Estilo Indie masculino, a moda que vem da música
Desde quando os homens deixaram de se vestir com ternos, chapéus e sapatos, ele se faz presente. Como o próprio nome diz, ele vem de Independente e hoje está cada vez mais atrelado aos músicos das bandas Indie. O estilo indie masculino que falamos hoje, é sim uma moda que vem da música.
Roupas bem ajustadas, camisetas ou camisas casuais, botas, tênis do tipo all star e casacos ou jaquetas abertos são as peças preferidas de um tradicional Indie, muito próximo do estilo Rocker porém menos agressivo. Há também o estilo que vem das ruas e dos festivais indies, onde o estilo masculino começou a caminhar junto com o estilo indie feminino: roupas estampadas, camisetas mais largas, chapéus, óculos e muitos outros acessórios, uma herança dos festivais mais antigos e da cultura Hippie.
O estilo Indie inspirado nas bandas
Mais usual para o trabalho ou para ir em uma festa. Muitas bandas Indie tem este estilo com roupas mais justas e sempre muito bem alinhados. O estilo como um todo se confundi muito com o Hipster, e eu diria que o Hipster é uma vertente do Indie já que o Hipster gosta de ser independente e também fugir dos padrões. Talvez a barba faz a diferença, já que os Indies preferem ter a pele lisinha e ficar com a aparência mais jovem.
Estilo indie que vem das ruas
Um estilo mais despojado e nem sempre com roupas justas. Os acessórios como colares e chapéus são os mais comuns. A camiseta neste estilo tem a gola em U ou canoa, e passa a impressão de ser de tamanho maior, inspirado nos anos 80. As estampas vão para o lado étnico, bastante comum em festivais.
Bandas que inspiram o estilo Indie
Década de 70 – Velvet Underground
Década de 80 – The Smiths
Década de 90 – Blur e Weezer