O que fazer domingo de manhã em São Paulo
Domingo é controverso mesmo. Dia de fazer vários nadas ou um pouco de tudo. Dia da ressaca de todo um fim de semana do baladeiro, dia do sossego e de prosperidade do resiliente. É dia de acordar cedo, é dia de acordar tarde. Ah domingo!
Você pode enxergar como o primeiro dia da semana ou como o último. Dia de recomeçar ou dia de terminar. Tanto faz. Descanso ou saio? Eu falei que era controverso. Basta uma googlada e você vai ver a quantidade de frases sobre o domingo, algumas para quem vê o copo meio cheio outras para quem vê o copo meio vazio.
Quer um conselho? Saia, aproveita!
Acorde cedo, tome um bom banho e… Mas o que fazer domingo de manhã em São Paulo?
Fiz uma lista com 15 coisas que você pode fazer nas manhãs de domingo na maior cidade do país, com alguns exemplos. Use estas coisas como inspiração para pesquisar outros lugares além dos que eu citar. A ideia é ser genérico mesmo e assim você consegue encontrar o lugar que melhor se adequa à você (grana, gosto, localização).
Café da manhã na padaria
Nada melhor do que começar o dia comendo. São Paulo é a cidade das padarias. São milhares espalhadas por todos os cantos da cidade. Padarias dos mais variados tamanhos e estilos. Se durante a semana você não consegue tomar um café da manhã tranquilo, aproveite o domingo de manhã para fazer isso. Vá, esbanje, coma tudo o que der vontade sem se preocupar com o tempo. Tenho certeza que vai ser prazeroso.
São tantas opções que não consigo mencionar apenas uma. Sugiro que dê uma pesquisada ou até procure alguma pela sua região que tenha um buffet. Sugiro também uma busca de “lugares para tomar café da manhã aos finais de semana em sp”. Você vai se surpreender com os lugares que vários sites indicam.
Passear no parque
Caminhar, correr, fazer um piquenique, praticar algum esporte, ler um livro ou simplesmente deitar na grama e admirar a paisagem. Respire um ar mais puro em um dos diversos parques espalhados pela cidade. Apesar de ser uma metrópole cinza, São Paulo surpreende!
Acordar cedo e visitar um parque em um domingo vai ser prazeroso e ainda vai fazer com que você recarregue as energias para a semana que está por vir.
Recomendo o parque do Ibirapuera e o parque Villa Lobos, pelo tamanho e pela variedade de coisas que você pode fazer neles. Procure outros parques próximos à você e se surpreenda com a variedade que São Paulo têm.
Passear na Avenida Paulista
A avenida Paulista é fechada para o lazer aos domingos. Chegar cedo para caminhar, andar de bicicleta, patins ou skate é bem interessante. Aproveite para comer alguma coisinha pela região e ainda por cima assistir à shows de dezenas de artistas que se apresentam por lá.
Além da Avenida Paulista, outras avenidas fecham para o lazer aos domingos. Avenidas espalhadas por todas as regiões de São Paulo. Fica a dica.
Veja algumas ruas e avenidas que são fechadas para lazer.
Correr
São diversos benefícios a saúde física e mental que a corrida pode trazer, e ainda você pode perder uns quilinhos se isso tornar um hábito. Correr vai te dar motivação para o restante do dia e vai te dar uma sensação de bem estar.
Você pode correr nas ruas do seu bairro, em uma das avenidas fechadas, em algum parque, nas ciclovias espalhadas por São Paulo. Corra ao ar livre aos domingos. Aposto que durante a semana você quase não faz isso e domingo de manhã pode ser a pedida certa para esta prática.
Lugares legais para correr: parque do Ibirapuera, avenida Sumaré, avenida Bráz Leme, parque da Aclimação e Horto florestal.
Fazer uma trilha
Correr se tornou comum e você já faz isso durante a semana? Não tem problema. Inove e faça uma trilha no domingo de manhã. É desafiador, é diferente, é legal. Mas onde fazer trilha em São Paulo?
Pico do Jaraguá na zona oeste tem mais de uma trilha. Na zona norte também tem e fica no parque da Cantareira. Aproveite sua manhã rodeado por árvores, ar puro e um desafio.
Ir ao Mercado Municipal
Quando falamos de mercado municipal logo vem a cabeça o Mercadão, no centro. Incluo ele na lista também. Um passeio legal que pode render umas comprinhas de frutas exóticas, cereais, temperos e ainda por cima dá para comer um bom sanduíche de mortadela ou um pastelão bem gostoso.
