Estilo para academia. Dicas de roupas masculinas para seu treino.

Salve estiloso, tudo bem? Cada ano que passa vem crescendo o número de homens que buscam por alguma atividade física por diversos motivos. Isso é ótimo quando falamos de saúde física e mental. Com isso cresce também um segmento de mercado importante para a economia. O mercado de roupas para práticas esportivas.
Conforme falei no post do Instagram (abaixo) onde falo dos tipos de roupas masculinas, as roupas para práticas esportivas são um tipo de roupa que deve ser levado em consideração por fatores como estilo, estética, performance e praticidade.
View this post on Instagram
Então deixe de lado suas roupas casuais ou ultra casuais na hora de praticar sua atividade física, e invista em roupas que irão te deixar confortável e estiloso, e que podem até melhorar sua performance em busca do seu objetivo. Cada tipo de roupa no seu contexto. Pense nisso e mostre que é um homem estiloso também na hora da sua atividade física.
Roupas para academia
Dentro do segmento de roupas para práticas esportivas, tem o subnicho de roupas de academia masculina. Aqui a coisa fica ainda mais interessante pois existe uma variedade enorme de roupas e estilos. O mais legal disso tudo é que você consegue empregar bastante do seu estilo também no seu treino.
Uns gostam de algo confortável para levantar peso, outros para amenizar o suor, tem aqueles que querem disfarçar algumas partes do corpo, enquanto outros querem mostrar partes do corpo. De tudo isso, uma coisa é certa: você precisa antes de tudo entender um pouco mais de tecido e aquilo que vai te deixar confortável para melhorar sua performance e que faça sentido para a sua identidade.
Tecidos
Este não é o tipo de post para aprofundar muito sobre este assunto. Ele é bastante complexo pois além dos tecidos, existem as tramas, o tipo de fio, o processo e por aí vai. Isso sem contar as diversas opções tecnológicas que surgem a cada ano. Tem muita informação dentro deste tema.
O básico que você precisa saber sobre os tecidos quando se trata de roupa para academia, é que os naturais como algodão, moletom e moletinho (feitos de algodão), são mais respiráveis e absorvem o suor. Dependendo de quanto você sua, pode encharcar a roupa.
Os tecidos sintéticos (geralmente feitos do petróleo) não absorvem o suor como os naturais, porém eles são geralmente mais quentes. Por isso muitas roupas de treino que são de tecidos sintéticos são mais leves.
Guarde então uma coisa: se for natural respira mais, mas também absorve mais. Se for sintético ou artificial, absorve menos e para uma prática esportiva, quanto mais fino e leve melhor.
Se você curte os sintéticos e os artificiais, procure conhecer as linhas tecnológicas das marcas de esporte e veja se alguma peça faz seu gosto. Elas foram produzidas pensando na performance.
Conheça bastante peças, vá às lojas, prove e olhe as etiquetas, leia e se atente nas lojas online. Aprenda o máximo sobre o produto que gosta ou que venha a gostar um dia.
Roupas para academia – Peças e estilos
Aqui no post não falarei dos calçados. Vale um post específico só para isso. Para apresentar as dicas e estilos de roupas para academia, resolvi dividir o post por peças, da parte superior até a inferior. Falarei também das roupas de compressão, as queridinhas do momento.
Sobre as cores, vai de gosto pessoal. É mais comum roupas masculinas de academia serem de cores sóbrias como o preto, marinho, vinho e alguns tons de cinza, mas tem também algumas coloridas principalmente em neon, cores vibrantes. Combine sempre uma peça chamativa com uma neutra e sóbria para não errar.
Vamos lá?
Camisetas para academia
Se for de tecido sintético ou tecnológico, prefira uma camiseta justa no braço pois este tipo de tecido incomoda caso fique mais solto. Hoje em dia também existem camisetas com costuras diferenciadas para não incomodar durante seu treino.
