Estilo casual masculino – o que é, dicas, looks e muito mais

Vamos falar de algo complexo e grandioso dentro do universo da moda masculina. Estilo casual masculino. Você sabe realmente o que é?
Portanto vou explicar para deixar mais claro, e o principal, vou dar muitas dicas para você se vestir bem e dentro do seu estilo de forma casual.
O que é o estilo casual?
Sabemos por percepção o que é ser casual no estilo, até mais que o social eu diria. O problema é usar o estilo casual como uma identidade de estilo. Mesmo assim, ele ainda pode ser um estilo. Como assim? Tudo isso porque a semântica da palavra estilo é bastante abrangente.
Por exemplo, existem os 7 estilos universais: esportivo, sedutor, dramático, tradicional, elegante, romântico e criativo. Existem os sub-estilos que surgem através de algo mais cultural (costumes, tribos urbanas). Alguns exemplos mais conhecidos são: estilo roqueiro, estilo geek ou nerd, estilo boho, hipster, lambersexual, entre muitos outros.
Todos este citados identificam algo e todos eles são usados de forma casual. Para entender ainda mais, temos que ir ao conceito do que é casual.
Conceito de casual
A roupa casual é a roupa informal que não exige um código de vestimenta formal. A roupa formal aparece em contextos em que se exige uma certa presença e cuidados especiais da imagem.
Expliquei também um pouco sobre isso no post sobre trajes e dress codes masculinos.
Então onde entra o estilo casual? Ele entra no estilo que vem do “styling”, ou seja, a roupa que você está naquele momento. Algo como quando você chega em um lugar e diz:
“Olha, curtiu meu estilo (casual) hoje?” ou “Legal este estilo casual seu”. Essas frases encaixam bem para quando você vê um amigo do trabalho que sempre veste social em um momento casual, por exemplo.
Casual, o maior elo da moda
Vestimos o estilo casual a maior parte do tempo e isso faz ele ser o maior elo da moda.
Não é casual quando a vestimenta tem algum significado cultural ou religioso por exemplo. Kimonos, tunicas, kandurah (vestimenta árabe). Apesar que existem pessoas que usam essas vestimentas no dia a dia para os momentos casuais. Não é comum aqui no Brasil ou países ocidentais.
Uniformes de trabalho ou de práticas esportivas também não se enquadram, mas podemos incluir o estilo surfwear e skatewear por exemplo, quando usado de forma casual, neste contexto de estilos casuais.
Outra dica para você entender o casual, é você entender o que é o traje social. Se não é social ou estes citados acima, logo é casual. Para entender o traje social, fiz também o post “Traje social masculino.”
As divisões dos trajes casuais
Conforme também expliquei no post de trajes e dress codes, as divisões casuais são: ultra casual, esporte casual, smart casual e business casual. Podemos compreender muita coisa apenas entendendo estes conceitos.
Ultra casual
Momento de informalidade extrema. Quando não estamos nem ai e queremos apenas conforto. Aquele momento relaxado em casa, um passeio a toa na rua, um descanso merecido na praia ou no campo.
Por isso bermuda, calças e blusas de moletom ou de tecidos bastante confortáveis, camiseta, regata, entre outros, são as peças mais ultra casuais. O momento, o conforto e a despreocupação com o que vestimos indicam o ultra casual.
Casual esportivo
O que mais vivenciamos. Uma ida a um bar, um passeio pela rua, um churrasco, um jantar na casa dos amigos, aquela roupa para aguentarmos horas em uma viagem de carro. Consegue visualizar mais?
Quando colocamos um jeans e camiseta ou uma camisa casual. Uma calça chino com camiseta ou polo. O mais comum aqui é usar um tênis. Vale também o uso de um sapato ou bota casual bastante confortável, com um material sem formalidade. Já falei dos sapatos casuais masculinos e dá para se ter uma ideia.
Smart Casual
Aqui entra o que chamamos de esporte fino no Brasil. Por mais arrumadinho que possa parecer ainda é um traje informal e casual. Por questões culturais somos um país bastante informal e o smart casual para nós pode ser arrumado demais.
Um jeans mais arrumado e estruturado, uma camisa polo, uma camisa social, um blazer ou casaco para sobreposição, uma calça de alfaiataria.
Tênis ainda entram no smart casual, mas não qualquer tênis. Aqui não entra tênis muito esportivo por exemplos. Use algo mais minimalista, neutro e liso. Sapatos e botas que condizem com o estilo também é bem interessante.
Business casual
É o traje que faz a transição do informal para a o formal. Como o próprio nome diz, o business casual é para o trabalho mas ainda não precisa da formalidade de usar terno e gravata. O nome é criado para Dress Code empresarial.
