tem roupas consideradas básicas, você pode ser básico, mas ainda pode estar dentro de um dos sete estilos universais (estes sim com base teórica).
Quais são as roupas básicas?
Por conta de atemporalidade, ocasionalidade, versatilidade, facilidade e praticidade – tanto na hora de usar como na hora de comprar, acabou surgindo uma convenção natural de quais seriam as peças básicas do guarda roupas masculino.
O que faz uma peça ser básica.
A peça propriamente dita, o corte ou a modelagem, as cores e em alguns casos até o tecido faz uma roupa ser básica.
Vamos entender melhor:
Peças: blazer básico (apesar que no Brasil é uma peça mais sofisticada), jaqueta sem firulas, suéter, camisa, polo, camiseta (t-shirt), calça e bermuda.
Modelagem: reta ou slim para calça, comfort ou slim para as camisas. Próxima ao corpo marcando levemente a silhueta ou mais reta.
Cores: neutras, terrosas e acromáticas (branco, preto e escala de cinza).
Tecido: geralmente de fibra natural (algodão é mais comum) e opaco (sem brilho).
Dica extra: o básico não usa estampas, padronagens ou aviamentos contrastantes e diferenciados, pois foge do simples e do essencial. Exemplificando: mesmo uma estampa tradicional como as listras, ou uma camisa branca básica mas que tenha os botões pretos, isso já foge do básico.
Alguns exemplos: blazer bege ou azul marinho, camisa social branca ou azul clara de algodão, camisetas preta, branca, cinza e marinho, jeans bruto ou estonado sem lavagem, calça chino cáqui, marinho ou preta, tênis de lona marinho ou preto, tênis de couro minimalista branco, preto ou marrom, Sapato derby ou oxford preto e marrom.
Só com essas peças citadas acima você já tem um guarda roupa básico, funcional e versátil. Com isso você está pronto para praticamente todas as ocasiões e ainda bem vestido (se tomar cuidado com o caimento e tamanho das peças).
Dica matadora: por percepção, descobri que o estilo básico só vai ser básico quando tiver uma das peças de roupa acromática, ou seja, branca, preta ou cinza. Percebi isso ao investigar diversos “looks básicos” mas que misturavam cores, sejam neutras ou terrosas. A mistura de cores exige conhecimento e por isso já foge do básico.
A base para você começar a se vestir bem
Lembra lá no início que o básico é a base, o essencial e desprovido de sofisticação? Ali está a resposta para tudo. Que homem hoje que não tem uma camiseta preta, uma camisa branca, um jeans estonado ou bruto sem lavagem ou firulas, uma calça preta (cinco bolsos ou chino), um tênis branco ou um sapato de couro marrom?
Você não aprendeu a falar declamando Camões, aprendeu? Você não aprendeu a andar de bicicleta fazendo trilha com uma montain bike. Se você toca violão por exemplo, sua primeira música não foi Bachianinha. Compreende onde quero chegar?
Não adianta querer começar a se vestir bem sem saber o básico. É essencial! É mais fácil e mais possível dentro da situação da maioria das pessoas.
Como se vestir bem sendo básico
O estilo básico só é válido para os momentos casuais e no máximo smart casual. Uma ocasião mais formal vai exigir sofisticação, o que vai contra o conceito que já aprendemos.
Para entender mais, recomendo os trajes e dress codes masculino. Confira também “como se vestir bem em qualquer ocasião“. Estes posts são a base para se vestir bem!
Agora que você sabe a ocasião, as peças, cortes e modelagens, e a principal composição do tecido que é o algodão, só resta aprender as “regras” de tamanho e caimento das peças para se vestir bem. Tudo o que a maioria dos blogueiros e consultores de estilo já ensinam por ai.
Conheça os tecidos feitos com algodão.
Tamanho e caimento
Vou tentar ser rápido e objetivo neste assunto que fica muito mais fácil aprender vendo imagens, por isso depois de ler faça o exercício olhando as imagens do post.
Camisa
Rente ao corpo nas laterais do tronco, rente ao braço na mangas, as mangas foram feitas para cobrir o braço portanto a linha de costura da cava fica acima do osso de articulação do braço, o punho deve ficar acima do punho (parece óbvio mas é bom lembrar) e a sua extremidade deve ficar reta.
Não é legal ficar tecido sobrando nem nos braços (bufantes), nem nas laterais (vai parecer que a roupa é de outra pessoa, e melhor ainda se não ficar sobrando tecido na cava (abaixo da axila).
A camisa deve cobrir todo o tronco, por isso o comprimento deve ficar abaixo da linha da cintura até no máximo na altura do quadril e púbis (ali na região do meio bolso da calça).
Camiseta
Aqui a mesma coisa. Rente ao corpo, comprimento até a linha do quadril, não deixar tecido sobrando. A diferença é que a camiseta de manga curta cobre somente o braço, não chegando ao antebraço. Por isso, use a regra dos “quartos”. Fica melhor com o “punho” na metade do braço (ou a cada quarto deste membro), traçando uma linha horizontal reta e de preferência justa.
Calça
Ela deve ser rente ao corpo mas não apertada, pois as pernas são os membros que mais se mexem durante o dia. Por isso as básicas são a modelagem slim e a reta – skinny foge um pouco da proposta.
O cós deve ficar na cintura, ao ponto de você conseguir usar confortavelmente sem cinto. O cavalo deve terminar rente a sua virilha, mas não apertado.
O comprimento deve terminar na altura do calcanhar, mas hoje é bastante aceitável encurtar um pouco a barra para dar um estilo, mesmo no básico. Vale lembrar que calça vem de calçado, algo como a extensão do calçado. E calçado vem de calcanhar. É só ligar os pontos para entender.
Usando sua calça do tamanho correto não fica aquele tecido engruvinhado e feio acima do calçado.
Bermuda
A bermuda é praticamente uma calça curta. Logo ela precisa cobrir a primeira metade das pernas e deixar a articulação das pernas livres (mesma coisa que a camiseta de manga curta). Pensando assim, ela fica melhor usada acima do joelho. De resto, tudo igual a uma calça – cós na cintura e o cavalo ali no lugar certo.
Estes são alguns detalhes para se vestir bem de forma básica. Para entender o estilo como um todo, vamos recapitular
Resumo
- Peças básicas: blazer, jaqueta, suéter, camisa, polo, camiseta, calça, bermuda, tênis de lona ou de couro, sapato oxford ou derby;
- Cores: neutras como bege, marinho, verde oliva, marsala; terrosas como o marrom, tons de cáqui; acromáticas como o branco o preto e o cinza;
- Tecidos: naturais como o algodão, ou outros com algodão na composição ou que tenha o aspecto mais natural;
- Cortes e modelagens: slim, reto, comfort;
- Mais: estilo básico é para ser usado de forma casual e smart casual. Mais formal que isso, já entra sofisticação;
- Caimento: justo ao corpo, essencial para ficar bem vestido no casual.
Isso quer dizer que quase tudo o que consumimos de imagem de look masculino casual porém arrumado na internet é básico. Comece a reparar. O básico realmente é a base.
Você já baixou nosso e-book “111 peças de roupas para você ter no armário masculino”? Lá tem praticamente todas as peças básicas para você começar a se vestir bem, e muito mais!
Clica na imagem abaixo e baixe agora mesmo!
Saiba tudo sobre estilo casual masculino.
Agora que você entendeu, o melhor é mostrar na prática. Confira looks básicos para exercitar e se inspirar.