Um modelo bastante conhecido, que veio do uso casual para o esporte, são as camisetas raglans para atividades esportivas. Como não tem a costura tradicional da cava, ela te dá maior liberdade de movimentação nos ombros. Já falei da camisa raglan aqui no blog.
O Decote V também é bastante utilizado. Como já mencionei em outros posts, além de trazer conforto na região do pescoço, este decote te deixa mais sedutor.
As camisetas em algodão, para seus treinos na academia, são mais legais quando soltas. Geralmente quem escolhe este tipo de tecido, tem um estilo mais esportivo ou urbano. Da até para usar no dia a dia mostrando seu lifestyle.
Regatas para treinar
As regatas são as preferidas dos homens. Treinar dá calor. Isso sem falar que uma manga pode incomodar demais durante alguns exercícios.
Tem os modelos de regata mais discretos, geralmente sintéticos ou tecnológicos. Para homens que usam este estilo, eles querem o conforto de uma regata mas que sejam mais discretas.
Tem também as regatas mais cavadas, essas geralmente usadas pelos homens mais sedutores e fortes.
Existem as regatas cavadas sintéticas mas as de algodão são mais comuns e fáceis de encontrar por aí. Fora que é um estilo à parte. Acho legal!
Shorts e bermudas
Os shorts e bermudas de treino masculinas devem ter o cós de elástico e geralmente vem com cordão para amarrar. Nada de passador de cinto. A proposta não exige isso.
Os tecidos vão desde os sintéticos e artificiais até os naturais. Estes últimos geralmente de moletom e moletinho (de algodão).
Essas peças são mais largas por conta do conforto, e o comprimento pode ser variado. Encontre aquele comprimento que faz mais seu estilo, seja ele curto ou comprido (até mesmo abaixo do joelho). O importante é não deixar seu shorts ou bermuda caindo e desconfortável.
Conheça também a loja Gorilla Muscle, lifestyle para quem curte roupas de academia.
Calças de academia
Quanto mais elastano tiver a calça melhor para você se movimentar. Diferente das camisetas, você precisa de uma certa mobilidade nos membros inferiores, pois um vacilo e a calça pode vir a rasgar.
Como as calças de tecido sintético são mais duras, elas provavelmente virão com esse elastano. Fique atento. As calças de tecidos naturais, geralmente de moletom, podem não ter mas nestes casos não é um problema tão grande. O moletom é usado mais solto ao ponto de não precisar dessa tecnologia.
O que os homens gostam muito de usar na parte de baixo, são as calças jogger, sejam elas em tecido sintético ou moletom. Jogger são aquelas calças com um elástico na barra. Além de melhorar o desempenho por não deixar enroscar e deixar o restante da peça mais solto, ela tem um estilo e tanto. E ainda deixa o calçado bem visível. O calçado faz muita diferença no estilo. Ouse!
Peças de compressão
As queridinhas do momento. Praticamente uma segunda pele que ajuda na performance, desempenho, além de ter um apelo tecnológico de anos de estudo, que ajuda nas funções musculares.
Tem camiseta, bermuda, shorts, além de calças e camisetas de manga comprida.
Essas últimas também são ótimas para os dias frios.
A galera usa geralmente por baixo de outra peça mais folgada. Calça ou shorts de compressão por baixo de uma bermuda. Camiseta por baixo de outra camiseta.
Não é uma regra usar assim, mas que traz um estilo a mais, isso traz.
Independentemente do seu estilo, é prioridade pensar em conforto. Conforto na hora de fazer algum exercício, conforto consigo mesmo (já que você tem que se sentir bem dentro da peça), e também o conforto na hora de cuidar da peça.
Algumas peças precisam de um cuidado maior na hora de lavar, secar e passar. Fique atento à etiqueta. Se você sabe que pode ter problema com isso por desatenção ou preguiça, aposte naquilo que você já conhece e que seja mais fácil.
Confira mais inspirações para ser estiloso também na academia.