O que é a calça chino masculina e dicas de como usar
A calça chino é um clássico do guarda roupas masculino e se você ainda não tem uma eu vou te dar alguns motivos para ter. Estes motivos vão desde a sua versatilidade na hora de compor um look, seu estilo e elegância, e um dos fatores que eu mais gosto: as diversas ocasiões de uso.
Mas antes de tudo precisamos entender o que realmente é uma calça chino.
O que é a calça chino?
A calça chino é um modelo de calça casual onde a sua principal composição é o algodão. No grau de formalidade ela está entre as calças de 5 bolsos, sejam elas a tradicional jeans ou não, e a calça de alfaiataria.
O corte da calça é a sua principal característica mas nem sempre foi assim. Com isso é preciso entender um pouco da história dela pra chegar até aqui. Como eu sempre falo, a história das peças é fundamental para entender a sua evolução e a forma de usar nos dias de hoje.
Confira também mais de 20 tipos de modelos de calças.
História da calça chino
A primeira referência a calças chino veio em 1898, quando as forças armadas americanas estavam nas Filipinas durante a Guerra Hispano-Americana e seus uniformes eram provenientes de sarja de algodão chinês.
O espanhol era a língua oficial das Filipinas naquela época e a palavra “Chino” é a palavra espanhola para “chinês”. Por causa da origem do tecido de sarja, ‘Chino’ se tornou um apelido para as calças, e esse nome cresceu rapidamente de um apelido para o nome comum.
Após o retorno dos soldados americanos da guerra hispano-americana em 1898, as chinos também foram introduzidas no uso diário das pessoas comuns. Logo chegando aos filmes de Hollywood e consequentemente aos armários dos homens de todo o país. Essa dobradinha: guerras + Hollywood já é carta marcada para a maioria das roupas que fazem sucesso na moda masculina.
Primeiro os mais rebeldes, influenciados por grandes astros do cinema, para então depois ganhar o gosto de todos os homens que gostam de um estilo esportivo e casual sem perder a elegância.
Para entender melhor, já falei dos 7 estilos masculinos, do estilo casual masculino e de como se tornar elegante. Confere lá!
Principais características da Chino
Para você entender melhor, vou dividir essa parte em a tradicional calça chino, criada lá no final do século XIX e as calças chinos de hoje em dia.
- A principal característica da tradicional calça chino era o tecido ser de algodão/ sarja que vinha da China. Hoje já é possível encontrar chinos de outros materiais como cotelê, tweed, linho, entre outros.
- As primeiras chinos eram apenas em cor terrosas como o cáqui e o bege. Hoje também temos chinos de todas as cores.
- Outro ponto fundamental era que as Chinos tradicionais não possuíam pregas pois isso era apenas um detalhe estético onde se gastava mais tecido. Nos dias de hoje também podemos encontrar pregas nas chinos.
- O bolso era o tradicional e já conhecido bolso faca. Aquele em que o design nas coxas tem uma abertura similar ao desenho de uma faca. Hoje além do bolso faca temos também os bolsos laterais, uma abertura na lateral que deixa a calça mais minimalista e formal. Bem parecido com uma calça social.
(Não existe calça chino de 5 bolsos. Aqueles iguais aos da calça jeans com um bolsinho pequeno dentro de um bolso maior).
- Agora algo tinha que ser mantido e este algo se tornou a principal característica de uma Chino. Sua modelagem sempre será da reta (quase slim) para a skinny, ou seja, o tecido na coxa sempre será mais largo que na parte do joelho pra baixo.
Vale lembrar que calça de sarja não é calça chino. Sarja é um tipo de tecido em algodão. Chino é um modelo de calça. Existem chinos em sarja porém existem outros modelos de calça em sarja. O mais comum é a calça de 5 bolsos.
Como usar calça chino?
Agora que você já entendeu um pouco da história e suas principais características fica mais fácil entender também as formas de uso de uma chino.
Ela é casual mas nem tão informal quanto uma calça de 5 bolsos. Fica ali no intermediário.
O design, a modelagem e os materiais são bastante curinga, podendo ser usadas por pessoas de diferentes estilos.
Tá. Mas o que isso tudo quer dizer?
Quer dizer que se você não usar com uma roupa de prática esportiva (materiais tecnológicos específicos para isso) ou roupas de extrema formalidade como smoking ou paletó e gravata, tudo se torna válido. A imaginação vai além.
As ocasiões também são as mais variadas possíveis. Desde que o ocasião não exija um Dress Code, é possível usar sua chino em qualquer lugar. Do passeio no shopping e ida ao restaurante, até em uma reunião de negócios mais arrumado.
Duvida de tudo isso? Então dá uma olhada nas inspirações abaixo.
Dica de ouro
A principal dica mesmo é o tamanho: tenha uma chino do seu tamanho na cintura, que seja possível usar sem cinto. Mande arrumar a barra para que não fique tecido sobrando, criando aquele efeito sanfona e se necessário faça os ajustes nas laterais.
Looks masculinos com calça chino
Bora se inspirar! Melhor que falar é ter inspiração suficiente para criarmos nosso próprio estilo.
Lembrando que caso você tiver algum dúvida, compartilha pra gente que eu tento ajudar da melhor maneira possível. Vamos juntos deixar o máximo de homens confiantes com seus estilos e aparência.