Não é porque tem o termo business que o traje é apenas para o trabalho. Usamos também como esporte fino em eventos. Na Europa é mais comum homens usando esta forma casual de estilo. Por não se enquadrar nos códigos formais, ele ainda é casual.
O legal do business casual é poder inovar e abusar do estilo com costumes. Calça de uma cor e paletó de outra, calça social com sapatos e sem meia, e até gravata de forma mais despojada e casual.
*O nome business casual é mais para as empresas colocarem como dress code.
Os 7 estilos universais e o estilo casual
Geralmente eu ilustro os posts com algumas fotos de looks inspiração. Eu poderia indicar centenas de fotos de inspiração para mostrar o que estou falando sobre estilo casual e ainda assim seria pouco ou insuficiente.
Portanto resolvi dividir as ilustrações pelos 7 estilos universais, e explicando o que cada estilo usa no casual de forma que eu acho legal.
Confira o post 7 estilos universais masculinos caso ainda não conheça, para entender melhor a partir de agora.
Para todos os estilos, a dica de combinação de cores e a congruência na comunicação das peças são válidas.
Estilo esportivo – natural
O estilo que as pessoas mais assemelham com o casual. O esportivo tem seu jeito mais natural e mais despreocupado com certas regras nas roupas casuais, tornando assim um estilo bem descontraído e tranquilo. Prezam por conforto e praticidade.
Principais peças
Camiseta confortável, camisas casuais mais soltas ou fluídas, camisa polo, jaquetas, blusa de moletom, suéter de gola careca menos justo no corpo, bonés, jeans estonado mais solto (slim, reto, carrot), calça de 5 bolsos de sarja, calça chino, bermudas, sneakers (casual, running, jogger, robusto), dockside, botas mais rústicas.
Dicas e looks
O estilo esportivo não se atenta a “regra” de que camiseta precisa ser justa no braço ou no corpo ou que a linha da costura da cava precisa ficar no ossinho do ombro. Isso é indiferente.
A dica neste caso é se atentar ao comprimento da camiseta ou da camisa. Quer usar algo mais largo ou solto? Não deixe o comprimento passar do meio do cavalo da calça. Por isso mande ajustar este detalhe em uma costureira. Ai vai uma dica extra: prefira camisetas onde o final da manga fique reta horizontalmente e não na diagonal.
Use sobreposições para fugir do básico.
Pessoas neste estilo também não curtem muito o uso da calça skinny. A dica é para tomar cuidado com as dobras “efeito sanfona” ou o excesso chamado de “efeito balão” de uma calça. Confortável sim, grande já não fica legal.
O homem neste estilo pode curtir uma bermuda abaixo do joelho mas eu não aconselho. Se acostume com a bermuda acima do joelho e você verá uma mudança bem interessante no estilo. As bermudas abaixo do joelho ficam legais para algo bastante streetwear, fashionista, estilo rapper, estilo com roupas de basquete, apenas.
Estilo sedutor
Estilo para homens que tem uma sensualidade no temperamento ou identidade. Gostam de mostrar partes do corpo, seja com decotes ou roupas mais justas.
O estilo é mais agressivo com tecidos com brilho, pesados ou detalhes nas roupas para impactar.
Principais peças
Calça skinny, botas variadas, jaquetas e casacos que valorizam o corpo, calças destroyed, camiseta justa, camiseta com decotes mais profundos, camisas mais justas com botões abertos, chapéus, acessórios como correntes e pulseiras, entre outros.
Dicas e looks
O homem sexy geralmente é forte e gosta de cuidar do corpo. Cuidado com roupas muito apertadas para não parecer que você foi embalado a vácuo. Caimento justo é uma coisa, roupa muito justa dá a impressão de apertado.
Sinta-se confortável com o que veste. Isso é mais importante do que mostrar sua roupa.
Uma dica legal é usar uma camisa ou camiseta mais fluída ou larga na parte de cima com calça skinny. Dá um equilíbrio interessante sem perder a essência do estilo.
Estilo dramático
O estilo de homens que gostam de tendências e sofisticação. Usam formas mais estruturadas com poucos detalhes e linhas mais retas na composição.
Geometria e abstratos. O estilo como o próprio nome diz, entrega algo dramático perceptível já no visual.
Principais peças
Camisas estampadas mais estruturadas e retas, sapatos fashionistas com detalhes, tênis robusto ou fashionista, jeans retos ou calças escuras, alfaiataria mais clássica, cores escuras, peças que fazem alto contraste, casacos diferenciados, camisetas modernas.
Dicas e looks
Pessoas com um estilo moderno geralmente sabem e entendem bem de moda. Isso sem falar que gostam de abusar e se diferenciar.
