Moda e estilo para homens magros – use as roupas certas
O homem magro tem diversas vantagens na hora de se vestir e aprendendo alguns truques isso se torna fácil e natural. Estes truques são universais e servem para harmonizar seu corpo à sua imagem. Vale ressaltar que ser estiloso independe de biotipo, mas posso garantir que os magros estão em vantagem, pois muitas vezes tem um corpo que remete ao diferenciado e cool.
“Mas como você garante?”
A indústria da moda apresenta alguns padrões. O homem magro junto com o homem de porte atlético são os mais requisitados para isso. É mais fácil trabalhar, construindo e desconstruindo a partir destes biotipos do que em cima do homem forte demais. Lembrando que o homem forte é um padrão criado pelo cinema. Na publicidade já ocorre um misto dos dois mundos, mas ainda é homem magro que comunica versatilidade e de quebra é mais descolado.
- Comece a reparar nos principais desfiles de moda masculina e veja a quantidade de homens magros e estilosos desfilando para as principais grifes. Comece a tirar inspirações a partir dai;
- Se atente a sua postura, isso é fundamental. Homens magros tendem a ser curvados e isso pode quebrar um visual legal. Pratique exercícios ou vá a um especialista se você se enquadra neste perfil. Já falei sobre isso no post “Como ser um homem estiloso.”;
- Propagandas masculinas que comunicam o homem descolado utilizam homens magros para isso. Não é a toa. Homem magro, bem vestido e com postura, geralmente é muito mais estiloso e descolado mesmo.
A marca de desodorantes AXE usa homens magros em seus comerciais, mostrando que sensualidade vai além de um porte atlético.
A Heineken mostra que os magros são os mais descolados.
Dicas de roupas e estilo para homens magros
Falando de roupas existem aquelas que vão te aparentar menos magro ou que vão te manter magro porém com estilo. Você pode usar tudo o que quiser. Explico.
Calça super skinny preta, por exemplo, para um homem magro pode realçar a magreza. Como usar então? Usando uma corrente de carteira, uma camisa amarrada na cintura ou com um tênis mais pesado e contrastante, por exemplo.
Confira as dicas de moda para homens magros com exemplos de roupas e outras que devem ser evitadas, ou seja, na contramão da “regra”. Você pode ir na contramão, sem problemas. Por isso também tem dicas de caimento e de como balancear ou neutralizar utilizando alguns truques.
Cores, texturas, estampas, padronagens…
Maior quantidade de formas em um espaço
Se você quer dar o efeito de alargar o visual utilize formas em um único espaço da peça de roupa. Camisas e camisetas são mais fáceis de encontrar. Na parte de baixo, calças e bermudas com rasgos, estampas e lavagens diferenciadas.
Exemplo prático: camiseta com bolso e outros detalhes, camiseta com diferentes formas em diferentes cores, camisa quadriculada ou xadrez, calça rasgada ou com lavagem diferenciada que indicam formas. Prefira camisetas com golas careca (mais fechada).
Na contramão: evitar poucas formas, linha diagonal na parte de cima (afina a silhueta), camisetas com golas profundas (canoa ou V).
Texturas mais pesadas
São diversos tipos de texturas. Aqui vale para a parte de cima: casacos, camisas, jaquetas… e para a parte de baixo: calças, shorts e bermudas com tecidos mais pesados. Aquelas consideradas mais pesadas são as brilhantes, volumosas, ásperas e grossas.
Exemplo prático: suéter trançado, parkas, camisa com brilho, camisa jeans, camisa de linho, tricôs, casacos de lã batida, camisetas com algum tipo de textura, calças jeans, calça sarja de 5 bolsos, calça cargo.
Na contramão: evite as textura consideradas leves, lisas e opacas.
Estampas contrastantes, médias, grandes, arredondadas…
As estampas são aliadas na maioria dos casos. Estampas médias e grandes, diversas estampas espaçadas, contraste das estampas sendo o fundo mais claro, desenhos…
Se tem algo que é muito indicado para homens magros são estampas e aqui a criatividade não tem limites.
Exemplo prático: camisa estampada, camiseta com desenho, camiseta com frases, camisetas com logos, calça estampada.
Na contramão: camisa lisa escura, camiseta lisa escura.
Cores claras ou peças de cores contrastantes
Cores claras aparecem mais, tem mais destaque. Elas alargam o visual. Usar cores claras tanto na parte de baixo (calças) como na parte de cima (blusas e camisas) fica legal. Para aqueles que gostam de ao menos uma cor escura, prefira usá-la na parte de baixo. Utilize contrastes, faça isso também com camisas e camisetas. Temos muitas opções de uma única peça de roupa com cores contrastantes.
Exemplo prático: calça escura e camiseta clara, camiseta com duas cores, camiseta raglan, bermuda curta (diferente do seu tom de pele)
Na contramão: look monocromático (all black, por exemplo), calça escura e camisa escura.
Confira também “Como usar camisa social branca masculina“.
Linhas horizontais
Não se trata apenas de listras na roupa. Traçar linhas horizontais em seu corpo vai harmonizar com seu biotipo. Uma linha horizontal apenas, já pode fazer uma grande diferença.
