Óculos de grau masculino na moda – dicas e estilos para não errar
Mais de 35 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de problema de visão no Brasil. É gente pra caramba. A maior parte deste elevado número de pessoas consegue amenizar seu problema de visão através do uso dos óculos de grau. Assim como eu, você que necessita do uso de óculos de grau vai ler este post com dicas e estilos de óculos até o fim.
Mais que uma necessidade os óculos se tornaram acessórios de moda e estilo, e de estilo entendemos. Vamos então entender um pouco mais sobre este acessório que faz a diferença no estilo de cada um.
Estilos dos óculos: formatos, tipos de armações, material e cores
Já não é de hoje que os óculos deixaram de ser próteses de correção para deformidades visuais para se tornar um dos principais acessórios de estilo com tamanha importância para a moda. São nos variados acessórios que empregamos nossa personalidade portanto queremos acessórios que tenham a nossa cara e que achamos bonitos.
No começo todos eram redondos, com ou sem hastes. Logo eles foram ficando ovais e as armações quase sempre de ferro. Somente em meados de 1900 as coisas começaram a mudar junto com todo um contexto histórico que passamos. Vale a pena dar uma olhada neste infográfico sobre óculos (em inglês) e entender um pouco desta história.
Com toda a transformação cultural que tivemos no século XX surgiu então um novo contexto também na moda e começaram a surgir óculos pentagonais e aviadores, e a partir da década de 40 e 50 a coisa realmente começou a acontecer com modelos Eye Cat, Wayfarer, Clubmaster Browline, oversizeds, quadrados, retangulares…
Veja este vídeo com a evolução dos óculos masculinos a partir do século XX feito pelo Buzzfeed internacional.
São tantos tipos de óculos que resolvi separá-los aqui por formatos, tipos de armações ou quadros e material. Hoje já temos uma infinidade de combinações, por isso já não da pra nomear tudo o que se encontra.
Para entender melhor cada parte dos óculos, segue uma imagem da anatomia dos óculos por Ney Dias – Óptica Oftálmica.
Formatos de óculos
Aviadores ( aviador, aviador lágrima e aviador quadrado)
Um dos formatos de óculos mais icônicos, o aviador surgiu já no século XX. Produzido para pilotos usarem durante as grandes guerras, seus modelos iniciais eram apenas para proteger do sol. Hoje existem diversos tipos de óculos aviador com diversos designs e materiais diferentes. Abaixo os mais tradicionais.
Circular/ Redondo/ Round
O mais antigo dos formatos, os óculos redondos ou circulares são tendência até os dias de hoje. Seu design é simples, prático e além de bonito eles também são estilosos. Existem óculos redondo feito de tudo quanto é tipo de material, hastes, ponte, plaqueta… Muito tradicional e combina com quase todo mundo.
Wayfarer
Outro óculos que ficou imortalizado pela marca Ray Ban, o Wayfarer tem um estilo bem característico com bastante personalidade. Geralmente usado por jovens estilosos o modelo tem muitos adeptos tanto da versão de sol como de grau. Sua armação geralmente é de acetato independente da grossura. O formato pode ser confundido com um retangular porém ele tem leves curvas que o diferencia dos demais. Hoje já existem Wayfarers com diferentes tamanhos e designs.
Cat Eye / Olho de gato
O formato dele tem o formato de um olho de gato. Principalmente quando surgiu, o Cat Eye era um óculos com traços femininos e usado somente por mulheres. Ficou eternizado por Marilyn Monroe mas de uns anos para cá com muitos produtos ageneros, designers scriaram o Cat Eye com novas roupagens e até novos traços, sem perder sua essência. Ficou praticamente um Wayfarer mais agressivo e por isso se tornou mais receptivo aos homens.
Oval
Na mesma linha dos óculos redondos vem o oval. Outro formato que vem de longa data porém estes podem ser mais finos por não ser uma esfera. Uns até podem dar a impressão de ser retangular. Existem óculos ovais com diferentes armações e até sem armações, apenas com lentes, ponte e hastes.
Oversized
Eles se popularizaram a partir da década de 70 e a única regra para estes óculos é ser grande. Suas lentes são maiores que as convencionais e apesar dele ser considerado um formato de óculos por causa da sua principal característica, ele pode ter a forma de todos os outros.
