Marcas de vestuário que são praticamente sinônimos de produtos
Seja por pioneirismo ou por forte influência de comunicação, marcas como Gillette, Bombril, Post It, Cotonetes, Band Aid entre muitas outras tem seus produtos atrelados às categorias que representam. Lâmina de barbear? Palha de aço? Bloco de notas de papel adesivo? Hastes flexíveis? Está vendo como é estranho neste aspecto mencionar o nome do produto e não a marca? Para marcas do vestuário fazer com que uma marca se torne sinônimo de produto é uma missão quase impossível por diversas razões. Diferente destes produtos de maior necessidade, roupas são mais caras, tem forte concorrência além de uma variedade enorme em cada canto do mundo.
Calça jeans. Qual marca vem à sua cabeça? Trench coat, qual marca? Tênis baixo de lona? Óculos do tipo browline?
Algumas peças são mais famosas no Brasil por toda uma história que construiu. Quem está na faixa dos 30 anos já deve ter ouvido algum pai ou tio falar sobre seu Ray Ban, mesmo seus óculos não sendo da tradicional marca.
Icônicas, eu diria. Óculos de sol, casacos, calças, botas, sapatos ou tênis. O que estas marcas construíram no decorrer de sua história é para vangloriar. Se elas tivessem se tornado sinônimos dos produtos que representam seriam com mérito. Quer saber as marcas do vestuário que quase se tornaram sinônimos dos produtos quando citamos uma categoria? Confira.
Óculos de sol
Ray Ban – Wayfarer e Clubmaster
A RayBan é considerada a marca de óculos mais famosa do mundo além de ser líder global no seu segmento. Fundada em 1937 nos Estados Unidos, sua forte ligação com Hollywood fez ela ser o que é hoje. Poderia citar 3 modelos icônicos, mas resolvi citar apena dois: o Wayfarer e o Clubmaster (browline). Usei estes dois exemplos pois nenhuma outra marca conseguiu emplacar com sucesso e autoridade estes dois modelos. Já no caso do aviador (seria o terceiro modelo), outras marcas emplacaram aviadores com bastante representatividade e sucesso.
Persol
Principalmente quando falamos no universo masculino de óculos, é difícil citar o modelo “ponte fechada”. Ou queremos o Persol ou algum com o mesmo estilo do Persol. Um clássico que também teve forte influência de Hollywood para se tornar o sucesso que é hoje. Os modelos do Persol tem um estilo único mas que são copiados por milhares de outras marcas ao redor do mundo e vale entrar na lista.
Casaco e jaqueta
Trench Coat Burberry
Quando falamos em Trench Coat a primeira marca que vem à cabeça é a Burberry, não tem jeito. Apesar de não ser comum o uso deste tipo de casaco no Brasil, acho válido citar. Outro fator que leva a marca ser menos lembrada é o preço dos seus produtos. Burberry é uma grife britânica considerada de luxo para os padrões internacionais, imagina para o padrão brasileiro. Se você já conhecia, ótimo, se não conhecia, acabou de conhecer o casaco no estilo Trench Coat mais icônico do planeta. E a cor que melhor representa a marca é justamente esta da foto acima.
Conheça os estilos de casaco e jaquetas.
Jaqueta Jeans Trucker Levis
Quando falamos em jeans não tem como não lembrar da Levis. Pioneira em todos os sentidos quando falamos de jeans, a Levis elaborou também a jaqueta jeans modelo trucker com um design único, admirado e copiado no mundo todo. Você pode percorrer lojas por onde for mas dificilmente você vai encontrar uma jaqueta jeans com o corte e a mesma tonalidade de jeans da Levis Trucker. Pensou em jaqueta trucker, é Levis.
Camisa e Camiseta
Camisa polo La Coste
Não é um simples jacaré bordado no peito, é um ícone do vestuário esportivo de luxo. Criada pelo tenista René Lacoste, a tradicional polo com o pequeno jacaré foi uma das pioneiras no seu segmento e a forte influência do seu esporte contribuiu com seu sucesso ao redor do mundo. Esporte que até hoje tem um perfil mais elitizado, que atinge os principais formadores de opinião. Estava feito o marketing. Durante décadas, mesmo com milhares de outras marcas surgindo, a polo da LaCoste continua sendo a mais lembrada. Difícil de desbancar.
Camiseta básica branca Hering
Camiseta básica branca de algodão. Praticamente todo cidadão do mundo tem uma. Uma clássica que vai bem em diversas ocasiões. Ai você pensa. “Impossível pensar em uma única marca para uma camiseta básica.”. Impossível talvez lá fora mas no Brasil não. A Hering que desde que me conheço por gente aposta com propriedade no marketing “O básico do Brasil” ganhou esta aqui no mercado brasileiro. Muito difícil pensar em camiseta básica sem antes pensar na Hering. É do Brasil!
