O que é camisa raglan, dicas de como usar, modelos e estilos
As vezes queremos entender e conhecer uma peça de roupa mas esquecemos que com um único nome esta mesma peça pode ter os mais variados estilos, como é o caso da camisa Raglan. Uma estampa, uma cor diferente e o tamanho da manga pode mudar totalmente a comunicação da peça ou o estilo da pessoa que a veste. E é para isso que estou aqui. Para te ajudar a entender isso e acertar nas suas escolhas.
Mas o que é a camisa raglan?
Conhecida também como camisa de beisebol (aquela promocional usada por baixo da camisa de jogo), a camisa raglan tem este nome por causa da manga raglan, que é basicamente uma camiseta onde a cava é na diagonal vindo da axila até o colarinho. É importante entender isso pois aquela dica de caimento, onde a linha da costura deve ficar no ossinho do ombro, neste caso, vai por água abaixo. Existem diversas angulações dessa linha diagonal.
Logo, o começo da manga então também é diferente, para ter o encaixe certo na cava. Aproveitando isso, designers decidiram então criar modelos de Raglan onde a manga tem uma cor, tecido ou padronagem diferente do restante.
ps.: Existem também as mangas raglans do tipo Yoke, que a cava vai de axila a axila. Pouco comum em camisas e mais comum em blusinhas femininas.
Todas as camisas Raglans possuem então as mangas de uma cor, tecido ou padronagem diferente do restante?
Não. Existem camisas raglans inteira de uma cor só. Inclusive são estilosas demais por conta dessa costura que vai diferencia-la de uma camiseta tradicional. Conforme falei, a característica da Raglan é a cava e a forma como a manga é costurada.
As camisas com mangas coloridas são uma herança das camisas de beisebol. Hoje elas são a maioria no mercado e por isso muitos acham que a Raglan deve ter essa manga com cor diferente.
Mas é camisa ou camiseta Raglan?
Eu por exemplo só chamo de camiseta a tradicional T-shirt. Todos os modelos foram criados lá fora e os nomes vem todos de “shirt”. A minha lógica portanto é: Raglan Shirt é camisa Raglan. Polo shirt é camisa polo. T-shirt, seria camisa T, que semanticamente chamamos de camiseta.
Não sou especialista em semântica, linguística ou quero criar debates. Mesmo porquê você vai encontrar das duas maneiras praticamente todos os modelos, e forçar a chamar de um jeito somente agora, não mudaria muita coisa.
Como surgiu a camisa Raglan?
A história da camisa Raglan é interessante e merece ser compartilhada para entender o porquê deste modelo. Vou resumir.
A manga raglan foi inventada pelo produtor de casacos Aquascutum para Lord Raglan após este perder seu braço na batalha de Waterloo. Após ter o braço amputado, um tipo de manga mais curta que não era pré fixada foi criada para que ele pudesse dobrar para junto ao corpo e ter mais espaço e assim não prejudicar o uso da espada com a outra mão durante as batalhas. O que mais me surpreende de tudo isso é ele continuar lutando mesmo com um braço.
Tipos de camisas com raglan
Ai você me pergunta: “Mas Raglan já não é um tipo de camisa?”. Diria sim que é um modelo.
Lembra que eu disse sobre a camisa raglan ter vindo da manga raglan? Pois então. Praticamente todos os modelos de camisas tem sua versão com manga raglan, e ai que pode surgir muita coisa interessante.
Existe a camisa Henley com raglan, existe a camisa polo com raglan, camisa com capuz com raglan além das variações das camisetas como a manga curta, manga comprida e manga 3/4. Essas que vem das camisetas, quando tem a manga raglan que chamamos de camisa raglam.
Tem até regatas, longlines, suéteres e casacos com raglan.
Dicas de como usar sua camisa com raglan e seus estilos
Neste último subtítulo generalizei, pois as dicas vão para todas as camisas com raglan. Agora que você já sabe o que é por definição a camisa raglan, a manga raglan e que existe até Henley com este tipo de manga, tudo fica mais fácil.
Além dos modelos de camisas que possuem a manga raglan, que pode mudar totalmente o estilo de uma pessoa ou do que ela deseja transmitir, as cores, padronagens e estampas (ou falta de) também comunicam muita coisa ao ponto das pessoas dos mais variados estilos e personalidades conseguirem usar.