Butterfly / Borboleta
Outro modelo com traços bastante feminino. O Butterfly como o próprio nome diz lembra muito o formato de uma borboleta. Não encontrei modelos masculino nem unissex para compartilhar, mas ele também deve ser mencionado por se tratar de um formato de óculos.
Retangular
Os mais comuns e fáceis de encontrar. Existem óculos retangulares de diferentes tamanhos, armações, materiais, cores e por isso também são uns dos mais procurados. Os óculos retangulares se popularizaram a partir da década de 90 e por possuir uma gama de estilos, ele vai bem em diferentes estilos e personalidade do homem.
Esporte
Os óculos esportivos geralmente tem referência à algum esporte. Feitos por designers para cada modalidade específica para trazer conforte e até aerodinâmica, eles podem também ser usados no dia a dia de acordo com o lifestyle da pessoa. Eles podem ter diversos formatos como retangulares ou redondos porém o material e a tecnologia implementada neles irão definir se realmente é esportivo.
Clubmaster / Browline
Mais um clássico que ficou eternizado pela Ray Ban. Este modelo é muito característico por ter o quadro Half Frame. Lembra um Wayfarer com meio quadro e mais arredondado. Hoje já existem browlines com novos tamanhos e até formatos, mas sem fugir muito da versão original.
Quadrado
Nem sempre eles são tão quadrados assim. Muitas vezes eles podem ser confundidos com um Wayfarer por conta de algumas curvas ou um retangular. O tamanho dos lados fará com que ele se torne quadrado, assim como o estilo. Este é mais um formato que você irá encontrar com diferentes materiais ou tipos de aros.
Geométrico – Pentagonal, Hexagonal…
Com a liberdade na moda novos modelos foram surgindo entre eles os óculos chamados de geométricos com mais de 4 lados. Os mais comuns são os pentagonais e os hexagonais. Óculos para quem quer se destacar e que tem bastante personalidade.
Topo Plano
Óculos onde os aros se unem a ponte fazendo uma reta só. Seu topo é plano ou seja reto. Por conta disso, não existe este formato sem aros. Mais comuns para óculos de sol.
Tipos de aros ou quadros para óculos
Full Frame / Quadro completo
Quando o aro é completo em volta da lente. O mais comum.
Half Frame / Meio quadro
Quando o aro ocupa apenas uma parte da lente segurando-a através de um único encaixe.
Sem quadro
Como o próprio nome diz, não possui aro. As lentes são seguras apenas pelas hastes e a ponte.
Materiais das armações – mais tradicionais
Armação de metal
Diferentes tipos de metais já fizeram história nos óculos. Hoje além do ferro, aço e alumínio, existem armações até de titânio.
Acetato
Um composto químico que lembra um plástico. Ele molda muito bem e é bastante confortável. Muito comum nos dias de hoje, ele é também menos propenso a riscos, arranhões e quebras.
Madeira
Hoje é bastante comum encontrarmos óculos de madeira com a mesma sendo utilizada de forma reciclável e consciente sem prejudicar o meio ambiente.
Plástico
Material simples e barato mas que não agrada ecologistas. O que dificulta o fim do plástico é o seu preço, muito em conta em relação à outros materiais.
Chifre de búfalo
Por incrível que pareça existem armações feitas a partir do chifre de búfalo. São exemplares raros e muito caros.
Casco de tartaruga
Hoje óculos famosos utilizam o nome tartaruga para uma determinada cor mas antigamente utilizavam cascos de tartaruga para criar estes modelos de óculos. Com todo o aprendizado e respeito ao meio ambiente isso vem mudando e existem poucos exemplares ou marcas que ainda utilizam os cascos.
*Para vendedores e técnicos que trabalham com óculos, segue este artigo muito interessante que explica tudo sobre armações e muito mais.
https://sites.google.com/site/neydiasopticaoftalmica/dicasdoneydias/armacoes
Dicas para quem está comprando óculos e quer algo confortável e estiloso
O tamanho importa
São tantas opções que até nos perdemos. Formatos, tamanhos, materiais, cores… Esqueça o modismo e vá em algo que irá te deixar confortável. O bom de termos tantas opções é que sempre vai ter algum óculos estiloso que irá encaixar perfeitamente com o nosso gosto e personalidade.
