Gravata ascot, lenço e bandana no pescoço para homens. Como usar?
As vezes nos olhamos no espelho e sentimos falta de algo a mais em nosso visual. É tão comum sermos mais básicos. Camisetas, camisas, poucas estampas, cores mais neutras. No máximo usamos um casaco como terceira peça.
Os acessórios masculinos aparentes geralmente estão na região das mãos: relógio, pulseiras (que voltaram com força de uns tempos para cá) e anel. Do pescoço para cima? Um colar discreto, brincos, piercings e chapéus. E olha que é a uma grande minoria diferenciada e ousada que usa.
A maioria dos homens ainda usa um acessório com uma finalidade maior
Mas o que seria essa finalidade maior? Algo que tenha uma função além de decorativa. Alguns exemplos: óculos de sol para proteger os olhos dos raios do sol, cachecóis e gorros para proteger do frio, o relógio para ver as horas ou um colar/corrente que tem um valor sentimental.
Quem não gosta de se olhar no espelho e se ver de óculos ou cachecol? É diferente, é legal. Realmente ficamos mais bonitos e estilosos. O mesmo vale para as gravatas modernas ou tradicionais, mesmo ela entrando em uma outra categoria de acessório (que está relacionada a um traje, ocasião).
E por que a maioria dos homens ainda não usa outros acessórios sem uma função, apenas para agregar no look? Por conta da cultura, do preconceito e ou da falta de conhecimento.
Gravata ascot casual – estilo e elegância com propriedade
Pouco lembrada do grande público e consequentemente muito difícil de encontrar aqui no Brasil. Resolvi começar pela grava ascot pois ela é uma das precursoras quando o assunto é acessório em tecido no pescoço do homem.
Você provavelmente já viu algum noivo usando uma gravata em tom de cinza mais grossa que lembra um lenço, com um alfinete cravejado ou com uma pérola unindo as duas partes da gravata. Aquela é a gravata ascot formal (chamada também de Plastron) e deve sempre ser usada com um colete em ocasiões de extrema formalidade. Já falei sobre os Dress codes masculinos.
A gravata ascot casual é muito parecida com a formal. O que muda? Os tecidos, padronagens, espessura, cores, a grossura da parte que fica no colarinho e a forma de usar.
A gravata ascot casual pode ser usada como uma gravata normal ao qual estamos acostumados, no colarinho da camisa com diferentes tipos de nós ou por dentro da camisa com alguns botões abertos onde o nó é o tradicional ascot, por isso do nome da gravata.
Se estamos falando de acessórios para agregar, de forma casual e no pescoço, é por dentro da camisa que vamos comentar e nos inspirar.
Como usar gravata ascot casual por dentro da camisa
Basicamente da mesma maneira que você usaria uma gravata tradicional no colarinho, ou seja, de costume (terno) ou nos trajes business casual ou business social.
*Use sempre com uma camisa social. Esta é a dica de ouro.
Nada de camisa jeans, camisa western, camisa de manga curta, muitos detalhes como dois bolsos ou tecidos que passam um aspecto de casualidade. Para estes tipos de camisa, prefira lenços ou cachecóis.
Use com calça de alfaiataria, a própria calça do costume ou com uma chino de bolso faca. Se a “regra” é a mesma que usar uma gravata tradicional, evite tênis, sapatênis ou sapatos muito casuais.
Confira inspirações para usar no final do post.
Como dar o nó na gravata ascot casual?
O nó de ascot tradicional que também é usado no cachecol. Segue o link de como fazer.
https://pt.wikihow.com/Fazer-um-N%C3%B3-Ascot
Aprenda também como dar nó em gravata tradicional.
Como combinar cores?
Como tudo que está relacionado à cores nas combinações de roupas. De forma complementar, análoga, monocromática ou na tríade da camisa ou do blazer. Como é mais comum usar com camisa branca, tudo pode combinar, inclusive as estampas ganham destaque.
A combinação de cores vale também para lenços e bandanas.
Tecidos, estampas e padronagens da gravata ascot casual
Seda, poliéster, cetim e até algodão. Estes são os tecidos mais comuns da gravata ascot. As estampas e padronagens são as mesmas de uma gravata tradicional: micro estampas, poá, listrada, paisley e lisa. Tem também com desenhos, mas assim como as gravatas tradicionais, fujam destas e evite usar lisa de forma tão casual. Fica um visual simples demais (gosto pessoal).