A principal dica é fazer com que não fique OVER demais a proposta de estilo. Não se apegar tanto as tendências e ir trabalhando com calma sua essência com as novidades. Cuidado para não gastar com tudo o que for novidade na moda.
Outra dica é para quando a roupa for bastante estruturada e reta, não ser grande demais. Se atentar também com os tecidos das roupas. Por querer estar sempre junto as tendências acabam comprando roupas com tecidos feios e de má qualidade.
Estilo tradicional
O estilo mais conservador e sério da moda. Não ousam ou quase não ousam. Gostam de roupas mais estruturadas e aquelas consideradas clássicas.
No Brasil existem poucos homens com estilo tradicional muito enraizado. Por sermos um país mais casual, até os mais tradicionais tem um pouco de outros estilos que marcam seus momentos casuais.
Principais peças
Ternos, calça de alfaiataria, calça chino reta, jeans bruto, sapatos sociais, sapato buck casual, camisa social, camisa casual com padronagens xadrez, camisa polo, blazer mais pesado, casacos sobretudo.
Dicas e looks
As principais regras de caimento já ouvidas por ai. Manga justa no braço, comprimento ideal de camisas e camisetas, peças mais próximas ao corpo, calça na altura ideal e sem dobras cobrindo até no máximo o peito do pé, entre outras.
Aproveito para sugerir o uso de camisetas de algodão com cores neutras ou preta. Vai dar uma quebrada no visual muito sério. Vale também colocar um pouco de cor, seja com uma pulseira, um detalhe na camisa ou camiseta, ou uma estampa.
Estilo clássico/ elegante
O homem elegante está sempre impecável e investe no melhor. Peças com ótimos tecidos e de muita durabilidade. Conhece de moda e estilo e sabe o que está fazendo. São muito seguros e sofisticados.
Principais peças
Camisas sociais ou casuais com ótimo caimento, peças com tecidos naturais como algodão e linho, calça de alfaiataria, calça chino, jeans slim bem estruturado, sapatos casuais com bico arredondado, mocassim, suéter elegante, casacos elegantes, camisetas justas, camisa polo, camisa henley…
Dicas e looks
O homem elegante já entende bem de certas regras para se vestir bem, basta aplicá-las.
Uma dica legal para quem tem este estilo é saber investir nos tecidos certos. Não basta comprar uma camisa social com um caimento legal se o tecido não for de qualidade. Não basta ter um jeans e se preocupar com o caimento, se ele não tem uma cor legal e que seja bem estruturado.
As vezes investir em uma peça de maior qualidade, pode valorizar ainda mais nosso estilo e fazer economizar mais pra frente, já que aquela peça vai durar mais.
Veja mais em como ser um homem elegante, no estilo e na vida.
Estilo romântico
O estilo romântico é mais delicado, usam linhas e curvas suaves e formas desestruturadas. Geralmente quem tem este estilo são pessoas gentis, cavalheiros, alegres e simpáticas.
Principais peças
Shorts, roupas mais fluídas como camisas com tecidos leves e camisetas, roupas em tons mais claros ou pastéis, calça de alfaiataria, casacos, jaquetas, blazer slim, estampas animadas ou delicadas.
Dicas e looks
Outro estilo que sabe se vestir bem. Por isso a dica que eu dou é a mesma de um homem elegante. Se atente aos tecidos. Investir num bom tecido vale a pena, ao invés de comprar muitas coisas com tecidos que aparentam ser de menor qualidade.
Estilo criativo
Quem tem este estilo não tem medo de inovar e não segue regras. Pessoas de personalidade inovadora, criativa, independente, exótica e sempre confiante.
Principais peças
Camisas estampadas, acessórios dos mais variados (e de acordo com o sub-estilo), calças jeans, peças coloridas e estampadas, geométricas ou de desenhos, tênis colorido, tênis diferenciados, jaquetas com cores ou detalhes bastante aparentes, camisas xadrez…
Dicas e looks
Outro estilo que entende de moda ou muitas vezes de design e cores, por isso acerta bastante.
O cuidado é para não ficar OVER nas estampas ou infantilizado e se atentar ao caimento das peças quando incentivados por algumas tendências.
Como existem muitos sub-estilos e ser um estilo de muita personalidade, aqui cada caso deve ser visto com um cuidado maior.
Claro que os loooks representam um pouco de cada estilo e de forma mais clara para você entender. Muitos looks que você criar podem ter elementos de mais de um estilo. Lembre-se, temos pelo menos 2 ou 3 estilos dentro do nosso próprio estilo.
Confira mais dicas de moda masculina.
Gostou? Ficou alguma dúvida? Comente abaixo que eu respondo.
2 thoughts on “Estilo casual masculino – o que é, dicas, looks e muito mais”