Procure experimentar todos aqueles que te interessam em uma ótica. Seus olhos devem ficar centralizados na lente para um melhor conforto. O tamanho do aro não deve passar muito da medida do seu rosto. A grossura já vai um pouco da personalidade ou estilo, mas lembre-se, use algo confortável, que não irá te machucar e o principal, que não irá atrapalhar sua visão.
Contraste os aros com o formato do seu rosto
Conforme já expliquei no post “Como escolher óculos de sol de acordo com o formato do rosto“, o contraste irá ajudar na simetria. Óculos redondos ou arredondados para rostos quadrados ou retangulares e óculos quadrados ou retangulares para rostos mais arredondados como o oval, por exemplo.
Não se atente muito à formatos e sim ao tamanho e conforto.
Escolha algo com sua personalidade e lifestyle
Lembre primeiramente do seu estilo e em quais momentos você irá usar seus óculos. Durante o trabalho, apenas para ler ou ver TV, durante todo o dia, para práticas esportivas. Se você é uma pessoa multi tarefas e com diversos estilos, escolha algo curinga ou compre mais de um par de óculos, sem problema.
Você sabe o que vai ficar melhor em você e que tenha a sua cara, te garanto. Ainda está na dúvida? Quer ajuda para escolher de acordo com seu lifestyle? Pode me mandar uma mensagem ou comente no final do post, irei te ajudar com o maior prazer.
A cor é sim importante
Nem sempre um par de óculos com armação preta vai ficar bem em você. Coloque óculos de diversas cores no rosto e tenta sentir. Você deve usar os óculos e não o contrário.
Isso vale também para metais, pois temos armações douradas, prateadas, cobreadas, entre outras.
Falar de cores é bem complexo, por isso existem diversos consultores de imagens que estudam para fazer análise de coloração pessoal para assim descobrir o que vai ficar bem em você. Se puder, contrate um especialista, se não, o feeling e o lifestyle vai te ajudar muito neste momento.
Peça para ajustar
Após escolher o tamanho, formato e algo confortável, ou próximo disso, peça para um especialista ajustar perfeitamente ao seu rosto. Nada de plaqueta, hastes, ponteira ou qualquer coisa que seja deve te incomodar. Fique o tempo que for necessário na ótica para ver se os óculos estão te machucando ou não.
Dicas de saúde para quem usa óculos de grau
- Não fume. Fumar é prejudicial também para a visão. São diversas doenças oculares que podem se agravar por conta do cigarro que vão desde uma alergia e irritação até as mais graves como catarata. Fumar não é bom para ninguém inclusive para quem já tem algum tipo de problema de visão;
- Pratique exercícios físicos regularmente. A prática de exercícios faz bem a saúde como um todo e previne diversas doenças que poderiam agravar um problema na saúde ocular;
- Pratique exercícios para a vista. Para quem já tem qualquer problema para focar em objetos, ver de perto, entre outros, existem diversos exercícios que podem ajudar. Procure pela internet que você vai encontrar métodos e exercícios muito interessantes;
- Mantenha uma alimentação saudável. Assim como os exercícios a alimentação é a base da saúde de qualquer pessoa. Complemente sua dieta com alimentos ricos em vitamina A e luteína;
- Use óculos escuros durante o dia. Ele irá proteger sua retina da exposição dos raios solares como se deve. Peça para colocar lentes escuras de grau em seus óculos se necessário;
- Nunca use óculos de sol ou de grau de procedências duvidosas. Pesquise a ótica e a marca que você gosta de usar e veja se elas têm certificados e boa reputação;
- Não use o computador ou celular por mais de duas horas sem descanso. O descanso da vista é fundamental;
- Consulte um oftalmologista regularmente. Não é porque você já usa óculos que não é necessário voltar ao especialista. Seu problema pode piorar com o tempo e um oftalmo saberá indicar os melhores cuidados para aquele momento.
Mais dicas, curiosidades e inspiração lá no nosso Instagram. Segue a gente e ajude o blog a crescer!
[content-egg module=Zanox]
2 thoughts on “Óculos de grau masculino na moda – dicas e estilos para não errar”