Bandana ou lenço no pescoço – ousado e estiloso
O lenço de pescoço segue o mesmo padrão de tecido, estampas e padronagens de uma gravata ascot casual. O que muda mesmo é o formato do lenço, que pode ser quadrado como uma bandana ou no mesmo estilo de um cachecol/pashmina, e por conta disso ganhamos novas possibilidades de estampas e amarrações.
Já a bandana tem aquele estilo de bandana, quadrada como um lenço mas geralmente com medidas menores e tecidos mais pesados (algodão tricolini é o mais comum). A princípio era usado na cabeça, mas novas possibilidade foram surgindo e amarrada no pescoço foi uma delas.
A estampa mais comum de bandana é a tradicional com paisley, mas existe todo tipo de estampa.
Como ideia do post é falar dos lenços como acessórios para o pescoço, sem a finalidade de esquentar, não falarei de lenços tipo echarpe ou cachecol.
Como usar lenço no pescoço
O lenço é mais informal que uma gravata ascot, mas isso não impede você de usar com uma camisa social e com blazer, por exemplo. Evite usar com um costume (terno) com tecido e cores sóbrias escuras, aqueles que passam um ar de seriedade.
O formato e os nós que são feitos no lenço transmite mais informalidade que uma gravata. Por conta dessa informalidade, ele fica bem legal com qualquer tipo de camisa e até de camiseta. Vale a pena!
Evite: usar lenço no estilo streetwear. Prefira a bandana neste caso.
Como usar bandana no pescoço
A bandana desce ainda mais um degrau em relação a um lenço na escala de informalidade. Isso se dá devido ao tecido mais grosso ou a tradicional estampa paisley.
Mas com que roupa fica legal? Qualquer roupa que foge do social, ou seja, qualquer roupa casual e também do streetwear.
Evite: estampas com desenhos infantis ou bobos. Dica de amigo.
Como dar o nó em lenço ou bandana?
Eu gosto bastante do nó tradicional, o mesmo usado pelos gaúchos nos tradicionais lenços vermelhos ou lenços carijó. Inclusive se você quer comprar um lenço estiloso, busque por “lenço gaúcho” ou “lenço carijó” na internet. Tem várias opções legais.
Outra opção é usar um anel passador específico que deixa o lenço bem desenhado no pescoço. É fácil encontrar na internet como “anel passador para lenço”.
Qual mais?
Bom, você pode abusar de qualquer nó. No meio, para o lado, duas voltas, uma volta, embaraçar tudo… Invente seu nó. Eu mesmo uso de vez em quando com um nó parecido com nó de gravata. O importante é você olhar, gostar do resultado e se sentir bem.
Não esqueça de dobrar o lenço pelas extremidades na grossura desejada até que ele fique parecido com uma gravata. Tem gente que enrola o tecido. Tudo é válido!
Outras ideias de uso
- Usar o lenço ou a bandana como se fosse um cachecol;
- Usar para dentro da camiseta ou camisa;
- Usar a bandana em formato de triangulo no pescoço, no estilo faroeste. Muito comum o uso deste estilo em festivais a céu aberto onde sobe muita poeira, pois basta você subir a bandana para tapar o nariz e a boca.
Para quem se preocupa com harmonização com o tom de pele, tanto os lenços como a gravata ascot e a bandana podem ajudar neste quesito. Por exemplo, se você tem a pele quente, usar uma camisa ou camiseta branca pode não te favorecer. Um lenço com as cores que estão dentro da sua cartela pode corrigir as imperfeições deixadas no rosto.
Mais importante que falar é mostrar diversas sugestões possíveis. Confira (muitas) imagens para inspirar!
Gravata ascot casual – inspiração
Lenço de pescoço masculino – inspiração
Bandanas no pescoço – inspiração
Inspiração é o que não falta. Agora é só usar a criatividade e começar a usar!
Qual dos estilos você curte mais? Usaria gravata ascot, lenço ou bandana no pescoço? Não deixe de comentar!