Exemplo prático: camiseta listrada, usar uma camiseta curta de cor escura por cima de uma mais comprida de cor clara, shorts com listras ou bicolor, barra da calça dobrada com a parte interna (mais clara) aparecendo.
Na contramão: listras horizontais, ainda mais se elas forem finas. Look monocromático, que também é considerado um look vertical.
Dicas de caimento, tamanho e desconstrução.
Sobreposição – camadas
As camadas na parte de cima são recomendáveis para todos que querem ter um estilo diferenciado. Para os homens magros elas vão além disso. Ajuda também na harmonização com seu biotipo.
Sobreposição vai te dar mais volume e peso no visual. Essa peça a mais geralmente tem um tecido pesado, estampa ou cria formas, por isso é ideal para desconstruir algo liso, opaco, escuro e até monocromático. Está vendo porque o homem magro pode usar de tudo?
Exemplo prático: colete, casaco, camisa de flanela, camisa jeans, suéteres.
Manga com volume – dobras
Dobrar a manga vai te dar volume nos braços, seja na camiseta, na camisa de manga curta ou no suéter. No caso do suéter e da camisa, o simples fato de aparecer seu antebraço que vai contrastar com a sua roupa, já te alarga e deixa o visual bacana. Jaquetas com punho com destaque também valem.
Exemplo prático: manga da camisa dobrada de forma despojada ou não, manga da camiseta dobrada, suéter com as mangas arregaçadas, jaqueta bomber, jaqueta colegial.
Acessórios na medida
Aqui tem diversos exemplos para seguir, portanto a dica é como tomar cuidado. Você é magro e usar acessórios pesados e grandes podem comprometer. Use-os na medida. Evite colar longo pois ele pode afinar, criando uma linha vertical.
Exemplo prático: algumas pulseira em um único braço, um relógio de tamanho proporcional ao seu biotipo com algumas pulseiras no outro braço, bandana no bolso, colares arredondados, pingentes.
Calçados na medida
Evite aquele com bicos finos. Tente contrastar seu calçado com a cor da calça ou se for utilizar da mesma cor, que tenha cadarço ou alguma fivela. Se for utilizar um tênis de cano alto ou bota grossa, prefira as calças slim fit ao invés de skinny para não parecer que os tênis são gigantes.
Exemplo prático: sapatos arredondados, sapatos com detalhes (costuras, fivelas, cadarços).
Conheça também os “Tipos de botas masculinas”
Camisa mais curta ou para dentro da calça
Esta é uma das dicas que mais me agrada e acho que fica estiloso demais. Use a camisa ou camiseta para dentro da calça. A linha da cintura fica mais acentuada e isso vai te deixar mais estiloso. Aproveita seu biotipo.
Não gosta de usar para dentro? Use camisa ou camiseta mais curta. Não precisa ser cropped, mas com um ou dois dedos baixo da linha da cintura já fica legal.
Exemplo prático: camiseta ou camisa curta. Se for comprida, colocar por dentro da calça.
Golas menos profundas
Para os mais magros, quanto mais fechado melhor. Se você gosta de gola canoa, fica legal usar um colar mais grosso para balancear, de acordo com seu estilo. Gola V, prefira as menos profundas.
Exemplo prático: camiseta de gola careca, camisa com menos botões abertos ou com um colar quando tiver este decote a mostra.
Jaqueta e casacos mais curtos
Assim como as camisas e camisetas, ao usar um casaco, prefira os mais curtos. Acho super legal os casacos mais compridos, estilo sobretudo. Mas para você que é magro, o curto vai ficar mais interessante.
Quer usar o casaco comprido? Melhor se for um magro alto. Para balancear tente usar as cores ao seu favor. Contrasta com a calça ou calçado. Use-o aberto.
Exemplo prático: pea coat curto, casaco curto, jaquetas curtas.
Confira os “Tipos de casacos e jaquetas“.
Calças mais curtas
Vale a pena dobrar a barra da calça ou encurtá-la. Deixe o tornozelo à mostra não a panturrilha. Portanto se atente ao tamanho para não ultrapassar o limite do que fica visualmente legal.
Exemplo prático: dobrar a barra da calça mostrando apenas o tornozelo, diminuir a calça em uma costureira.
Confira também os tipos de modelagens de calça jeans masculina.
Como usar terno ou costume sendo magro
Para ternos ou costumes o caimento tem que estar impecável, nada de pano sobrando. Repare no comercial da Heineken e veja como fica legal. Prefira os mais estruturados mas nada de usar com ombreiras avantajadas.
Não aconselho lapelas grosas e de bico, por causa do tamanho em relação ao seu biotipo. Mas isso não é uma regra.
Prefira os slim fit ou skinny mesmo. Ouse quando puder e use com uma camisa estampada. Contrasta calça e paletó, usando a cor clara na parte de cima do seu costume. Todas as dicas de tecido, textura, cores e padronagens vale também na hora de usar seu costume.
Já falei sobre os “Tipos de ternos, cortes, tecidos e padronagens“. Isso com certeza vai te ajudar.
Mais imagens para inspirar e que servem como exercício
Inspire-se no estilo de Harry Styles. Um cara magro que sabe utilizar todas estas dicas com maestria.
Acompanhe a gente também no Instagram. Muita dica legal por lá!
2 thoughts on “Moda e estilo para homens magros – use as roupas certas”