Mas não existe só o tradicional mercadão. Diversos bairros possuem mercados municipais. Sugiro dar uma pesquisada. Nestes mercados você consegue comer, comprar produtos para o almoço de domingo e muitas outras coisas interessantes.
Visitar um museu
São Paulo é uma cidade rodeada por museus. Visite um museu! Domingo de manhã pode ser bem prazeroso com um pouco de cultura.
Isso sem falar que o museu pode ser visitado até em domingos chuvosos. Recomendo a Pinacoteca, o MIS e para aqueles que estão passeando pela Paulista vá ao MASP. Para os que estão no Ibirapuera, vá ao MAM. São vários espalhados pela cidade. Dê uma busca e procure o que melhor lhe agrada.
Ir a uma biblioteca
Gosta de ler, quer pesquisar algo (fora da internet) e quer um lugar tranquilo e diferente para fazer isso? Vá a umas das várias bibliotecas espalhadas por São Paulo.
As mais tradicionais são: Biblioteca Mario de Andrade, Biblioteca São Paulo e a Biblioteca Monteiro Lobato.
Vale lembrar que também tem bibliotecas em alguns SESCs.
Andar de bicicleta
Voltamos a outra atividade ao ar livre. Já mencionei os parques, as avenidas fechadas, correr nas ciclovias. Estes três também podem ser aproveitados com sua bike, mas sabe o que pode ser legal também? Reunir um grupo de amigos e andar de bicicleta pelas ruas da cidade e até pelas estradas. Mas tome cuidado.
Há diversos grupos de pessoas aleatórias que fazem isso todos os domingos. Pesquise em grupos no Facebook e encontre sua nova galera. Além de prazeroso podem surgir novas amizades com estes roles.
Passear pelo centro de São Paulo
O centro de São Paulo é controverso como o domingo. É 8 ou 80. Tem gente que ama e tem gente que odeia.
Passear pelas ruas do centro, em um domingo de manhã pode ser prazeroso. Tudo estará mais calmo e você pode ver os detalhes que o centro oferece. Vá com calma, observe os prédios antigos, os lugares centenários, as ruas, a paisagem como um todo. Recomendo ir em grupo e tome muito cuidado com seus pertences. Infelizmente ainda é assim que tem que ser. Alô “autoridades”, queremos segurança!
Ir em alguma feira
Não estou falando de feira livre, apesar de gostar muito e ter várias espalhadas aos domingos. Estou falando de feirinhas esporádicas ou não, que rolam pela cidade.
Passear, comprar bugigangas, comer ou apenas olhar o que tem por lá.
Na Paulista tem a feirinha no vão do MASP, no bairro do Bixiga também tem feira e no bairro da Liberdade tem a mais famosa de todas. Vale a visita de vez em quando.
Assistir a um jogo de futebol de várzea
Curte futebol? E futebol raiz? Ir sozinho ou reunir uns amigos para ver um jogo da várzea é legal demais! Futebol raiz e “cenas lamentáveis” dignas de serem apreciadas pelos amantes do futebol.
Chega de mansinho, escolha um time para torcer (se você já não tiver um) e torça. Você vai ficar impressionado com a raça da galera e vai começar a ver o futebol profissional na TV com outros olhos.
*cenas lamentáveis é uma página no Facebook que fala sobre futebol raiz, sem mimimi.
Assistir a uma missa
Cuide da sua saúde espiritual, independente de religião. Coloquei missa no subtítulo mas pode ser qualquer culto da religião que você preferir.
Coloquei missa também, pois independente da sua religião, pode ser interessante você visitar a Catedral da Sé ou o Mosteiro de São Bento. Muita história e curiosidade nestes lugares!
Fazer um city tour guiado
São Paulo não tem praia e nem belezas naturais mas ainda sim é uma das cidades que mais recebe turistas no Brasil. Com isso existem diversos City Tours que fazem passeios com os turistas também aos domingos.
Pesquise e viva um dia de turista na terra da garoa. Aprenda um pouco mais da história sobre os principais pontos turísticos contado por gente que estudou o assunto.
Beber em algum boteco – para os fortes
Ser botequeiro não é para fracos. Beber domingo já pela manhã é para quem gosta e aprecia a arte do boteco.
São Paulo é gigante e há vários botecos espalhados por ai. Basta um rolezinho pelo seu bairro e você vai encontrar alguns abertos. Entre respeitosamente, pegue sua cerveja e comece a fazer amizades. Aposto que antes do almoço você já vai ter ouvido várias histórias legais, jogado sinuca com alguém e conhecido um monte de gente bacana.
O que você gosta de fazer domingo de manhã?