Você pode então encontrar camisas com manga raglan:
- lisa monocromática, onde a manga e o corpo da camisa são da mesma cor;
- a tradicional branca com mangas coloridas, geralmente de cores primárias ou preta. Herança das camisas de beisebol;
- com duas cores diferentes, com baixo, médio ou alto contraste. Geralmente na parte do tronco sua cor é neutra (branca, azul, chumbo, cinza, bege…);
- e de todas as variações acima com qualquer tipo de estampa ou padronagem, seja desenho, palavra, frase, números. O lugar onde vão as estampas ou padronagens também podem variar. A imaginação não tem limites;
Se você quer ficar bem com uma camisa de manga raglan, quer saber qual modelo escolher e o que priorizar na sua escolha, ai vão algumas dicas:
Caimento
Por ser uma camisa usada de forma casual e ter uma característica tão peculiar, o tamanho e caimento tem que estar dentro de um padrão. A linha da costura tem que terminar exatamente na axila e a manga de preferência justa ao braço para ela não perder sua característica.
Dinamismo e expressividade
As linhas diagonais da costura, característica de uma raglan, comunicam mais dinamismo e expressividade. Se você é mais reservado e introspectivo pode se sentir estranho usando uma. A não ser que você queira melhorar um pouco e se sentir mais expressivo.
Casualidade e jovialidade
As mesmas linhas diagonais já expressam mais juventude. Pense bem nas cores e estampas que você pretende usar, de acordo com seu estilo e o que você deseja transmitir. O restante do look também faz a diferença, claro. Homens mais maduros, por exemplo, geralmente evitam este tipo de camisa.
Veja também como se vestir bem aos 40 e 50 anos.
Estampas
A estampa ou padronagem diz muito sobre sua personalidade. Muitas empresas fazem camisas promocionais no estilo raglan, assim como escolas, times…Lembre sempre disso ao escolher a estampa da sua camisa.
Preenchimento
Todas as raglans vestem muito bem homens mais magros, tanto pela linha diagonal quanto pelos detalhes de cor, estampa ou padronagem. Mas isso não quer dizer que gordos devem evitar. Use o que te faz bem.
Atenção voltada para o rosto
Quando a camisa é branca ou de cor clara e as mangas são mais escuras (médio ou alto contraste), a atenção vai focar no seu rosto. Repare nas linhas diagonais, nas cores, na manga…formam praticamente uma seta apontando para o seu rosto. Ao olhar para você, logo as pessoas vão ver o seu rosto. Isso é bom para quem está se sentindo bonito ou para quem precisa de uma certa atenção (tipo um palestrante ou professor).
Braços mais fortes
Se você tem o braço fino ou quer parecer mais forte, use as Raglan com as mangas mais claras que o restante. A atenção vai estar voltada para aquela região. Pode reparar. Tudo é uma questão de ilusão de ótica.
Seriedade e maturidade
Quer usar uma raglan mas acha que ela é muito chamativa ou jovem demais para você? Escolha as raglans de uma cor só ou de baixo contraste. Baixo contraste é quanto as duas cores tem praticamente a mesma tonalidade.
Essas opções também te darão mais possibilidades de looks. A monocromática, sempre será a mais versátil.
Combinação de cores
Combinação de cores é uma questão de senso estético, ou seja, tem regras e percepções naturais e isso não muda. Mas ai vai uma dica: na hora de combinar com a calça e calçado, leve mais em consideração a manga ao invés do corpo da camisa.
Como combinar cores de roupas.
Fica legal com tudo, menos…
…com alfaiataria clássica ou calça social. Tudo é uma questão de comunicação e harmonia, e as raglans não conversam nem um pouco com um estilo mais clássico ou social. Aposte em um jeans, chino, sarja de 5 bolsos, cargos, tênis, botas e sapatos casuais.
Após tanta informação e dicas legais, basta você lembrar de tudo isso que disse acima. Para lembrar nada melhor do que visualizar. Confira imagens de homens com camisa raglan para inspirar.
Looks com camisa raglan – inspiração na prática