Confira também as melhores marcas de roupas masculinas brasileiras.
Relógio
Relógio Rolex
Falar de relógio icônico se torna difícil em um mercado com uma variedade enorme de marcas de sucesso. Poderia ser a ômega, por conta do James Bond. Poderias ser Tag Hauer ou Breitling, por que não. Mas a Rolex tem algo a mais. Marketing e usuários da marca que sabem fazer marketing. São anos na dianteira quando o assunto é relógio de pulso e por isso ela ainda é a mais lembrada, copiada e também a mais falsificada.
Calças
Calça Jeans Levis 501
A calça que revolucionou o mundo também será a mais lembrada eternamente. A Levis 501 tem história e a marca sabe aproveitar isso da melhor forma utilizando das suas artimanhas para se manter como “sinônimo”de jeans por anos. Ponto para a Levis. Não acho que é só por puro pioneirismo. O público é exigente e não manteria um legado se o produto não fosse bom. Quem já teve um Levis 501 sabe do que estou falando. Qualidade, caimento e história, está pronta a fórmula de um produto de sucesso.
Calça de sarja Dockers
Como se não bastasse a Levis ser a referência de jeans no mundo, a companhia Levi’s cria uma outra marca chamada Dockers para comercializar também calças em sarja. Resultado? Sucesso e referência no mundo todo. As calças de sarja da Dockers sempre estiveram no cotidiano casual dos homens mais tradicionais. Finais de semana, ou aqueles momentos em que os ternos ficavam no armário, a segunda opção era sempre uma calça de sarja e a Dockers se tornou sinônimo disso. No Brasil dos dias de hoje ela já não tem mais a mesma força de 30 anos atrás.
Botas
Coturno Dr Martens
Marca de calçados criada no pós guerra na Alemanha, por ingleses. Seu nascimento já é algo muito fora do comum. A Dr Martens soube aproveitar o crescimento da contra cultura que surgiu por movimentos e tribos mais rebeldes das décadas de 60 à 80 espalhadas por toda Europa. Sucesso para a marca. Hoje são várias marcas fazendo coturnos ao redor do mundo, mas quando pedem para mencionar apenas uma marca de coturno ou a primeira que vem a cabeça, com certeza esta será a Dr. Martens. Uma clássica de respeito!
Yellow Boots Timberland
Uma Yellow boot é uma mistura de bota worker com utilitária, impermeável, amarela entre muitos outros fatores. Então por quê Yellow Boots? Com muita inteligência a Timberland criou este conceito e o marketing fez o trabalho. Genial! Se tem algo de vestuário que poderia se tornar sinônimo do produto que representa, como post it ou cotonete, este algo na minha opinião seriam as Yellow Boots da Timberland. São anos de tradição e ninguém vai conseguir superar. Veja mais da história no blog da Timberland.
Sapatos
Sapato Salvatore Ferragamo
Por anos eu ouvi falar dos tradicionais mocassins Ferragamo, sem nem ao menos imaginar o que seria (na minha infância). Se para as mulheres o ícone Louboutin de solado vermelho é o calçado mais cobiçado, o mocassim Salvatore Ferragamo já foi o calçado de desejo do homem. Para muitos ainda é! Difícil mesmo é uma marca de sapatos conseguir chegar a ser sinônimo de um produto quando tratamos de universo masculino. A variedade é enorme e os desejos dos homens são diferentes dos desejos das mulheres. Mas vale mencionar o Mocassim Ferragamo por ter tido sua época de ouro nas décadas de 50, 60 e 70 e conseguir um feito grandioso que fez com que chegasse a esta lista.
Tênis
Converse All Star Chuck Taylor
Este ícone dispensa apresentações. O tênis mais vendido da história, tênis sinônimo de juventude, sinônimo de rock’n roll, sinônimo de cultura street… O que dizer do Converse all star? Somente uma tese de milhares de páginas feito pelos mais experientes profissionais de todas as áreas para definir o sucesso deste tênis. All Star é único e isso basta!
Tênis Vans de lona
Outro modelo de tênis que merece todas as reverências. Clássico desde os anos 60, ele continua sendo sucesso até os dias de hoje e cada vez mais copiados por outras marcas. Dos modelos com cadarços aos modelos slips, a Vans sabe como ninguém trabalhar o marketing em cima dos tênis street com solado baixo. Quando você olha de longe um modelo deste logo de cara você fala: “é um vans”, mesmo se ele não for. Estou mentindo?
Estes foram alguns dos produtos que marcaram a história do vestuário masculino por ter uma forte ligação à categoria que representa. Com certeza devem existir outros que eu não lembrei ou que em outras culturas, localizações ou qualquer outra fator fariam bastante sentido estar na lista.
Conhece algum outro produto que entraria para a lista? Conte para gente.